WhatsApp lança a função de chamadas de vídeo em grupo

Fique por dentro da nova funcionalidade do WhatsApp, que segue tendência mundial e passa a permitir chamadas em vídeo entre até 4 pessoas

17/05/2018 às 9:00

Usa bastante o WhatsApp? Então, pode comemorar! Mark Zuckerberg promete turbinar o uso do aplicativo, segundo anúncio feito pelo próprio durante a F8, conferência do Facebook para desenvolvedores realizada este mês. No evento, o presidente-executivo do Facebook revelou a grande novidade de que Instagram e WhatsApp passarão em breve a fazer chamadas de videoconferência em grupo.

E ainda que isso seja um grande salto para a rede social Instagram, no caso do WhatsApp se trata de uma evolução quase natural. Basta pensarmos que o aplicativo se originou como uma ferramenta para troca de mensagens, em sua essência. Nada mais justo que o WhatsApp evolua no decorrer dos anos e, com os muitos investimentos, entregue agora uma nova funcionalidade não só esperada, mas exigida por seus usuários, como as chamadas de vídeo em grupo.

É verdade que o WhatsApp já permite há algum tempo que se faça ligação de voz e vídeo com outros usuários. O diferencial aqui é que, a partir de agora, o aplicativo também contará com a função de colocar mais de duas pessoas nessa conversa, por videoconferência.

Atraso na inovação

A opinião geral dos especialistas em tecnologia é de que essas inovações chegam até com certo atraso por parte dos desenvolvedores do WhatsApp. Isso porque a concorrência chegou na frente: bem antes do Facebook anunciar suas mudanças, as gigantes Microsoft e Google já dispunham de aplicativos próprios com a opção de videoconferência, sendo eles o Skype e o GTalk, respectivamente.

Dessa forma, Instagram e, sobretudo, WhatsApp chegam não só com a missão de suprir uma demanda, mas principalmente com a missão de conquistar espaço nesse mercado.

No entanto, os desenvolvedores garantem que não há tanto motivo para se preocupar. Isso porque, segundo pesquisas dentro desse cenário, as perspectivas para o WhatsApp são as mais otimistas.

O mensageiro conta com mais de 1,5 bilhão de usuários ativos por mês no mundo. É bastante provável que muitos desses usuários efetivamente estivessem trocando de ferramenta quando precisassem fazer chamadas de vídeo em grupo. Agora, tendo a função no aplicativo de mensagens, devem passar a simplesmente continuar utilizando o próprio aplicativo. Ou seja, será mais uma facilidade para usuário, que já conhece, confia e prefere o aplicativo aos outros mensageiros disponíveis por aí.

Sem data para o lançamento

De fato, mercado paras as ligações em vídeo em grupo é o que não falta para o WhatsApp. Segundo os dados, as chamadas por vídeo são feitas por 1,2 bilhão de usuários de todo o mundo, que despendem 340 milhões de minutos conversando usando o recurso de videoconferência. Se trata de um mercado de peso.

No entanto, ainda será necessário um pouco de espera. Zuckberg anunciou a novidade, mas não disse a data de seu lançamento. Apesar de toda a expectativa, ainda em testes e observações, a funcionalidade de videoconferências em grupo no WhatsApp ou no Instagram segue sem data prevista de lançamento.

No entanto, isso não nos impede de especular como será a função quando ela chegar ao seu smartphone.

Como funcionará no WhatsApp?

Foto: Simulação da Videoconferência em grupo do WhatsApp

O WhatsApp já dispõe da funcionalidade de videochamadas simples para todos os seus usuários. A função permite, tanto dispositivos Android quanto iOS e Windows, que você possa ver seus contatos enquanto  conversa pelo aplicativo.

Poder ampliar esse alcance e tornar a videoconferência em grupo possível seria um grande facilitador para o usuário. Pense em quanto tempo você pode economizar fazendo reuniões de trabalho, por exemplo. Por isso, expectativa para a chegada das videochamadas em grupo é alta.

Quando disponível, a funcionalidade do WhatsApp deve funcionar de modo similar à videoconferência simples entre duas pessoas. Neste caso, basta abrir um chat com a pessoa escolhida e, em seguida, selecionar o ícone de telefone. Desse modo, você tem a opção de escolher entre chamada de voz ou chamada de vídeo. É importante ressaltar que é necessário que a pessoa do outro lado também tenha a versão mais atualizada do WhatsApp para que o recurso funcione perfeitamente.

De um modo geral, hoje as videochamadas do WhatsApp apresentam uma qualidade excelente, sobretudo quando os dispositivos usam conexão de Wi-Fi. Já quando fazem uso das redes móveis, tendem a oscilar moderadamente, o que pode ser considerado dentro do esperado.

No aguardo

Aos fãs fieis do WhatsApp, resta esperar para poder usar as videoconferências em grupo também por este aplicativo. Apesar de outros aplicativos de mensagem já oferecerem a função há algum tempo, o WhatsApp ainda não liberou a função para seus bilhões de usuários ao redor do mundo.

Desse modo, ficamos na expectativa. E você, também está ansioso para fazer videoconferências em grupo no WhatsApp? Enquanto a novidade ainda não é disponibilizada, saiba mais sobre as  novidades da rede!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
mobileUtilidades
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email