Uber, Cabify ou 99: qual o melhor aplicativo de transporte?

Além dos nomes mencionados acima, há o Venuxx, um app de transporte exclusivo para mulheres.

02/05/2018 às 11:00

“Seu motorista está chegando”. Essa é provavelmente uma das frases que você mais lê durante o dia. Apenas mais um indicativo de que aplicativos de transporte como Uber, Cabify ou 99 estão cada vez mais inseridos na rotina das pessoas e alterando a forma com que elas compreendem mobilidade urbana.

Isso porque esse segmento não apenas oferece segurança e rapidez aos passageiros, como reduz veículos nas ruas e, por consequência, oferece benefícios ao meio ambiente. Em outras palavras, menos carros andando por aí, menores são as chances de engarrafamento e menor é a emissão em massa de gases prejudiciais ao meio ambiente.

Além de segurança e rapidez, aplicativos de transporte oferecem acessibilidade, característica fundamental para sua disseminação.Ou seja, por possuírem uma tecnologia fácil, qualquer pessoa pode instalá-los em seu celular, mesmo que o aparelho não seja o mais potente do mercado.

Em síntese, os bônus são tantos que o ônus está em descobrir qual o melhor aplicativo do mercado, pergunta que norteia este texto. Ou ainda, qual o aplicativo que melhor se encaixa com seus objetivos, sejam eles quais forem. Para tanto, é necessário que você conheça as funcionalidade dos principais apps de transporte do mercado, como 99, Uber e Cabify. Vamos lá?

99, disponível em 300 cidades brasileiras

Avaliação: 4.4 na Apple Store | 4.7 na Play Store
Download: para iOS | Android
Tempo de espera: três a cinco minutos
Formas de pagamento: cartão de crédito e débito, dinheiro ou PayPal
Lista de cidades que possuem o 99 app: área “onde estamos” do site da marca

Para iniciar a lista, nada melhor do que a 99, única empresa brasileira a ocupar espaço no seleto grupo de startups avaliadas em 1 bilhão de dólares. O título foi alcançado após Ariel Lambrecht, Renato Freitas e Paulo Veras, criadores da marca, venderem a tecnologia para a chinesa Didi Chuxing, a maior plataforma de transporte por celular do mundo.

Entre inúmeras vantagens, que vão das funcionalidades amigáveis até a ampla possibilidade de pagamento, o aplicativo 99 é o único da lista que oferece a escolha entre veículo particular ou táxi na hora da corrida. Isto quer dizer que, quando você decide chamar um carro pelo 99, pode escolher entre o 99POP, veículo particular, ou táxi, chamado de 99TAXI.

A grande diferença entre os dois é o preço. Normalmente o 99TAXI custa mais caro do que o 99POP. Em um trajeto de 800 metros, por exemplo, a corrida feita com um táxi costuma custar em torno de R$ 9,50, enquanto o trajeto feito com um veículo particular custa em torno de R$ 6,10.

Abaixo, você confere as principais áreas do aplicativo: definição de trajeto, menu lateral e área de descontos.

Prints do 99, app de transporte que oferece serviços como 99POP.
O aplicativo 99 é o único da lista em que você pode escolher entre veículo particular ou táxi na hora da corrida.

Sobre outras funcionalidades do aplicativo, elas não são muito diferentes das opções oferecidas por nomes conhecidos como Uber e Cabify. Você pode falar com o motorista enquanto espera ele chegar, tem a opção de compartilhar a corrida com um amigo ou familiar enquanto cumpre o trajeto e, por fim, tem a chance de cancelar a corrida sem gastar nada*.

Após o final da corrida, você pode avaliar a experiência, levando em consideração o estado do veículo, bem como o tratamento oferecido pelo motorista e o trajeto realizado. Inclusive, é neste momento que você, como passageiro, pode garantir que o aplicativo qualifique seu grupo de motoristas e, por consequência, assegure sua segurança. Seja honesto na hora do feedback.

Por ser um aplicativo que conquistou o público brasileiro no final de 2017, há muitos motoristas cadastrados no 99, fato que garante um curto tempo de espera no momento em que você solicita um motorista, ao momento em que o app identifica que há um veículo disponível para buscar você. Em lugares bem centralizados, o tempo de espera leva menos de 20 segundos.

Agora que você já conhece as principais funcionalidades do 99, está na hora de explorar o Uber, o app de transporte mais famoso desta lista.

