Google Tradutor 2018 muda design para melhorar usabilidade

Google Tradutor 2018 mudou para deixar mais acessíveis as suas funcionalidades. Atualizações trazem ao site recursos que a versão mobile já tinha. Confira!

27/02/2019 às 14:00

O Google Tradutor tem milhões de usuários diários, ainda que muitas pessoas o considerem como uma ferramenta muito básica e de pobres resultados. Mas quem nunca usou essa ferramenta tão útil para entender uma letra de música, por exemplo? Afinal, esse serviço está no mercado há pouco mais de dez anos e foi sendo constantemente aperfeiçoado. E para isso, conta inclusive com a ajuda das pessoas que o utilizam: qualquer um da comunidade de usuários pode melhorar as traduções apresentadas.

O Google diz que, historicamente, não era fácil encontrar alguns dos recursos do site. Por isso, em dezembro de 2018, apresentou ao público um novo design, mais intuitivo e com melhor usabilidade. A intenção era melhorar a experiência no site do tradutor do Google. Afinal, são cerca de 200 milhões de usuários por mês utilizando os serviços de tradução que oferece, hoje, 103 idiomas. São 30 trilhões de sentenças a cada ano. Nada mal para um serviço que começou há pouco mais de uma década com apenas o inglês e o árabe, não é mesmo?

Google Tradutor 2018 aumenta cada vez mais seu número de usuários.

Google Tradutor conta com 200 milhões de usuários por mês.

Assim, o Google Tradutor 2018 ganhou atualizações na versão desktop no final do ano. Com isso, os usuários do site passaram a contar com alguns recursos que já estavam rodando em dispositivos móveis. A versão do tradutor do Google 2018 veio, portanto, para proporcionar uma experiência mais satisfatória para os usuários do site, atendendo de maneira mais completa as suas necessidades. Ficou curioso? Então continue lendo este post. Assim, você vai conhecer um pouco melhor essas novas funcionalidades.

Google Tradutor 2018 está mais claro e acessível

Se pensou em grandes mudanças, esqueça. O novo design do site do Google Tradutor 2018 mantém a estrutura original, com os tradicionais dois campos para entrada e saída de texto. Entretanto, o acesso às demais funcionalidades está mais fácil, com botões em destaque. Assim, o novo site ajuda os usuários a entender mais claramente a respeito do uso da ferramenta. Um exemplo? Está mais prático alternar entre a função de inserir texto e do upload de arquivos ou documentos a serem traduzidos, pois está muito mais visível.

Google Tradutor 2018 está com cara nova e mais interativo.

Google Tradutor: novo design torna mais visíveis os diferentes recursos da ferramenta.

Para estimular ainda mais a utilização do tradutor do Google, os botões para acessar o histórico, as traduções salvas e a comunidade estão com mais destaque, bem abaixo dos campos de texto. Falando em comunidade de usuários, outro dado para você: mais de 3,5 milhões de pessoas fizeram 90 milhões de sugestões e contribuições para o tradutor do Google por meio da comunidade.

Mas voltemos às atualizações do tradutor do Google. Você sabia que, além de favoritar suas traduções, elas podem ser salvas em um dicionário personalizado? Conforme o Google, anteriormente, somente em torno de 10% dos usuários do site do tradutor salvaram mais de uma tradução. Entretanto, o novo design tornou essa funcionalidade mais encontrável. Portanto, ela deverá ser bem mais acessada. E outra novidade é que, agora, é possível separar as traduções salvas por idiomas.

Google Tradutor 2018 ganhou melhoramentos visuais tornando opções-chave mais visíveis.

Novo Google Tradutor 2018: botões de acesso aos recursos têm mais destaque na visualização.

Google Tradutor agora tem versão única responsiva

No início do texto, falamos que essa atualização de dezembro de 2018 colocou ao alcance dos usuários do website implementações já presentes para dispositivos mobile, certo? Bem, parece que essa foi a última ocasião em que isso acontece. É que a velocidade da plataforma web também mudou, e agora pode lançar as novidades de maneira mais rápida, afirma o Google.

Assim, o Google Tradutor 2018 oferece, a partir dessa mudança, uma única versão. E sempre que houver alguma novidade, ela se ajustará, responsivamente, à largura do navegador que o usuário estiver utilizando. Ou seja, qualquer novo recurso do tradutor, assim que for lançado, estará disponível para todos os usuários, independentemente do dispositivo utilizado. Portanto, não fará mais diferença utilizar a ferramenta em seu desktop, tablet ou smartphone.

Google Tradutor 2018 tem uma comunidade dedicada ao aprimoramento das traduções.

Comunidade do Google Tradutor contribui para que ferramenta fique sempre atualizada nas traduções.

O Google Tradutor 2018 está disponível para Android e para iOS (iPhone e iPad). E se você ainda não conhece, experimente essa nova versão no site do serviço. Aproveite para saber mais sobre essa ferramenta do Google. Por exemplo: você sabe como acessar o recurso no celular mesmo sem ter Internet?

Esperamos que você continue acompanhando o nosso blog. Afinal, quem não quer estar sempre por dentro das vantagens que a tecnologia oferece para a nossa vida? E como você sabe, nos conteúdos que o Vivo Tech oferece, você encontrará sempre as novidades e informações mais relevantes.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
GoogleUtilidades
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email