Veja 10 mitos e verdades sobre o seu celular

Saiba o que deve ser feito e aquilo que precisa ser evitado para garantir um melhor uso do seu smartphone

21/06/2018 às 17:02

No dia a dia, é muito difícil encontrar alguém que não passe horas com o celular, não é mesmo? Apesar disso, ainda surgem muitas dúvidas sobre qual a melhor forma de utilização. Algumas dicas preciosas garantem não só o aumento na vida útil do smartphone, mas, em muitos casos, até mesmo a segurança do usuário! Por isso, resolvemos esclarecer alguns mitos e verdades.

 O tempo de duração de sua bateria já não é mais como antigamente?

Saiba que, apesar disso, ela, provavelmente, não está viciada. Como as baterias dos aparelhos antigos eram feitas de níquel-cádmio, os celulares corriam o perigo de ficar com as baterias viciadas. Mas, atualmente, os smartphones costumam usar baterias de íon de lítio. Ou seja, ela não vicia e pode ter cargas parciais sem estragá-la.

Em média, a vida de uma bateria é de um ano

É importante lembrar que, assim como em qualquer equipamento, a bateria sofre um desgaste natural com o passar do tempo. Dessa forma, consequentemente o seu rendimento diminui. Em média, a vida de uma bateria é de um ano. Depois disso, é natural que seu desempenho seja reduzido.

Carregadores para usar no carro prejudicam o desempenho da bateria? Verdade!

As oscilações que acontecem com o movimento do veículo podem causar danos irreversíveis à bateria. Por isso, é muito importante sempre dar preferência aos carregadores originais, que têm a mesma especificação de seu aparelho. Além de oferecer mais segurança, em alguns casos, eles também disponibilizam garantia de fábrica.

Posso usar o celular até ele descarregar totalmente? Mito!

Por causa da tecnologia de íon de lítio, deixar o celular completamente sem bateria faz com que ela diminua sua vida útil. Assim, essa é uma situação que as pessoas devem evitar com seus smartphones.

Para preservar as baterias, muitas empresas já fabricam seus aparelhos para que eles desliguem quando chegam a uma carga de 5%.

Deixar o celular carregando por muito tempo estraga o aparelho? Mito!

Para evitar o superaquecimento, atualmente, os aparelhos saem de fábrica habilitados a cortar a alimentação de energia quando chegam nos 100%. Entretanto, se for utilizado um carregador que não é original, pode ocorrer uma falha de comunicação entre o acessório e o celular. Assim, há o risco de que smartphone queime. Dessa forma, em alguns casos, pode até explodir. Então, é preciso ter cuidado com acessórios com defeito ou que não são originais.

É perigoso atender o celular em dias de chuvas com trovoadas se ele estiver carregando? Verdade!

Como a rede elétrica pode ser afetada e, consequentemente, afetar o celular, é recomendado que assim que começar a chuva o aparelho seja desplugado.

Arroz ajuda a secar os aparelhos molhados? Mito!

Seu celular caiu na água? Então, com certeza, alguém disse para você colocar o smartphone no arroz por alguns dias para salvá-lo, não é mesmo? O que muitos não sabem é que, além de não resolver o problema, deixar o aparelho no arroz pode danificar alguns componentes internos.

Se algum dos componentes importantes for atingido pela água, nenhum arroz poderá salvar seu celular.

Se o celular tiver componentes importantes atingidos após cair na água, nenhum arroz vai poder salvá-lo

 

O brilho automático ajuda a economizar energia? Mito!

Muitas pessoas acreditam que reduzir a luminosidade da tela é um ótimo truque para economizar bateria, não é mesmo? Como a economia pela redução do brilho é muito pequena, esse recurso não chega a ser um “salva-vidas de bateria”. Além disso, tem apenas utilidade para deixar a tela de seu smartphone mais confortável e não, necessariamente, para economizar bateria.

As câmeras com mais megapixels são melhores? Mito!

Apesar de serem muito importantes, os pixels não definem a qualidade das imagens, pois dizem respeito somente ao tamanho da foto que vai ser gerada nessa configuração. Dessa forma, a abertura das lentes e o software, por exemplo, são mais importantes quando o assunto é garantir a qualidade das imagens.

Os pixels não definem a qualidade das imagens

As capinhas podem prejudicar o sinal? Verdade!

Sabe quando você está no meio de uma ligação quando, de repente, a conversa é interrompida? Muitas pessoas acreditam que essa situação e também a oscilação do sinal de internet acontecem por causa das capinhas de celular.

De acordo com especialistas, as capinhas (muitas vezes feitas de materiais como como TPU, silicone, couro, borracha, algodão e até mesmo madeira) não são nenhuma barreira para a antena do celular receber e emitir os sinais. Entretanto, quando os acessórios têm metal em sua composição podem causar interferência no caminho das ondas de radiofrequência. Em alguns casos, podem até mesmo constituir um bloqueio para elas. Isso afeta não somente o sinal da rede, mas também a conexão Wi-Fi e Bluetooth.

Aplicativos em segundo plano deixam o celular mais lento? Verdade!

Apesar do fato de que fechar os apps em segundo plano pode melhorar o rendimento do celular, se o usuário costuma abrir um aplicativo com muita frequência, deixar ele aberto em segundo plano pode ser uma ideia melhor para não prejudicar o tempo de duração da bateria.

Resultado de imagem para gif battery about to die

Curtiu os mitos e verdades? A tecnologia chegou para facilitar a vida e otimizar o tempo. Você pode encontrar tudo no seu próprio bairro, de um jeito simples. Saiba como achar um lugar perto de casa para almoçar, saber onde passa aquele ônibus que vai te levar ao cinema, descobrir qual supermercado da região está com as melhores ofertas.

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email