Wi-Fi de graça nos jogos da Seleção: como conectar-se à internet na Rússia

Saiba como manter-se conectado durante os jogos da Seleção Brasileira, de modo gratuito, e em todos os cantinhos do país que sedia a competição

03/07/2018 às 16:54

A sede do campeonato de futebol  mais importante do mundo é um país pragmático em muitos sentidos. Na questão internet gratuita, a capital do país, supera as expectativas. Além de ser rápida e estável, a conexão é abrangente e, por consequência, facilmente encontrada em lugares públicos como metrô e aeroportos.

Abaixo, você confere uma lista de lugares que dispõem de internet gratuita e aprende o que deve fazer para conectar-se. Aliás, são diferentes opções para diversas ocasiões.

  • Wi-Fi gratuito no metrô.
  • Wi-Fi gratuito em  24 parques da cidade, como o VDNKh, Parque Górki, Parque da Vitória, Zoológico e Parque Tsaritsyno.
  • Wi-Fi gratuito nos aeroportos Sheremetyevo, Vnukovo e Domodedovo.
  • Wi-Fi gratuito nos trens (1ª classe) Sapsan e Allegro.
  • Wi-Fi gratuito nos estádios 12 estádios do campeonato.
  • Wi-Fi em cafés e restaurantes.

Há opções de conexão gratuita nos estádios

O acesso à internet gratuita depende de rede

Principalmente na capital do país, é preciso ter uma linha de telefone ativa para conectar-se às redes Wi-Fi de lugares públicos, como trem expresso, aeroportos e metrô. Isso porque, para concluir o processo de conexão, você precisa de um código de acesso que chega por SMS. Ou seja, se o seu celular não estiver com rede, nada de Wi-Fi.

Portanto, não se esqueça de ativar o roaming do celular antes de viajar. Ou de falar com sua operadora caso já estiver em território russo. No entanto, se você possui o programa de relacionamento Vivo Valoriza, nas categorias Platinum e Vivo V, o roaming internacional é grátis de 14 de junho a 15 de julho. Mais informações, clique aqui.

Procedimento de identificação

Este processo de identificação por SMS compõe o decreto de lei publicado pelo Governo Russo, em agosto de 2014, que obriga as pessoas a se identificarem sempre que forem se conectar a redes Wi-Fi públicas. Aliás, o documento foi assinado pelo primeiro-ministro Dmitry Medvedev.

A medida não foi bem recebida por parte da população russa, que acredita que a atitude infringe, mesmo que de forma subjetiva, a liberdade do acesso anônimo à internet. Porém, quando questionadas sobre a decisão, as autoridades russas negaram essa intenção.

Independentemente dos desacordos entre governo e população, atualmente todos precisam se identificar ao optarem pela rede pública, inclusive os turistas. Aliás, abaixo você confere como o processo de identificação por SMS funciona no detalhe.

Instruções para se conectar

  1. Assim que chegar ao metrô, por exemplo, ative o Wi-Fi do seu celular;
  2. Procure pela rede “MT_FREE” no sistema de transporte de Moscou;
  3. Ao selecioná-la, você será automaticamente redirecionado para o site wi-fi.ru;
  4. Digite o código de telefone do seu país e o número do seu celular;
  5. Dessa forma, um código de quatro dígitos será enviado via SMS para o seu número;
  6. Após o processo de identificação, abra o navegador e aperte o botão CONNECT.

Wi-Fi gratuito no Brasil

Além disso, outra campanha, só que em território brasileiro, tem chamado a atenção dos torcedores. A marca de cervejas Brahma, em parceria com a Vivo, decidiu oferecer internet móvel em mais de cem cidades do país durante os jogos da Seleção Brasileira. Dessa forma, caminhões levam internet de qualidade aos quatro cantos do país com o objetivo de conectar todos os torcedores.  Nomeada de Grande Rede Esportiva Brahma, foi inspirada em uma ação que ocorreu na competição de 1958 (ano do primeiro título da Seleção Brasileira).

Na época, como o rádio era o principal veículo de comunicação, a marca levou narradores de futebol para diferentes locais. Então, o intuito foi dizer que a competição une toda a torcida. O site da Brahma disponibiliza a lista de cidades que receberão o evento.

Feito, você está conectado(a). Aliás, está na hora de atualizar as redes sociais com as imagens incríveis que você registrou. Ou vai registrar. A propósito, você sabia que há pelo menos cinco formas inusitadas de tirar fotos pelo celular Android? Abra mão do botão do obturador.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
Entretenimentoesporte
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email