Economize seu 4G: saiba como usar o WhatsApp sem consumir internet

Dá para economizar internet mesmo usando o WhatsApp todos os dias! Saiba como poupar seu 4G ao configurar algumas funções do aplicativo!

14/08/2018 às 9:00

Não existe pesadelo pior do que o plano de dados acabar antes da hora! Aliás, ficar sem internet móvel é algo que ninguém quer, por isso é importante tomar algumas precauções ao longo mês. O WhatsApp é um dos pontos de atenção.

Recentemente, um usuário no Twitter detectou uma das principais causas do consumo excessivo de dados em aparelhos Android. No lugar de salvar as mídias no celular, o app armazena automaticamente todo o histórico no Google Drive. Assim, em vez de consumir apenas 100MB, por exemplo, pode chegar a 1GB por vídeo. O mesmo acontece em celulares com o sistema iOS. Porém, a boa notícia é que dá para mudar isso e adaptar de acordo com o sua necessidade.

Como usar internet sem consumir WhatsApp.

Mande mensagens sem que nada te atrapalhe ao longo do mês!

Aliás, há soluções simples para resolver essas questões e economizar. Basta fazer algumas configurações no WhatsApp, tudo rápido e fácil. Levantamos todas as opções e as apresentamos aqui para você! Agora, é só aproveitar o melhor do seu plano sem ter medo que ele acabe!

Backup de conversas em nuvem

Android

Para evitar o consumo excessivo de dados, basta configurar o WhatsApp para armazenar o histórico apenas quando você estiver conectado em uma rede com Wi-Fi. Dessa forma, você guarda as suas mídias sem consumir nada da sua internet. Veja como funciona:

1 – Abra o WhatsApp e toque no botão “Configurações”. Em seguida, aperte “backup de conversa”.

Como usar internet sem consumir WhatsApp.

2 – Na próxima tela, você pode desabilitar o serviço de vez. Basta tocar onde está a primeira setinha e optar por “nunca”. No entanto, também dá para habilitar o backup apenas quando você estiver em uma rede Wi-Fi. Para isso, toque na área indicada pela segunda setinha.

Como usar internet sem consumir WhatsApp.
iOS

Processo semelhante acontece em celulares com sistema iOS. Aliás, desabilitar o backup no iCloud evita o consumo de dados móveis.

1 – Abra o app e toque no botão “ajustes”. Em seguida, em “conversas”.

Como usar o WhatsApp sem consumir internet.

2 – O próximo passo é tocar em “backup de conversas”. Dê preferência a fazer o backup quando estiver conectado à uma rede Wi-Fi. Para isso, toque em “efetuar backup agora”. É melhor desativar o “auto backup”, sinalizado com a setinha vermelha. O motivo? O seu celular guardará as fotos no iCloud automaticamente, o que irá consumir toda a sua internet.

Como usar internet sem consumir WhatsApp.

Evite gastar internet quando receber arquivos

Dá para configurar, tanto para iOS quanto para Android, o download das mídias que você recebe. Dessa forma, vídeos e imagens não são baixados automaticamente, o que pode gastar bastante internet. O processo é simples!

Android

1 – Em configurações, toque em “dados e armazenamento”. Em seguida, aparece a tela à esquerda. Você pode optar receber fotos e vídeos apenas quando estiver conectado ao Wi-Fi, por exemplo. Aliás, também dá para escolher baixar automaticamente ou quando estiver em roaming.

Como usar internet sem consumir WhatsApp.

iOS

1 – Vá em ajustes e, em seguida, “uso de dados e armazenamento”. Em seguida, você pode escolher se quer baixar as suas imagens apenas quando está no Wi-Fi ou então usando os dados do celular.

Como usar internet sem consumir WhatsApp.

Reduza o uso de internet em ligações via WhatsApp

É possível gastar menos do que o normal fazendo ligações via WhatsApp, tanto para iOS quanto para Android! O recurso reduz a qualidade do som para compactar os dados e, assim, evitar o uso excessivo dos mesmos. Aliás, é bem simples configurar!

Android

1 – Vá ao menu “configurações”. Depois, toque em “dados e armazenamento”. No final da tela, há a opção “reduzir o uso de dados”. Assinale e caixinha e, assim, poupe internet!

Como usar internet sem consumir WhatsApp.

iOS

O processo é o mesmo para celulares com sistema iOS. Vá em “ajustes”. Em seguida, toque em “uso de dados e armazenamento”. Na tela seguinte, em “ajustes de ligação”, habilite a função “reduzir uso de dados”.

Como usar internet sem consumir WhatsApp.

Controle seus gastos

Ao longo do mês, dá para saber a quantidade de internet consumida. Assim, você tem um controle maior e não fica na mão em situações que precisaria dos dados móveis. Aliás, é bem simples saber. Vamos lá:

Android

1 – Vá em configurações. Em seguida, toque em “dados e armazenamento”. O próximo passo é apertar a função “uso de rede”. Assim, você terá uma lista do consumo de internet em diferentes situações, como ligações recebidas e imagens enviadas, por exemplo.

Como usar internet sem consumir WhatsApp.

iOS

1 – Vá em “ajustes”. Em seguida, toque em “uso de dados e armazenamento”. Para saber todo o seu consumo, toque em “uso de rede” e passe a controlar tudinho!

Como usar internet sem consumir WhatsApp.

Com algumas configurações bem simples de se fazer dá para usar o WhatsApp o mês inteiro sem consumir toda a sua internet! Aliás, outras alternativas também quebram um galho durante o mês. Uma delas já falamos aqui: os apps que têm funções offline bem úteis no dia a dia.

Fique de olho também nas novas funções do WhatsApp, como o aviso de mensagens encaminhadas e também os grupos que permitem que apenas os administradores mandem mensagens. Aproveite e compartilhe todas essas informações com os seus amigos!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
Redes SociaisWhatsapp
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email