Whatsapp permite que você compartilhe sua localização em tempo real

Não faz muito que o Whatsapp anunciou seu aplicativo para negócios que, de alguma forma, já estão usando sua plataforma para interagir com os clientes, ou para negócios que desejam iniciar esse tipo de comunicação. Pouco tempo depois, já há novidades no aplicativo.

A partir de agora, você poderá compartilhar sua localização em tempo real com os amigos da sua lista de contatos. O recurso, chamado Live Location (Localização Atual em português), está disponível para Android e iPhone e será lançado nas próximas semanas. De acordo com o próprio Whatsapp, o recurso é uma maneira simples e segura para informar às pessoas onde você está, “seja para se encontrar com amigos, avisar a familiares que você está em segurança ou compartilhar seu trajeto”.

Como funciona?

O Facebook, dono do Whatsapp e Instagram, lançou oficialmente o compartilhamento de localização temporária no Messenger em maio. O Live Location do Whatsapp opera com o mesmo princípio.

Para utilizar a função, você precisa abrir uma conversa com um contato ou grupo com quem desejar compartilhar sua localização. Sob “Localização”, no botão anexar, há a nova opção de “Enviar sua localização atual”. Ao clicar pela primeira vez, você vai se deparar com uma janela que existe para explicar a nova funcionalidade. Após clicar em “Continuar”, escolha por quanto tempo deseja compartilhar sua localização e toque em enviar.

Imagem de celular com o Whatsapp aberto e a nova função ativada
Imagem: The Verge

Como você pode perceber na imagem acima, o contato (ou grupo) selecionado por você receberá uma imagem indicando sua localização. Ao clicar nela, você verá um mapa com um ícone indicando onde está e os minutos restantes do compartilhamento. Nessa tela, você tem a opção de habilitar informações de trânsito, que podem ser relevantes caso o contato possua CNH.

Print do compartilhamento de localização em tempo real
Você pode habilitar informações de trânsito

Dentro de um grupo, cada membro da conversa conseguirá ver sua localização em um mapa. Se mais de uma pessoa compartilhar sua localização em um grupo, todas as localizações aparecerão no mesmo mapa.

O WhatsApp promete que o compartilhamento de localização será criptografado de ponta a ponta. Mas se você não se sentir confortável, pode escolher encerrar o compartilhamento sempre que desejarem ou simplesmente deixar que o contador de tempo da Localização Atual expire. Desligar o GPS do celular também é uma boa opção.


Fonte: Blog do Whatsapp


Veja mais sobre