Trocou de celular? Passe seus dados para o novo aparelho sem perder nada

Existem diversas ferramentas e opções para que você comece a aproveitar o seu novo smartphone sem perder nada dos dados e arquivos do aparelho antigo.

06/07/2018 às 17:00

Comprar um smartphone novo é sempre uma felicidade. Ter em mãos um celular novinho, geralmente muito mais moderno que o anterior, cheio de novas possibilidades. Sem contar a beleza do aparelho! Para ficar tudo perfeito, só falta ele ter todos os apps que você já tinha. Além deles, principalmente, seus dados e arquivos como você costuma usar.

Levar seus dados para o novo celular é mais simples do que imagina!

Infelizmente essa última parte não é exatamente automática. Para ter seus dados antigos em um aparelho novo você vai precisar de um tanto de empenho. Mas nada é impossível, pode ficar tranquilo!

A seguir, mostramos a você ferramentas e dicas que facilitam essa transição de aparelho antigo para novo. Seguindo nossos passos, você terá seu celular com todos os seus dados e arquivos, sem perder nada. Aliás, tudo isso de um jeito muito prático e fácil.

Quer descobrir como? Vem com a gente!

Como Passar os Dados de um iPhone antigo para um novo

De um modo geral, a transição de dados e arquivos entre aparelhos de sistema iOS pode ser feita de duas formas. Uma delas é pelo iCloud e a outra pelo iTunes.

No iPhone você tem duas ferramentas nativas para transferência de dados

Usando o iCloud

  1. Vá em “Ajustes” no iPhone velho.
  2. Em “ID Apple”, toque em iCloud, na segunda seção do menu.
  3. É hora de selecionar quais dados deverão ser feitos os backups. Confira os apps em “Apps que usam o iCloud”, como “Fotos”, “Contatos” e “Calendário”, e habilite o cursor, colocando-o na posição verde para transferir os dados ao novo smartphone. Os apps em branco (desativados) não serão transferidos ao outro iPhone.
  4. Mais abaixo na tela, toque em Backups do iCloud, ao fim da seção “Apps que usam o iCloud”. Habilite a função (deixe o botão verde), se ela ainda não estiver ligada.
  5. No fim da tela, toque em “Fazer backup”. O backup do iPhone antigo começará; espere até que seja concluído.
  6. Selecione iCloud, no canto superior esquerdo da tela. Você será direcionado mais uma vez à página de configurações do iCloud.
  7. Ligue o novo iPhone e complete o processo de configuração. Você deverá selecionar algumas informações, como idioma e país, a rede Wi-Fi que será usada, entre outras.
  8. Opte por “Restaurar de Backup do iCloud”, quando for pedido durante a configuração do iPhone.
  9. No canto direito superior da tela, toque em “Próximo”. Digite senha e ID Apple, e escolha um backup do iCloud. Opte pelo mais recente.
  10. Toque em Restaurar. Os dados copiados do iPhone antigo serão repassados ao novo aparelho. O iPhone deverá reiniciar automaticamente após concluir a recuperação dos dados e depois estará pronto para uso!

Utilizando o iTunes

  1. Com um cabo USB, connecte o iPhone antigo ao computador. Abra o iTunes e selecione o iPhone. Um ícone do aparelho deverá aparecer na parte superior da tela após ser identificado pelo iTunes.
  2. Clique no botão ao lado de “Este Computador”, dentro da seção “Fazer backup automático”.
  3. Se desejar fazer backup de senhas, dados do Homekit ou apps “Saúde” e “Atividade”, marque a opção “Criptografar dados do iPhone” e crie uma senha.
  4. Clique em “Fazer Backup Agora” no painel à direita da janela, na seção “Restaurar e Fazer Backup Manualmente”,
  5. Aguarde o iTunes finalizar o processo de backup e armazenamento de dados. Após isso, clique no botão para remover o dispositivo com segurança e desconecte o aparelho do PC.
  6. Desligue o iPhone antigo. Ligue o iPhone novo e realize as configurações iniciais do iPhone.
  7. Vá em “Restaurar de um Backup do iTunes”. A opção surge como uma das alternativas de restauração ao configurar o iPhone novo.
  8. Conecte seu novo iPhone ao PC com o cabo.
  9. O iTunes deve reconhecer o novo dispositivo e mostrar a mensagem “Bem-vindo ao seu novo iPhone”. Selecione “Restaurar a Partir Desse Backup”. Escolha os dados mais recentes no menu suspenso. Clique em “Continuar”. O iTunes dará início à transferência de dados para o novo iPhone.
  10. Com o fim do backup, o aparelho reinicia sozinho. Após isso, estará pronto para uso!

Como Passar os Dados de um Android antigo para um novo

Para transferir seus dados para o Android, não tem muito segredo. A seguir, mostramos como fazer com que todos os seus aplicativos, fotos, mensagens e contatos estejam disponíveis no seu celular novo da maneira mais prática possível.

Seus dados antigos no Android novo? É possível!

Contatos

Se você já usa o sistema Android, provavelmente seus contatos já devem estar sincronizados com a sua conta do Google. No entanto, não custa nada garantir.

No aparelho antigo, vá nas configurações. Em seguida, acesse “Contas” e “Google”. Você verá qual conta do Google que está sendo usada no seu celular, e quais dados estão sendo sincronizados. Se certifique de que a opção “Contatos” está ativada e com última sincronização recente. Desse modo, assim que você logar no Google em seu outro aparelho, seus contatos aparecerão para você.

Fotos

O Google Fotos é a maneira mais fácil e rápida de assegurar o arquivo das suas fotos e imagens de um celular para outro.

Para usar, instale o app no seu aparelho antigo, caso ainda não o tenha, e clique no ícone de três linhas horizontais no canto superior esquerdo e escolha “Pastas do Dispositivo”. Surgirá uma lista de todas as pastas de imagens do seu celular. Entre nas que pretende levar com você e ative a opção “Backup e sincronização”.

Com o backup concluído, é só baixar o app novamente no seu novo aparelho e ver as imagens por lá!

Mensagens do WhatsApp

Para garantir acesso às mensagens, imagens e arquivos antigos que compartilhou via WhatsApp no seu celular novo, basta fazer um backup da sua conta.

Para isso, abra o WhatsApp, clique nos três pontinhos no canto superior direito do app e selecione “Configurações”. Seguindo, vá em “Conversas” e, então, em “Backup de conversas”.

Feito isso, opte por “Fazer Backup” e aguarde a sincronização.

No celular novo, abra o WhatsApp, faça a verificação de número e terá a opção de restaurar o backup. Prontinho, seus dados e conversas estarão todos lá!

Aplicativos

Para que você tenha todos os seus apps antigos no celular novo, a Play Store, loja de apps do Google, dá uma ajudinha: ela sincroniza os aplicativos que você tem com a sua conta.

Desse modo, quando você fizer login no aparelho novo, a Play Store dará início ao download dos apps que você tinha no dispositivo antigo. Fácil, não é?

Com essas dicas, não tem erro: todos os seus dados estarão ao seu alcance e você poderá curtir com tranquilidade e segurança seu novo smartphone! Navegue pela tag para mais dicas de Android ou iOS.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
mobileTecnologia
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email