5 formas de tirar fotos pelo celular sem tocar no obturador

Há pelo menos cinco formas inusitadas de tirar fotos pelo celular Android que você não conhece. Abra mão do botão do obturador.

28/05/2018 às 17:50

A câmera é um dos recursos do smartphone que mais sofreu alterações com o passar dos anos e com a evolução da tecnologia mobile. No momento atual, mesmo o modelo mais simples do mercado possui uma captação boa, bem como uma resolução decente, similar a uma câmera profissional popular.

Resultado dessa evolução são o surgimento massivo das mais diversas redes sociais digitais que funcionam por meio do compartilhamento de imagens, como o Snapchat, Instagram e o “Status” do WhatsApp.

Nestes espaços, o registro (quase excessivo) de momentos é essencial e o usuário deve estar com o celular em mãos para não correr o risco de perder o pôr do sol, aquele pássaro voando no céu azul, um abraço inesperado do outro lado da rua ou o gesto “fofíssimo” de um gato.

No entanto, estar com o celular à postos às vezes não é suficiente. O ideal é conhecer a fundo as opções que a câmera do celular oferece, bem como as diversas formas de tirar fotos. Isto é, os métodos de disparo oferecidos pelo fabricante do celular. Dessa forma, dá para garantir o melhor resultado em todas as situações.

Abaixo, você vai conhecer 5 formas inusitadas de tirar fotos pelo celular sem tocar no botão do obturador. Mas, antes, saiba que para descobrir os métodos de disparo não convencionais que seu celular oferece, basta acessar as configurações da câmera, conforme imagem:

 

Print das telas de configuração da câmera do celular J7 PRO da Samsung.

Para descobrir os métodos de disparo do seu celular, vá até as configurações da câmera. Imagem: J7 Pro.

Para acessar as telas acima no seu celular, você precisa abrir o aplicativo da câmera, encontrar o símbolo “configuração” ( ou), que geralmente está localizado no canto esquerdo ou direito, e encontrar a opção “Métodos de disparo”.

Agora que você já sabe que há uma área específica no seu smartphone que reúne esse tipo de informação, vamos aos 5 modos não convencionais de tirar fotos pelo celular:

Apertando os botões + e – do volume

A alternativa mais popular para tirar fotos com o celular é apertando nos botões + e -, também conhecidos como botões de volume, que localizam-se nas laterais ou na traseira da maioria dos modelos de celular.

Não há segredo: você abre o aplicativo da câmera e, pronto, aperta no botão “mais” ou no “menos”. Ficou com dúvidas? Confira o GIF abaixo:

GIF de uma pessoa tirando foto com celular.

Você pode tirar foto clicando nos botões + e – do volume, localizado na lateral ou traseira do celular.

Com o fone de ouvido

A segunda alternativa é pelo fone de ouvido da marca, aquele que vem junto com o celular, lembra? Ele serve para realizar chamadas, escutar música, assistir aos vídeos do Youtube e, sim, também serve como botão obturador.

 Foto do fone de ouvido preto do moto g5 plus, modelo de celular da Motorola. que serve para tirar fotos pelo celular.

Um dos métodos de disparo de fotografia é através do fone de ouvido do celular.

Seu funcionamento é fácil. Suponha-se que você está fazendo sua corrida matinal enquanto ouve uma playlist animada do Spotify e se depara com uma cena inusitada, digna de uma postagem no Instagram. Para agilizar o processo e registrar a foto, basta abrir o aplicativo da câmera, clicar no botão do fone de ouvido e, pronto, a imagem foi capturada.

Tocando em qualquer lugar da tela

A terceira forma de tirar fotos é tocando em qualquer lugar da tela do celular. Ou seja, não exclusivamente no botão obturador. E isso serve tanto para selfies como para fotos convencionais, com a câmera traseira. Basta você enquadrar, ajustar exposição de luz, foco e tocar qualquer lugar da tela para registrar. Fácil e rápido.

Tirar fotos pelo celular mostrando a palma da mão

A quarta maneira de capturar imagens é restrita aos modelos de celular mais rebuscados, como Galaxy J7 Prime/Pro e Galaxy S8 Plus, ambos da Samsung. O aparelho permite que você tire selfies utilizando a palma da mão.

Estranho? Um pouco. Mas funciona. Ao reconhecer a palma da sua mão, o dispositivo tira uma fotografia após dois segundos. No entanto, você precisa ativar a função para que ela funcione.

Pelo Controle de Voz

Por último, mas não menos funcional, você pode registrar imagens através da sua voz. Isso se você tiver o aplicativo Google Assistente (download para Android) instalado no celular. Para aprender, siga o passo a passo abaixo:

  1. Abra o Google Assistente;
  2. Diga “ok, Google” perto do telefone;
  3. Fale “Tirar foto” ou “Tirar selfie”.

Depois disso, a câmera será aberta dentro do próprio app com um timer e a foto será tirada automaticamente.

Agora que você descobriu formas de tirar fotos pelo celular sem tocar no botão do obturador, hora de desvendar outro mistério: como fazer fotos noturnas melhores. Tirar fotos à noite com seu celular pode ser bem mais simples, sabia? A gente ensina dicas e truques para tornar seus registros noturnos muito mais bonitos.

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email