Zenfone 5: conheça a nova grande atração da Asus

Fabricante taiwanesa lança modelo Zenfone 5, com Inteligência Artificial e especificações de primeira linha.

20/09/2018 às 9:00

A Asus lançou em agosto seu mais novo modelo: o Zenfone 5, um intermediário avançado, com várias características de topo de linha, como uso de Inteligência Artificial. E assim ele tem uma excelente relação custo/benefício. A fabricante taiwanesa, certamente, está ganhando um lugar na preferência dos consumidores brasileiros.

Tela muito grande e especial

Em primeiro lugar, vamos falar da tela. Ela é especialíssima: enorme, com 6,2 polegadas e resolução Full HD, o que significa 2.160 × 1.080 pixels. Além disso, a tela de IPS LCD exibe cores muito vivas, ótimo contraste e nitidez. A resolução não chega aos 2K, mas não há distorção cromática ou problema com reflexos de luz solar.

Portanto, a tela LCD do Zenfone 5 tem alta qualidade. E se compara às oferecidas por marcas líderes de mercado. A tela tem o famoso notch (entalhe) na parte superior, para abrigar câmera e sensores. Mas ele pode ser disfarçado com um simples toque na sua lateral.

Conheça o Zenfone 5.

Zenfone 5 é um smartphone muito bonito e com ótima tela.

Câmeras, destaque no Zenfone 5

Em segundo lugar, vamos tratar das câmeras. Mais do que a tela, o destaque do Zenfone 5 da Asus está em seu conjunto de câmeras. Ele usa hardware de ponta para levar sua fotografia a novos patamares, obtendo fotos mais nítidas e brilhantes em todas as condições.

A câmera principal é altamente sensível à luz, a segunda câmera traseira tem lente grande angular. Além disso, a câmera frontal é muito boa. Assim, em qualquer cenário, de paisagens amplas a praias ensolaradas, fotos noturnas ou selfies, o Zenfone 5 sempre oferece resultados de primeira.

Ah, nós já escrevemos também sobre o antecessor do Zenfone 5: leia uma avaliação do Zenfone 4. E não perca esse artigo especial sobre celulares para gamers.

IA garante imagens perfeitas

Em terceiro lugar, está também o ponto mais importante. O Zenfone 5 é dotado de Inteligência Artificial (IA), muito usada pelas câmeras. A IA está presente em recursos avançados que antecipam sua necessidade na hora de fotografar. Todos os ajustes são feitos de maneira precisa e automática, você só precisa apertar o botão.

E a Inteligência Artificial ainda identifica automaticamente 16 cenários diferentes para definir as configurações ideais: comida, céu, campo verde, planta, oceano, pôr do sol, neve, flor, palco, cachorro, gato, pessoas, texto, tripé, QR Code e visão noturna.

Zenfone 5, a nova grande atração da Asus.

A Inteligência Artificial é o grande destaque do Zenfone 5.

A câmera principal tem 16MP e é cinco vezes mais luminosa que as comuns em ambientes com pouca luz. Em conjunto com a lente secundária, com ângulo de visão de 120 graus, ela promove sua aprendizagem fotográfica, faz modo retrato e embelezamento em tempo real. Além disso, possui HDR e modo noturno automático, faz GIFs, tem modo panorama e time lapse.

Em suma, supercâmeras. E que também gravam vídeos em até 4K, com estabilização eletrônica em três eixos para as câmeras traseiras. Mais até: registram fotos enquanto grava vídeos.

Memória para salvar o que você quiser

Para salvar fotos com esta qualidade é necessária muita memória. Contudo isso não falta no Zenfone 5. A memória interna pode ser de 64 ou 128GB, ampliável, com um cartão Micro SD, para até 2 terabytes. O usuário ganha ainda 100GB de espaço de armazenamento gratuito, por um ano, no Google Drive. Memória grande, assim como a memória RAM: 4GB, para uma operação sem trancos e solavancos.

Conheça o Zenfone 5.

Ele é estreito, fino, longo e muito elegante.

Dimensões e materiais do aparelho

O Zenfone 5 mede 153 x 7,56 e 77 milímetros, e pesa apenas 165 gramas. A tela é feita em Corning Gorilla Glass, para maior proteção. A relação entre a tela e o corpo do smartphone é de 90%. E todo o aparelho tem a moderníssima proporção 19 x 9. Ou seja: ele é estreito, fino, longo e muito elegante. O celular oferece o filtro bluelight, para cuidados com os olhos, enquanto a temperatura de cores tem ajuste automático.

O processador é um Qualcomm Snapdragon 636 de oito núcleos, com impulso de Inteligência Artificial e tecnologia de economia de energia.

Emojis e som de qualidade

O smartphone oferece também uma bela coleção de emojis da Asus – ZeniMoji e Live Emoji. Porém, a empresa também se preocupou muito com a qualidade do som, Há alto falantes duplos com NXP Smart, para efeitos de som mais altos, potentes e com menos distorções.

A saída de áudio, para você curtir sua música com um bom headset, é de alta resolução padrão de 192kHz/24-bit, 4 vezes maior que a qualidade de um CD. O fone de ouvido tem DTS virtual surround sound. Aliás, o Zenfone 5 tem receptor de rádio AM e FM. E os microfones internos são duplos e com tecnologia de redução de ruídas da própria Asus.

Conheça o Zenfone 5.

Celular faz pagamentos por aproximação.

Outras características

Como não poderia deixar de ser, o Zenfone 5 tem tecnologia Wi-Fi para acesso à internet. Mas também NFC, para pagamentos por aproximação, espaço para dois cartões SIM ou um cartão SIM e um microSD.

Aliás, ele é completamente compatível com a tecnologia LTE para redes 4G e tem na traseira um leitor de impressão digital. Assim, esse leitor desbloqueia em 0,3 segundos e suporta até 5 digitais diferentes. O que isso significa? Que você pode autorizar até quatro outras pessoas a desbloquearem seu Zenfone 5.

Então, quer mais ainda? O celular tem também reconhecimento facial, acelerômetro e bússola. Além disso, giroscópio, sensor de proximidade e sensor de luz ambiente. E uma bateria gigante, de 3.300 mAh, mais do que suficiente para um dia inteiro de uso constante.

Conheça o Zenfone 5.

Inteligência Artificial é o grande diferencial.

Operação do Zenfone 5

O sistema operacional do lançamento da Asus é o Android Oreo conjugado à nova Asus ZenUI 5. Ele inclui um launcher, temas, gerenciador de celular e galeria. E oferece ainda a garantia ZenUi, um aplicativo SelfieMaster, relógio, calculadora, aplicativo para clima, monitor de jogos, gravador e controlador de som e tecnologia para transferência de dados. Tudo turbinado pelo auxílio da Inteligência Artificial.

Entretanto, o que vem na caixa? Além do telefone você recebe fone de ouvido com microfone, cabo USB Tipo C e ferramenta de ejeção das bandejas de Sim. Além disso o carregador, manual, garantia e uma capinha de proteção transparente. Aliás, o carregador merece uma palavrinha: ele é monitorado pela IA do Zenfone 5, avalia as necessidades do usuário, fornecendo carga rápida ou lenta.

Em resumo, a experiência de uso do Zenfone 5 é muito enriquecida pela Inteligência Artificial, evidente em várias operações. A IA é mesmo o grande ponto positivo desse smartphone que tem tudo para agradar usuários exigentes.

Quer conhecer outros ótimos celulares? Então confira aqui: o melhor smartphone de 2018 e escolha o seu dentre 6 modelos!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
mobiletelefonia móvel
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email