WhatsApp vai parar. Mas só em aparelhos antigos

O Whatsapp vai parar de funcionar já em 2020, entretanto somente em versões muito antigas dos sistemas operacionais.

20/01/2020 às 9:00

O WhatsApp possui nada menos que 1,5 bilhão de usuários em todo mundo. Aliás, aqui no Brasil sua popularidade é impressionante: 98% dos usuários de smartphones têm o aplicativo de mensagens instantâneas. Por isso, quando surge notícia de que o WhatsApp vai parar de funcionar em alguns aparelhos em 2020, a preocupação é grande. Entretanto, seu nível de preocupação deve ser baixo. É que o desligamento só ocorre em sistemas operacionais muito antigos.

WhatsApp vai parar em celulares com Windows Phone

Já não é mais possível, desde 1º de janeiro, utilizar o WhatsApp em aparelhos com sistema operacional da Windows. Mas são poucos casos. Afinal, a última versão estável desse sistema que não agradou a ninguém é de outubro de 2013. Ou seja, há mais de seis anos. E quase ninguém mantém um smartphone por seis anos.

O WhatsApp vai parar em alguns aparelhos por uma questão de segurança.
O WhatsApp vai parar em sistemas operacionais muito antigos.

Aliás, desde junho de 2019, o Facebook, empresa proprietária do WhatsApp, não autorizava mais a instalação do app em celulares com Windows Phone. E, em janeiro de 2020, ele parou de funcionar nos aparelhos com esse sistema operacional.

Lembra da interface do Windows Phone?

Contudo, o sistema operacional Windows Phone foi um dos raros fracassos comerciais da Microsoft. Eventualmente porque o lançamento foi tardio, quando iOS e Android já estavam consolidados. A própria empresa já fechou a loja de aplicativos para o Windows Phone. Lembra ainda como era sua interface, parecida com a do Windows de computador?

WhatsApp vai parar nos celulares com Windows Phone.
Celulares com o Windows Phone, se ainda estão em uso, não têm mais WhatsApp.

Whatsapp vai parar em aparelhos com Android?

De acordo com a empresa, o WhatsApp vai parar então em sistemas operacionais mais antigos, pois é muito difícil garantir a segurança nesses aparelhos.

Então, se você tem um celular com Android, deve se preocupar? É bem improvável: o WhatsApp vai parar em celulares com versão do Android até a 2.3.7 Gingerbread, que é de 2011. Ele continua funcionando normalmente a partir da versão 4.0.3 Ice Cream Sandwich, que veio logo a seguir.

Dessa maneira, somente perderão o WhatsApp aparelhos com Android fabricados até 2011 e que nunca tiveram qualquer atualização do sistema operacional. Será que existe algum? De acordo com o Google, fabricante do Android, é possível que, em todo o mundo, no máximo 0,3% dos usuários ainda utilizem o Android Gingerbread.

Dez anos sem atualizações

Para sua curiosidade, um aparelho lançado em 2010 foi o primeiro Galaxy S:

WhatsApp vai para no Samsung Galaxy S.
Samsung Galaxy S, o primeiro da linha.

Ele saiu de fábrica com o Android Gingerbread. Então, quem tiver um desses aparelhos e nunca tiver atualizado o sistema operacional vai ficar sem WhatpsApp em breve.

Android atualizado automaticamente

E isso é quase impossível, pois o Google e os fabricantes de celulares há anos atualizam automaticamente a versão do Android. Para ser atingido pela parada do app de mensagens, a pessoa deve ter mantido o mesmo aparelho desde 2010 e além disso ter ficado dez anos sem qualquer atualização.

Aliás, na Índia alguns celulares bem básicos utilizam o sistema operacional KaiOS, com versão 2.5.1 ou superior. Eles não serão atingidos pela parada do Whatsapp.

WhatsApp vai parar em iPhones…

E certamente vai mesmo, mas em um número muito reduzido. De fato, a medida atinge apenas os iPhones que rodam o iOS 8 ou versões mais antigas. Como a atualização do iOS é sempre automática, o WhatsApp vai parar afinal somente nos celulares que não tiveram condições de ser atualizados para o iOS 9 ou versões mais recentes. O iOS 8 é de 2014.

… mas só em 1% do total existente

E quais iPhones não tiveram atualização desde o iOS 8? O iPhone 4, o iPhone 3GS e versões ainda mais antigas. A Apple não informa o número de usuários desses aparelhos, mas estima-se que sejam menos de 1% do total de 900 milhões de iPhones em uso no mundo.

WhatsApp vai parar no iPhone 4.
WhatsApp vai parar no iPhone 4.

O iPhone 4 é um clássico e um aparelho respeitável. Entretanto, é improvável que ainda esteja em uso, porque suas características técnicas são bem diferentes dos modelos atuais. Só para exemplificar, a tela é de 3,5 polegadas e a câmera traseira tem 5 MP. Além disso, não possui câmera para selfie. Ele foi afinal lançado em 2010 com o iOS 5, e atualizado até a versão 8.

Muito mais sobre o WhatsApp

Portanto, se seu celular não é assim tão antigo, relaxe. Todavia, se você é um dos raros casos de pessoas que ainda utilizam aparelhos de 2010, com os sistemas operacionais que não serão mais atendidos pelo WhatsApp, e nem suportam atualizações, as alternativas são apenas duas: abandonar o app de mensagens instantâneas ou comprar um aparelho mais recente.

Aliás, quer saber mais sobre o WhatsApp? Temos aqui no Vivo Guru Blog um artigo sobre mensagens que se autodestroem. E ainda sobre como enviar mensagens sem digitar. Logo após, leia também sobre mensagens automáticas no Whats. E até a próxima!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
telefonia móvelUtilidades
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email