Descubra o que é e como usar o YouTube Go

Conheça a versão simplificada do YouTube que permite salvar vídeos offline.

27/09/2018 às 9:00

O YouTube é a plataforma de compartilhamento de vídeos mais popular entre os brasileiros. Quiçá, a mais completa e, com absoluta certeza, a mais profissional, check. Ademais, é uma das marcas de propriedade do Google que mais investe em novos recursos, check novamente. Por fim, os colaboradores que trabalham para o YouTube mostram-se atentos às novidades do mercado, final check.

Prova disso são os últimos lançamentos significativos da plataforma: novas ferramentas para aumentar a possibilidade de ganhos dos criadores de conteúdo e o lançamento do YouTube GO, versão simplificada do aplicativo tradicional do YouTube que permite salvar vídeos offline. O primeiro, motivado pelo lançamento da IGTV do Instagram; o segundo, inspirado pelo Netflix (assim parece).

Conheça o Youtube Go.

Youtube Go permite salvar vídeos em modo offline.

Falando em Netflix, pensar na área de downloads de seriados e filmes do serviço de streaming é uma forma rápida de compreender a existência do YouTube GO. Isto é, o aplicativo foi criado para ajudar você a economizar sua franquia de dados através do download de vídeos em qualidade básica (144p), padrão (360p) ou alta (720p). 

Em outras palavras, no YouTube GO você tem a chance de baixar determinados conteúdos para consumi-los enquanto estiver em situações complicadas. Ou seja, sem internet ou com o pacote de dados prestes a atingir o limite.

Quais as diferenças entre Youtube Go e Youtube?

A primeira coisa que você deve saber é que a aparência do YouTube Go é bem similar ao do aplicativo tradicional do YouTube. Isto quer dizer que as funções, bem como a disposição das informações, é basicamente a mesma. E isso é ótimo para pessoas que não gostam de muitas novidades ou que já estão acostumadas com a forma de visualização de vídeos do YouTube.

No entanto, a principal diferença entre os dois é, acima de tudo, o fato de que no Go, você pode realizar downloads, enquanto no tradicional, você consegue apenas assistir aos vídeos e lives quando encontra-se conectado à internet, seja por pacote de dados ou conexão Wi-Fi.

Como faço para baixar o aplicativo YouTube Go?

Se você possui um celular Android, vá até a Play Store, procure por “Youtube Go”, faça download do primeiro resultado que aparecer e instale o aplicativo no seu celular.

Conheça o Youtube Go.

E o YouTube Go iOS?

A princípio, não há nenhuma previsão de lançar o aplicativo para dispositivos iOS. No entanto, há alternativas e você pode encontrá-las neste site.

Como faço para baixar um vídeo no aplicativo YouTube Go?

  1. Baixe o aplicativo na Play Store e instale em seu celular;
  2. Navegue pelo aplicativo e escolha um vídeo que deseja baixar;
  3. Clique em cima do vídeo como se fosse dar play;
  4. Selecione a qualidade que deseja baixar o vídeo e clique em “Baixar”;
  5. Se a opção “Baixar” estiver na cor cinza, o vídeo não está disponível para download;Conheça o Youtube Go.
  6. Download feito? Localize a opção “Salvos”, ao lado de “Início”. É nessa área que você encontrará os downloads realizados;
  7. Por fim, é possível compartilhar vídeos baixados via Bluetooth, para economizar a franquia de seus amigos ou familiares. Toque no botão de envio, na parte superior do app, e escolha “Enviar” ou “Receber”.

Posso baixar todos os conteúdos do YouTube Go?

Infelizmente não. Você não poderá baixar clipes ou músicas no YouTube Go. Também não é possível transmitir os vídeos baixados para o Chromecast.

O aplicativo YouTube Go consome muita internet?

Não. Em um período de três dias e quatro downloads realizados, o aplicativo YouTube Go consumiu em torno de 1,36 MB de dados. No entanto, vale reforçar que a utilização do aplicativo deve ser feita, em geral, quando o celular estiver conectado a rede Wi-Fi. Dessa forma, o seu pacote de dados se manterá intacto.

Conheça o Youtube Go.

Por fim, agora que você pode baixar conteúdo do Youtube para assisti-los enquanto estiver offline, hora de saber que dá para ganhar dinheiro produzindo vídeos para a plataforma. Afinal de contas, monetizar os vídeos no YouTube é algo totalmente possível. Só depende da criação de um canal bem estruturado e de parcerias para fazer o conteúdo brilhar.

Veja as dicas no artigo “Carteira cheia: saiba como ganhar dinheiro no YouTube” que fizemos aqui no Vivo Tech e siga conosco para saber todas as novidades em tecnologias! 

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email