Use o celular para votar: app e-Título permite ao eleitor voto com documento digital

02/05/2018 às 14:01

Dia de eleição é sempre aquela mesma novela: a gente esquece onde deixou o título, se precisa ou não levar documento com foto e acaba deixando tudo para a última hora. Esse ano teremos as eleições presidenciais e esse cenário está prestes a se repetir. No entanto, dessa vez, é possível que você possa contar com a ajudinha de uma inovação tecnológica para tornar o seu voto mais prático e seguro.

Isso porque a Justiça Federal trouxe um aplicativo que promete agilizar e modernizar o voto. A iniciativa, que deverá ser usada em todo o país, possibilitará o acesso por meio do smartphone ou tablet a uma via digital do título eleitoral. Dessa maneira, tendo o aplicativo instalado no seu equipamento, você poderá usar, por exemplo, o smartphone como título de eleitor.

Estamos falando do e-Título, um app que serve como uma versão digital para o título de eleitor. Ele traz para a tela do seu celular tudo o que o seu título de eleitor contém – e vai muito além. No app você contará não só com suas informações básicas — como sua zona e seção —, mas também poderá ter acesso rápido ao endereço do local de votação, informações sobre quitação eleitoral, e dados sobre cadastramento biométrico.

Imagem: Divulgação
O aplicativo promete modernizar a votação. Imagem: Divulgação

Antes de tudo: já fez seu cadastro biométrico?

Falando em cadastro biométrico, ele ainda não é obrigatório em todo o país, mas é bastante importante para agilizar seu voto de modo confiável.

A biometria é um método de identificação do eleitor por meio da impressão digital, que o habilita para o voto após o seu reconhecimento. A principal vantagem do sistema biométrico é a sua segurança. Com a identificação biométrica não há a possibilidade de um eleitor votar no lugar de outro, tornando assim ainda mais segura a votação eletrônica.

Na biometria, a Justiça Eleitoral tira uma foto – e é ela que vai aparecer no seu e-título. Desse modo, você poderá usar o app para votar sem precisar levar mais nenhum documento. Isso quer dizer que sem a biometria você fica sem a foto no app. E sem a foto no app, você precisa ter um documento com foto em mãos na hora do voto.

Caso você ainda não tenha feito a biometria eleitoral, ainda é tempo para fazê-la. É possível agendar o serviço pela internet e ficar em dia com essa pendência antes das eleições. O primeiro passo é verificar neste site da Justiça Eleitoral a disponibilidade do serviço na sua região.

Agendado o compromisso, você só precisa comparecer no local e data marcados munido dos seguintes documentos: comprovante de residência, documento de identidade com foto (exceto CNH), comprovante de quitação militar se for o primeiro voto e título de eleitor com comprovante de voto da última eleição, se tiver. Na hora do atendimento, você terá as digitais coletadas, além da elaboração de assinatura eletrônica e de fotografia digitalizada (uma foto sua é tirada na hora).

Como usar o app do e-Título?

E ainda que as eleições estejam um pouco longe, é bom ir agilizando todo esse processo. Disponível para Android e iOS, já é possível baixar o aplicativo do e-Título agora mesmo. Para começar a usar é muito fácil. Logo na primeira tela, você faz login inserindo o número do título eleitoral, data de nascimento, seu nome, nome do pai e da mãe.

Três telas do aplicativo e-Título, demonstrando suas funcionalidades
O app concentrará todas as suas informações eleitorais. Imagem: Divulgação

A partir daí, o aplicativo já buscará no banco de dados da Justiça Eleitoral informações sobre a sua situação eleitoral (checando se está tudo regular e quitado), além de mostrar sua foto, caso tenha feito a biometria. Além disso, o app também vai mostrar seu local de votação.

A validação do voto com o app se dá com um QR Code que aparece na tela na hora do voto e serve para cruzar os dados do aplicativo com a Justiça, atuando na validação do voto na zona eleitoral.

Tela do aplicativo do título de eleitor digital.
O aplicativo gera um QrCode para a validação do título. Imagem: Divulgação

Vale frisar que, mesmo com o aplicativo, o título de eleitor impresso continua valendo, é claro. O aplicativo, na verdade, se trata apenas de uma facilidade que pode substituir o título de eleitor, mas não o inutiliza. Você pode continuar usando seu documento impresso para votar normalmente, inclusive se no dia não estiver com seu smartphone em mãos.

Vantagens e benefícios do aplicativo e-Título

O app surgiu como uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), e foi adotado pelo presidente do TSE, Gilmar Mendes, para distribuição em todo o país. A intenção da Justiça Eleitoral é estar na vanguarda das inovações tecnológicas que possam proporcionar uma prestação de serviço ao eleitor mais rápida, transparente, segura e confiável.

No viés sustentável, o e-Título surge como alternativa à emissão de títulos eleitorais em papel. Trará ainda economia através da redução dos custos da Justiça Eleitoral, como a emissão de segundas vias dos títulos extraviados, suprimentos de impressora, etc. Para o eleitor, o benefício se mostra na facilidade de ter os seus dados eleitorais sempre seguros e disponíveis, minimizando os riscos de extravios e danos ao documento de título de eleitor.

Vindo de uma onda crescente de digitalização de documentos, (veja aqui quais já estão disponíveis no Brasil), a ideia é que o app do e-Título seja um portal de acesso a vários outros serviços, com a possibilidade de a pessoa saber o seu local de votação e se está em dia com a Justiça Eleitoral. Segundo garantem seus idealizadores, será até possível, no futuro, fazer a justificativa eleitoral pelo aplicativo.

E você, já está com tudo preparado para exercer sua cidadania com agilidade e segurança no dia das eleições?

Gostou da notícia?

Telefônica
Vivo. Patrocinadora Oficial da Seleção dos Brasileiros
Viva Tudo
172.30.0.62