WhatsApp: recursos que você precisa conhecer e novidades já em testes

Conheça opções disponíveis e as que seguem em desenvolvimento para tornar o aplicativo ainda mais funcional.

01/02/2018 às 17:17

As atualizações e notícias sobre possíveis updates do WhatsApp são constantes. Todo mundo quer ficar por dentro das novidades do aplicativo que vai muito além do bate-papo. É tanta informação que algumas até acabam passando batido.

Entre as novidades mais faladas, algumas já entraram em ação, outras devem chegar muito em breve. E você pode escolher o que ativar ou não para que o app seja funcional conforme sua vontade e necessidade.

Dispense os downloads automáticos

Com certeza, você tem aquele grupo de amigos e da família que adora mandar fotos, gifs, vídeos e memes. Resultado: uma memória entupida de porcarias. Não mais! O WhatsApp já conta com um recurso que impede o download automático de imagem.

O melhor: é bem simples desativar esse modo padrão do app. Clique em “Configurações” > “Dados e Armazenamentos”. Depois, selecione o cancelamento do download automático nas opções 4G, Wi-Fi e roaming.

Torne seu negócio ainda mais profissional

Com o WhatsApp Business, você tem a chance de tornar o seu negócio ainda mais profissional. O app é gratuito e baixa da mesma maneira que o WhatsApp Messenger, por enquanto,  apenas no sistema Android. A grande vantagem:  traz campos importantes sobre o seu negócio. Por exemplo, é possível informar endereço, área de atuação, horário de atendimento, e-mail e site. Além disso, há uma funcionalidade para organizar as conversas com etiquetas. Escolha entre “novo cliente”, “novo pedido”, “pagamento pendente”, “pago” e “pedido finalizado”. A atualização deve ser disponibilizada em iOS, em breve.

WhatsApp & YouTube

Já é possível curtir o YouTube bem de boas no WhatsApp. Quer dizer, contanto que você tenha um iPhone. Recente atualização para iOS permite, exatamente, assistir a conteúdos do Youtube sem nenhum redirecionamento. Ou seja, se o seu amigo te mandar um vídeo, você vai conseguir assisti-lo dentro da própria conversa. Infelizmente, ainda não há informações sobre quando Android e Windows 10 Mobile terão o recurso.

Facilidade de pagamento

O WhatsApp deve receber uma atualização para permitir o envio de dinheiro entre contatos. A nova função te dará a chance de transferir imediatamente uma quantia de um banco para outro através de UPI (sigla em inglês para Interface Unificada de Pagamentos). O UPI é um sistema de transferências financeiras popular na Índia, país onde a novidade vem sendo testada. Já se sabe que, antes de enviar uma quantia, é necessário concordar com a política de privacidade e os termos bancários da plataforma de pagamentos do WhatsApp. Vale lembrar que a transferência de dinheiro já é possível pelo Messenger, Telegram, Wechat e Gmail.

Fake news nunca mais?

Devido ao alto número de fake news e spams que estão invadindo o WhatsApp, um novo recurso parece estar em fase de testes. Ao que tudo indica, ele funcionará mais ou menos assim: ao visualizar um spam ou corrente, você também lerá uma notificação. O texto de aviso “essa mensagem foi compartilhada muitas vezes” tem o intuito de alerta.

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email