Volta às aulas está aí! Que tal estudar também com o YouTube?

Volta às aulas varia em cada cidade, mas você pode reforçar seus estudos em qualquer lugar com ótimos canais do YouTube.

29/01/2019 às 9:00

O tempo voa mesmo e já está chegando a volta às aulas! Você está preparado? Sabe a data exata? É bom ficar bem informado, porque os dias de início variam mesmo. Confira as datas neste texto em que também mostramos para você alguns canais bem legais para estudar por meio do YouTube.

As datas da volta às aulas

As variações de volta às aulas são enormes. Por exemplo, em Goiás e no Tocantins, a volta às aulas já aconteceu em 21 de janeiro. Entretanto, em Rondônia, as escolas retomam atividades em 1º de abril. Contudo, no Espírito Santo, as aulas reiniciam em 5 de fevereiro e, no Amazonas, a volta às aulas é em 6 de fevereiro.

Aliás, 11 de fevereiro foi a data escolhida para a volta às aulas em vários estados: Bahia, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Entretanto, em São Paulo e Pernambuco, a data da volta às aulas está próxima: é dia 1º de fevereiro. Em Roraima, o início das aulas será em 4 de fevereiro.

No Rio de Janeiro, contudo, a volta às aulas acontece em 6 de fevereiro e, em Minas Gerais, no dia seguinte, 7 de fevereiro. No Rio Grande do Norte e Paraná, a data é 14 de fevereiro.

Volta às aulas marca o início do novo ano e um dos jeitos de se preparar é com o YouTube.

O período é de volta às aulas e você pode ir se preparando por canais do YouTube.

Municípios e ensino superior

Nas escolas municipais, a variação na volta às aulas também é grande, dependendo, basicamente, da tradição escolar e do clima de cada lugar. Já tem município com aula acontecendo, outros começam só em abril. Se esse for seu caso, confira com a Secretaria de Educação de seu município ou no site da Prefeitura.

E o mesmo acontece no ensino superior. Assim, as datas de volta às aulas variam muito de uma ponta a outra do país. Por exemplo, as aulas na USP começam dia 18 de fevereiro, enquanto na Universidade Federal do Pará, elas já começaram no dia 3 de janeiro. Como são milhares os cursos superiores existentes, eventualmente verifique a data do início das aulas de seu curso específico junto à instituição de ensino.

Reforço de estudo no YouTube

Entretanto, independentemente da data das suas aulas, o importante é ter uma ajuda extra nos estudos. Você sabia que existem canais no YouTube que podem te ajudar nessa missão? Então, conheça alguns bem legais logo abaixo. Estes são canais do YouTube que podem auxiliá-lo em seus estudos não só na volta às aulas, mas certamente na preparação para o Enem, para um vestibular ou mesmo em um curso superior. Eles não são especializados em uma área, portanto buscam oferecer conteúdos múltiplos.

YouTube EDU, bem variado

Seja qual for a área em que você quer reforço, é bem provável que encontre algo no YouTube EDU. O canal, com mais de 350 mil inscritos, tem dezenas de aulas em vídeo sobre várias áreas do conhecimento. E, além disso, acesso a outros canais.

Sua volta às aulas fica mais fácil com os diversos vídeos multidisciplinares do Canal YouTube EDU.

Canal YouTube EDU tem enorme quantidade de conteúdo em vídeos.

É realmente muita coisa. Um aulão para o Enem 2017 teve 2,9 milhões de visualizações. A série Biologia Total, do professor Jubilut, tem mais de 1,5 milhão de inscritos. Entre no site e navegue por suas várias guias para conhecer esse universo de ensino. Sua volta às aulas pode ser até mais tranquila se você der uma passada antes no YouTube EDU.

Descomplica, vale conhecer

É outro canal do YouTube com uma quantidade enorme de conteúdos — são mais de 20 mil vídeos. Aliás, sua organização é similar à do YouTube EDU, com os vídeos espalhados por guias como Canais, Playlists e Vídeos. O Descomplica já está focado no Enem 2019.

Prepare-se para sua volta às aulas e Enem com o canal Descomplica.

O canal Descomplica já está ensinando para o Enem 2019.

Quer saber quantos inscritos tem o canal? Dois milhões! Vai lá que sua volta às aulas fica mais light! Alguns conteúdos são gratuitos, outros são pagos.

ReVisão, o transdisciplinar

É bem assim, com o V maiúsculo, o nome desse canal muito interessante e com 290 mil inscritos. Dessa maneira, sua proposta é a de estudar os principais assuntos do Ensino Médio de maneira integrada. O projeto é desenvolvido por professores e diretores de cinema que oferecem assim uma abordagem transdisciplinar.

A sua preparação de volta às aulas fica mais fácil acessando o canal ReVisão.

O canal ReVisão propõe uma abordagem integrada.

Vale a pena conferir o ReVisão, especialmente porque os vídeos são muito bem feitos.

Me salva!, um dos grandes

O Canal Me salva! tem 1,7 milhão de inscritos, e por isso está entre os maiores do país. É generalista, com muitos vídeos sobre temas e disciplinas bem variados. Contudo, ao contrário do Descomplica ou do YouTubeEDU, o Me salva! não dá acesso a outros canais.

Prepare-se para a volta às aulas com as dicas do Canal Me salva!

Canal Me salva! desenvolveu uma linguagem muito própria para socorrer estudantes.

O Me salva! desenvolveu assim toda uma linguagem própria em seus vídeos, baseada no pedido de socorro que é seu próprio nome. Especial para você não precisar gritar por ajuda na volta às aulas.

Entretanto, existem outros canais no YouTube que são especializados em uma disciplina. Se você tiver dificuldade na volta às aulas em uma matéria, experimente um desses canais:

Para aprender Inglês com suas séries

A ideia é ótima: aprenda inglês com suas séries preferidas. Afinal, basta ter uma conta no Netflix. São 290 mil inscritos.

Que tal se ligar nessa História?

Para aprender ainda História, Geografia e Filosofia de um jeito bem descontraído. Mais de 900 mil inscritos.

Redação e gramática Zica

Certamente você nunca imaginou que aprender gramática e redação pudesse ser tão engraçado e divertido. 460 mil inscritos.

Ferreto, Matemática para todos

E então, a matemática está muito difícil? O professor Ferreto pode ajudá-lo, do nível básico ao avançado. 1,8 milhão de inscritos.

Toda a Física

Pois a Física pode ser fascinante e divertida. Descubra como no canal Física Total, que tem 400 mil inscritos.

A Química fica mais fácil

Certamente até a Química pode ficar mais fácil e simples. Experimente esse canal bem legal, que tem 103 mil inscritos.

Então, preparado para a volta às aulas? E temos certeza que também estará para um bom ano letivo com o apoio destes canais educacionais do YouTube. Bons estudos!

Ah, e já que estamos falando de vídeos, que tal aprender a como gravar a tela do seu celular? Ou ainda a como baixar vídeos?

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
EducaçãointernetYouTube
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email