*Contanto que o cancelamento seja feito um minuto após solicitá-la.

Uber, o astro dos aplicativos de transporte

Avaliação: 4.7 na Apple Store | 4.2 na Play Store
Formas de pagamento: PayPal, Uber pré-pago, cartão de crédito ou débito e dinheiro.
Tempo de espera: três a cinco minutos
Lista com cidades que possuem Uber: acesse a página “cidades” do site
Download: para iOS | Android

Muita gente utiliza o Uber pelo fato de que ele foi o primeiro aplicativo a bombar na área do transporte privado urbano. Até então, estávamos acostumados com aplicativos que serviam para chamar táxis.

Inclusive, no Brasil, a primeira cidade a recebê-lo foi o Rio de Janeiro, em maio de 2014, seguida de São Paulo, no final de junho do mesmo ano. Hoje, o número de cidades que possuem esta opção é enorme, portanto, para conferir se a sua está incluída, confira no site do aplicativo.

Mas seria injusto atribuir apenas seu pioneirismo como razão para seu grande sucesso. O Uber também é o aplicativo mais completo do mercado em termos de funcionalidade.

Nele, você pode agendar viagens, adicionar paradas*, conferir o histórico de viagens realizadas e avaliar os motoristas. Abaixo você confere as principais áreas do aplicativo: menu, inserção de trajeto e formas de pagamento.

Prints das telas do aplicativo Uber
O Uber também é o aplicativo mais completo do mercado em termos de funcionalidade.

Além dos recursos mencionados acima, o Uber também dá a chance aos motoristas de avaliarem seus passageiros. É isso mesmo, você, como usuário do aplicativo Uber, possui uma nota de 0 a 5. Por fim, mas não menos importante, com o Uber, você pode habilitar perfis de trabalho e familiar, conforme mostram as imagens abaixo:

Prints das funcionalidades "família" e "trabalho" do aplicativo Uber.
Nele, você pode habilitar perfis de trabalho e familiar.

Na primeira opção, você cadastra até quatro pessoas de sua família e acompanha todas as viagens realizada por eles através do seu cadastro no Uber. Já na segunda, ideal para quem realiza muitas reuniões a trabalho, você abre uma seção no seu perfil pessoal, destinada às corridas realizadas por trabalho. Dessa forma, cadastra e-mail corporativo, forma de pagamento e na hora de chamar o Uber, fácil: indica se a corrida será pessoal ou a trabalho.

Com todas essas informações, é hora de entender um pouco sobre as nomenclaturas utilizadas pelo Uber.

Glossário para quem está começando:

  • UberX: Viagens baratas para o dia a dia;
  • UberX VIP: Viagens baratas com os melhores motoristas;
  • SELECT: Conforto para o dia a dia com preço um pouco elevado;
  • UberBlack:Viagens executivas que custam caro;
  • Uber Pool: A ideia do Uber Pool está diretamente ligada ao compartilhamento de espaço. Ou seja, acionando a funcionalidade, você divide a corrida com até três pessoas que escolherem o mesmo destino que o seu. Saiba como usar sem ter problemas;

*Você pode adicionar paradas de até três minutos

Cabify, disponível nas principais metrópoles do Brasil

Avaliação: 4.6 na Apple Store | 3.5 na Play Store
Formas de pagamento: cartão de crédito e PayPal
Tempo de espera:
Download: para iOS | Android

O Cabify não é tão famoso quanto o Uber, portanto, o número de cidades brasileiras que podem contar com o serviço é modesto. Ao todo, são sete: Brasília, Campinas, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Santos e São Paulo. Se você não mora em uma dessas cidades, siga para o parágrafo abaixo.

Em comparação com outras marcas, o aplicativo do Cabify é o mais clean, ou seja, mais simples. É relativamente fácil de encontrar e utilizar todas as funcionalidades disponíveis, como reserva de viagens, contato com o motorista e inserção de descontos. A imagem abaixo comprova isso:

Prints do aplicativo Cabify
Em comparação com o 99 e Uber, o aplicativo Cabify é o mais clean, ou seja, mais simples.

Ademais, um dos diferenciais do Cabify é a área “Minhas preferências”, destinada às preferências do passageiro. Ali, você insere informações relacionadas à música, condições do carro e interações com o motorista; tudo para tornar sua viagem mais prazerosa.

