WhatsApp não funciona mais em alguns celulares

São poucos os celulares, modelos muito antigos, em que o WhatsApp não funciona. Mas a lista vai aumentar até 2020.

21/01/2019 às 17:00

Em alguns telefones e versões de sistemas operacionais, o WhatsApp não funciona mais. Contudo, são aparelhos bem antigos e é improvável que muitas pessoas sejam atingidas. Aliás, o processo já começou com o sistema operacional Nokia S40, no qual o WhatsApp não funciona desde 1º de janeiro de 2019. Isso afeta usuários de aparelhos Nokia 206 e 208, Nokia 301, Nokia 515 e grande parte da série Nokia Asha C3, X2 e X3. No Brasil, são raros pois, afinal, esses modelos foram lançados no mercado indiano e paquistanês.

WhatsApp não funciona em celulares mais velhos da linha Nokia.

O WhatsApp não funciona mais no Nokia 515 e em outros aparelhos antigos da marca.

No iPhone 4 será desativado

Entretanto, mais desativações vêm por aí, mas não imediatamente. Uma delas: a partir de 1º de fevereiro de 2020, o WhatsApp não funcionará mais em iPhone 4. E isso porque o iPhone 4 só funciona com iOS até a versão 7 e, a partir de 2020, o WhatsApp só atenderá aparelhos com iOS 8 ou superior.

WhatsApp não funciona mais no iPhone 4 com sistema Android 7.

O iPhone 4 é um aparelho de 2010 em que o WhatsApp não funciona.

E em versões antigas do Android

Não só celulares antigos com iOS serão afetados, como também velhos com Android. A partir da mesma data em 2020, o WhatsApp vai deixar de funcionar em aparelhos com Android com versão anterior à 4.0, independente da marca ou modelo.

Porém, parecem ser raros os usuários que ainda usam a versão anterior à 4.0 do Android: afinal, a 3.0 é de fevereiro de 2011. Aliás, a ideia do WhatsApp é não prejudicar ninguém. Então, todas as desativações serão feitas em aparelhos e sistemas operacionais que já devem estar fora de uso.

E quando o WhatsApp não funciona?

Entretanto, quem não usa o WhatsApp? E muitas vezes por dia? Afinal, o app é, atualmente, a ferramenta de comunicação mais usada no mundo. Em síntese, só um competidor chega perto: o WeChat, programa similar utilizado na China. Todavia, mesmo com aparelhos fora da lista de desativações, por vezes o WhatsApp não funciona. Como solucionar o problema? Vamos conferir, porque, afinal, estamos aqui para ajudar você:

Dica boa: use o Downdetector

Antes de qualquer outra coisa, é bom conferir se o WhatsApp não funciona apenas em seu celular ou se o problema é geral. E isso é bem fácil de fazer. Há um site que oferece o status do Whats em tempo real. É o Downdetector: assim, basta acessá-lo e saber na hora se o mensageiro está no ar. Na mesma página, você pode verificar a situação do aplicativo em muitos outros países.

Se o Downdetector mostrar que o WhatsApp está funcionando bem, o problema é seu mesmo. Em primeiro lugar, lembramos que quando o WhatsApp não funciona normalmente o problema é de conexão. Deve haver alguma dificuldade em sua conexão com a Internet. Em segundo lugar, é possível que haja questões pendentes na configuração de seu celular.

Descubra como personalizar stickers no WhatsApp

WhatsApp não funciona em Android

Seu celular usa o sistema operacional Android? O problema pode então ser resolvido de várias formas, sendo que a mais simples e eventualmente eficaz é desligar e ligar de novo o telefone. Se isso não funcionar, então a opção seguinte é atualizar seu WhatsApp para a versão mais recente disponível na Google Play.

WhatsApp não funciona em versões antigas do iOS e Android.

É importante manter seu celular com Android atualizado com a mais recente versão do WhatsApp.

Segue sem conexão? Faça o seguinte roteiro em seu smartphone Android: toque em “Configurar”, depois em “Rede e Internet”, ative e desative o “Modo Avião”. Pois várias vezes é só fazer isso que a conexão volta. Entretanto, por vezes o acesso aos dados está desativado. Além disso, para conferir, toque em “Configurações” e depois em “Rede e Internet” para ativar os “Dados Móveis”.

Aliás, mais uma ação útil: em “Dados Móveis”, habilite a opção “Permitir o uso de dados em segundo plano”. Você pode ainda, dentro de “Configurar e Conexões”, desativar e ativar novamente o Wi-Fi.

Atenção: confira sempre o Wi-Fi

Ainda assim, em boa parte das vezes que o WhatsApp não funciona, há algo com o Wi-Fi. Tente se conectar a diferentes redes. Assim como vale conferir se a conexão fica ligada durante períodos de inatividade.

Aliás, se você estiver em casa, com a sua rede Wi-Fi, sempre é bom reiniciar seu roteador. Se for uma rede pública que não funciona, contate o administrador. Em resumo, a essa altura o seu app de mensagens já deve estar funcionando novamente. Mas se o problema persistir, contate sua operadora de telefonia celular.

WhatsApp não funciona em iOS

Se você tem um smartphone da Apple, com sistema operacional iOS, os passos para resolver quando o WhatsApp não funciona são semelhantes aos de aparelhos Android. Em primeiro lugar, desligue e ligue novamente seu celular Apple. Busque e atualize para a versão mais recente do WhatsApp na AppStore.

WhatsApp não funciona em versões passadas de sistemas operacionais.

Mantenha seu celular Apple sempre atualizado com a última versão do WhatsApp.

Em segundo lugar, abra os “Ajustes do iPhone” e ligue e desligue o “Modo Avião”. Em terceiro lugar, toque em “Ajustes”, “Celular”, desligue e ligue os “Dados Celulares”. Ainda em “Ajustes”, toque em “Wi-Fi,” desligue e ligue novamente.

Faça conexão em diferentes redes Wi-Fi e assim verifique se ainda o WhatsApp não funciona. Confira se o Wi-Fi fica ligado em períodos de inatividade. Certifique-se de que, então, o Wi-Fi que você estiver usando continua disponível durante períodos de inatividade.

Afinal, se a rede Wi-Fi for sua, reinicie o roteador. Aliás, mais um detalhe: mantenha seu iPhone atualizado com a última versão do iOS disponível para seu modelo. E se nada funcionar, entre em contato com sua operadora.

Independentemente de seu sistema operacional, o WhatsApp funciona também sem Wi-Fi, por sua rede de telefonia móvel. Se ele não funcionar, verifique o sinal.

Aliás, o WhatsApp é assunto frequente aqui no Vivo Tech. Leia sobre o modo privado no app. E ainda confira 11 dicas para você aprender a usar o WhatsApp Web de vez.

 

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email