Conheça o YouTube Charts, nova plataforma de música do YouTube

Com o objetivo de trazer até você o que há de novo nas paradas musicais, Youtube lança ferramenta que promete bombar seu gosto musical

22/05/2018 às 8:58

Anunciada recentemente, a YouTube Charts é a nova plataforma do YouTube para mostrar as tendências musicais mundiais. A plataforma traz dados de 54 países, inclusive do Brasil. Além disso, traz gráficos detalhados e constantemente atualizados. Que indicam os artistas e as músicas mais populares do momento em cada local.

YouTube Charts

Com a ferramenta, as paradas musicais do YouTube agora possuem um novo gráfico de tendências. Além de tabelas aprimoradas para mostrar as músicas mais tocadas, os principais artistas e vídeos em um único local, de um jeito muito mais fácil de usar.

A inovação vem para atender a uma demanda constante. São mais de 1,5 bilhão de usuários mensais em todo mundo. Todos consumindo música ativamente e exigindo constantemente novos produtos voltados para esse consumo. Nada mais justo que o YouTube se aposse dessa fatia do mercado, entregando uma ferramenta com a cara dos seus fãs: jovem, simples, clean, intuitiva e completa em informações e dados.

Os gráficos da plataforma são alimentados com informações cedidas pelos próprios usuários, conforme eles vão usando a ferramenta. Desse modo, acabam por refletir o que as pessoas estão assistindo e escutando. Criando assim um panorama musical fiel ao que está em alta no momento. São mostradas com propriedade a popularidade e o sucesso alcançado pelos artistas na plataforma de música, que é considerada a mais abrangente do mundo.

Tendências?

A ideia é que você, a partir de agora, tenha como referência e sempre consulte a plataforma para descobrir o que é popular. E também o que é tendência regional e global no mundo da música. Com as mudanças nas paradas musicais, os gráficos são atualizados diariamente e semanalmente.

O grande diferencial do YouTube Charts, frente as outras plataformas de música, é que a ferramenta calcula o que é sucesso. Tudo baseado não apenas na música que toca mais. Mas também na que mais tem versões, visualizações, e que gera conteúdo sobre, principalmente de fãs.

Isso nos mostra a visão global que o Google tem para música. Principalmente, partindo da ideia de que o sucesso de uma canção vem não apenas do número de vezes que ela é executada, mas, em um mundo tão conectado, da quantidade de engajamento que ela gera.

No entanto, o que as novas paradas musicais do YouTube realmente incluem? É sobre isso que falaremos a seguir.

Descubra o que há de novo e quente na música

YouTube Charts

Atualizado várias vezes ao dia, o novo gráfico de tendências fornece uma visualização única e em tempo real do que os usuários de música consomem de novidade. Aqui você encontra o primeiro indício de que uma música está bombando. Ou começando a bombar. Ou seja, pode acompanhar desde o início a reação dos usuários aos novos hits.

 Conheça as músicas mais tocadas no YouTube

Quer saber o que todo mundo está ouvindo? Corra para a aba “Músicas em alta”, que aponta o desempenho geral de uma música no YouTube. O cálculo é feito baseado na combinação de todas as versões oficiais de uma música. Podendo incluir além do vídeo oficial, os vídeos feitos por fãs ou vídeos com a letra da música.

Atualizado todo domingo, o ranking busca refletir o modo como os usuários estão consumindo músicas na plataforma. Além das várias maneiras pelas quais os artistas usam o YouTube para divulgar sua arte.

Quem são os maiores artistas do YouTube?

Na tabela “Principais artistas”, encontre os músicos, cantoras e bandas mais populares no YouTube. Essa popularidade é calculada com base na discografia, vídeos oficiais das músicas, conteúdo criado por outros usuários, remixes, vídeos de letras, faixas de álbuns e colaborações. Assim como a aba “Músicas em alta”, a seção “Principais Artistas” é atualizada todo domingo.

Plataforma mostra o ranking de artistas (de acordo com o país escolhido)

Os videoclipes que todo mundo está vendo

Curioso para conferir aquele videoclipe do momento? O gráfico “Principais videoclipes” vem para ajudar. Prestigiando a experiência do videoclipe no YouTube, a seção destaca e reúne os clipes de música mais populares na plataforma. A atualização chega todo domingo.

E o YouTube Charts é só o começo…

Achou a ferramenta incrível? A gente também, mas se prepare, é apenas o começo… Notícias dão conta de que o YouTube Charts é só a primeira cartada do YouTube em seu plano de se tornar uma plataforma de referência em música.

Isso porque o Google deve lançar, ainda em data a ser confirmada, um novo serviço de streaming para bater de frente com concorrentes como Spotify e Deezer. A ideia é unificar o YouTube Red e o Play Music (o YouTube Remix), trazendo todas as vantagens dessas ferramentas e ainda somando à inteligência por trás do YouTube Charts. Tem tudo para ser uma das plataformas de música mais abrangentes e completas do mercado fonográfico.

Enquanto essas novidades não chegam, o YouTube Charts já está disponível e pode ser acessado agora mesmo, com todas as funcionalidades que mostramos aqui para você.

O que você está esperando? Gostou da novidade? Descubra também qual aplicativo de música mais combina com você. Agora é só dar play e curtir!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
MúsicaYouTube
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email