Na mesma área você também pode colocar seus endereços favoritos, bem como atualizar informações cadastrais a qualquer momento. Confira a imagem para entender:

Print da área "minhas preferências" do app Cabify
Um dos diferenciais do Cabify é a área “Minhas preferências”, destinada às preferências do passageiro.

Afinal, Uber ou Cabify?

Como foi mencionado interiormente, o Uber está disponível em várias cidades do Brasil, enquanto o Cabify ainda é privilégio das principais metrópoles do país. Portanto, a resposta para esta pergunta está, antes de tudo, em sua localização.

Feita esta análise, vale considerar o preço de ambos para uma mesma corrida e as formas de pagamento disponíveis. O Uber aceita várias formas de pagamento, enquanto o Cabify aceita apenas cartão de crédito ou PayPal.

Uma dica para quem não sabe o que fazer é a seguinte: abra os dois aplicativos, informe o trajeto , então, veja qual está “valendo mais a pena”. Em outras palavras, em qual você pagará menos. O Cabify tem a fama de ser mais seguro que o Uber, mas um pouco mais caro.

Venuxx, app de transporte para mulheres

Avaliação: 2.5 na Apple Store | 3.0 na Play Store
Formas de pagamento: apenas cartão de crédito
Tempo de espera: 8 a 10 minutos
Download: para iOS | Android

O app Venuxx ocupa a classificação “novidade” da lista. Foi desenvolvido por uma empresa chamada Venuxx Technologies Ltda, situada no estado de São Paulo, com o intuito de solucionar uma questão alarmante: a segurança das mulheres em apps de transporte.

A preocupação surgiu após inúmeros relatos de passageiras que sofreram assédio por parte dos motoristas de aplicativos mais conhecidos.

Por ser um lançamento, apenas moradores ou visitantes frequentes de Belém, Brasília, Belo Horizonte, Canoas e Porto Alegre poderão usufruir da opção. Se você não mora em nenhum dessas cidades, mas gostou da ideia, pode levar o Venuxx até sua cidade. Basta registrar seu interesse no site, através da página “Líder regional”.

Agora, se você tem a chance de utilizá-lo, prepare-se para pagar mais caro do que as corridas feitas pelo Uber, Cabify ou 99. Tanto o Venuxx quanto o Femini Driver, aplicativo que você vai conhecer abaixo, trabalham com um valor cerca de 15% superior aos concorrentes, a fim de remunerar melhor as motoristas e atraí-las para o app.

Ademais, o visual do aplicativo é bem parecido com o dos nomes citados acima, mas seu funcionamento opera em outra lógica. Nele, tanto motorista quanto passageiro devem ser mulheres. Isto é, para solicitar um veículo particular você deve ser mulher e para trabalhar como motorista da marca, você deve seguir essa mesma regra. Na imagem abaixo, você confere as principais áreas do aplicativo:

Prints do aplicativo Venuxx, app de transporte exclusivo para mulheres.
No aplicativo Venuxx, tanto motorista quanto passageiro devem ser mulheres.

Como pode-se perceber, há área para agendamento de viagens, inserção de códigos, que diminuem o valor da corrida, e um lugar que registra todas as viagens realizadas. Até aí, nada de novo.

O diferencial está na possibilidade de realizar uma avaliação detalhada das motoristas, na opção de marcar sua motorista favorita e, por fim, no contato de emergência que você pode inserir no aplicativo para eventuais casualidades.

Vale ressaltar que a Venuxx Technologies Ltda não é a primeira  empresa a se preocupa com a segurança das mulheres. Em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, a Velasco Ti lançou no ano passado o Femini Driver (download para iOS ou Android), um aplicativo de transporte exclusivo para o público feminino da cidade.

Afinal, qual o melhor aplicativo de transporte?

Em síntese, no app 99 você escolhe entre veículo privado ou táxi; o Uber oferece mais formas de pagamento e várias funcionalidades; o Cabify, por sua vez, tem um aplicativo friendly e possui carros mais qualificados. E, por fim, o app Venuxx foi criado para mulheres. Ou seja, mais uma vez, o melhor aplicativo será aquele que conversa de forma coerente com o que é importante para você.

Gostou da notícia?

Telefônica
Vivo. Patrocinadora Oficial da Seleção dos Brasileiros
Viva Tudo
172.30.0.74