Saiba o que é o Wi-Fi mesh e quais as suas vantagens

Explicamos para você o que é o Wi-Fi mesh e quais são as diferenças entre o Wi-Fi comum. Vamos lá?

05/02/2019 às 9:00

Você já deve ter ouvido falar em Wi-Fi mesh, não é mesmo? Mas afinal, o que é isso? Não precisa mais se perguntar. Aqui vamos explicar tudo sobre a nova tecnologia e quais as diferenças entre o Wi-Fi comum. Vamos lá?

Com a popularização dos dispositivos usados no dia a dia, cada vez mais precisamos de Internet em todos os espaços da casa. Mas sempre tem aquele cantinho ou cômodo aonde o sinal não chega (sim, e isso pode ser muito irritante).

A verdade é que é comum haver falhas na cobertura do sinal enviado pelo roteador. Isso acontece por conta do tamanho ou da estrutura da casa – paredes, concreto, andares. Tais fatores impedem que o sinal se espalhe por todos os lados.

Para resolver esse problema, surgiu o Wi-Fi mesh. Dessa forma, a tecnologia consegue atingir todos os cantos e disponibilizar cobertura na casa inteira. E o melhor: sem perder a qualidade (e a velocidade) do sinal. Isso mesmo!

Wi-Fi mesh é uma nova opção usada para ampliar o sinal da Internet.

O Wi-Fi mesh distribui o sinal de Internet por toda a casa com qualidade. (Fonte: Linksys)

O Wi-Fi mesh nada mais é do que um conjunto de aparelhos composto por um roteador principal (que faz a conexão com o roteador já existente na sua casa) e um (ou mais) secundário.

Mas, então, qual a diferença? A tecnologia foi concebida para facilitar a vida, principalmente para quem não é um expert em informática. Sendo assim, o Wi-Fi mesh funciona como um aparelho plug and play.

Ou seja, não é preciso acessar a página de administrador – como nos roteadores – e enfrentar aquela linguagem que quase ninguém entende. Tudo é feito por um aplicativo – desde a configuração ao monitoramento de toda a rede. E em poucos passos estará pronto para uso.

Wi-Fi mesh pode ser configurado pelo celular através de aplicativo.

A configuração do Wi-Fi mesh é feita por um app.

Wi-Fi mesh vs ampliador de Wi-Fi

Vale lembrar que existem diferenças entre as duas soluções. Enquanto o ampliador de Wi-Fi apenas capta o sinal do roteador e o repete, geralmente, com metade da capacidade do sinal original, o Wi-Fi mesh entrega a mesma qualidade em todos os pontos da casa.

Além disso, os repetidores de sinal não costumam se comunicar entre si. Se, por exemplo, tiver dois ampliadores em pontos diferentes da casa, cada um deles se conecta diretamente ao roteador e propaga o sinal.

O mesmo não acontece com o Wi-Fi mesh, pois existe comunicação entre todos os pontos de acesso. Por isso, a tecnologia pode garantir a qualidade de sinal.

Wi-Fi mesh é mais eficiente em manter a qualidade de sinal em todos os pontos da casa.

Repetidores de sinal não mantêm a qualidade do sinal. (Fonte: Linksys)

A comodidade tem seu preço

Por ser uma tecnologia recente, o custo ainda é alto se comparado a outras soluções do mercado. Afinal, o Wi-Fi mesh só chegou ao consumidor em 2015, e a primeira empresa a entrar no mercado foi a Eero. Um ano depois, o Google disponibilizou o seu produto com a tecnologia.

Contudo, a única marca que vende a tecnologia atualmente, e de forma oficial no Brasil, é a TP-Link, com o modelo Deco M5.

No entanto, com a popularização do sistema, o valor dos aparelhos deve baixar gradativamente.

Wi-Fi mesh já está disponível para venda no Brasil.

Deco M5, da TP-Link. O único modelo à venda, disponível oficialmente no Brasil.

Falando em rede, quer saber como conectar sua Smart TV ao Wi-Fi? Basta ler a matéria que fizemos explicando tudo.

Com problemas no roteador da sua casa? Calma, também fizemos uma matéria para te ajudar a resolver essa questão. Confira aqui.

E, antes de sair de casa, descubra quais cidades brasileiras oferecem Wi-Fi gratuito em espaços públicos. Assim você pode continuar a ler o VivoTech mesmo na rua, sem gastar seu pacote de dados. Boa leitura!

 

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
internetTecnologia
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email