Conheça o novo tênis da Nike: o Adapt BB

Saiba mais sobre o Nike Adapt BB! O primeiro tênis com cadarço automático do mundo chega às lojas em fevereiro de 2019.

13/02/2019 às 17:00

Pisar no próprio cadarço e tropeçar, quem nunca? Mas já imaginou se você não precisasse amarrá-los e nem sequer se preocupar se eles estão desamarrados pelo resto da vida? Então, a Nike pensou! E criou o Adapt BB, o primeiro tênis com cadarços automáticos do mundo. É isso mesmo! Não, não estamos falando do tênis do Marty McFly, personagem do filme De Volta Para o Futuro II, de 1989.

O Nike Adapt BB é uma realidade e começa a ser vendido nos EUA, a partir do dia 17 de fevereiro de 2019. No entanto, ainda não existe previsão de chegada ao Brasil. O custo do par é de US$ 350 (cerca de R$ 1.290). E por enquanto, só existe uma opção de cor: preto e branco.

Aliás, para aqueles que quiserem saber a hora exata em que o calçado estará disponível para venda, é possível deixar o e-mail no site do fabricante para receber a notificação.

Adapt BB é o novo tênis tecnológico da Nike.

O Nike Adapt BB amarra os cadarços automaticamente.

Por que a sigla BB?

Para atletas de alta performance, o conforto e o ajuste adequado ao calçado são fundamentais. De acordo com Eric Avar, executivo da Nike, esse foi o motivo pelo qual a empresa escolheu o basquete como a modalidade para introduzir a tecnologia na linha de calçados.

Pois, devido aos constantes deslocamentos, saltos e outros movimentos, a pressão arterial se modifica e com isso ocorre o inchaço dos pés — que podem variar até meio número em tamanho. Portanto, a sigla BB vem da palavra basketball.

Como funciona o Adapt BB?

Quando a pessoa coloca o pé no tênis, um motor detecta a tensão necessária e o aperta para proporcionar um encaixe perfeito. Mas não para por aí.

A tecnologia FitAdapt age justamente no controle de regulagem aos pés. É possível ajustar a tensão dos cadarços pelos botões, localizados no solado. Ou ainda, por meio do app Nike Adapt, que se comunica com o calçado por tecnologia Bluetooth.

Sendo assim, é possível apertar ou soltar o laço usando o smartphone. Não é preciso se abaixar, e é só apertar a tela do dispositivo.

Aliás, o mecanismo guarda suas preferências de amarração – mais apertado ou folgado – para diferentes situações. Essas configurações podem variar ao longo de uma partida de basquete, por exemplo, com diferentes tensões no aquecimento, para os primeiros minutos de jogo ou enquanto estiver no banco de reservas.

Inclusive, o material utilizado na fabricação dos cadarços (que dão voltas por todo o calçado) é capaz de suportar a mesma tensão que uma corda de paraquedas. Tudo isso para poder manter os pés no lugar – e sem torção – durante os movimentos.

Adapt BB se amarra sozinho de acordo com as preferências do usuário.

O mecanismo de cadarço automático do calçado.

O app ainda possibilita trocar as cores das luzes de LED presentes nos botões do solado e checar o nível de carga das baterias.

É preciso trocar as pilhas?

Não vai ser preciso trocar as pilhas do tênis e nem lembrar onde foi parar o cabo. Basta colocá-los sobre a base do carregador sem fios e pronto. As luzes mudam conforme o nível de carga e avisam quando estiver em 100%.

Também não precisa se preocupar se a bateria acabar enquanto estiver usando o calçado. Mesmo descarregado, é possível desamarrá-lo sem problemas.

Adapt BB deve ser recarregado, assim como qualquer gadget.

O recarregamento do tênis é feito por aparelho sem fio.

O futuro da tecnologia

O basquete foi só o começo. Pois a Nike deve expandir a tecnologia para outros esportes, ainda em 2019, e também disponibilizá-la para os modelos do dia a dia.

Porém, o intuito é levar o sistema mais além, e não só ficar na amarração automática dos cadarços. A ideia é criar uma cadeia de troca de informações, entre o tênis, o app e o fabricante.

Dessa maneira, abre-se a possibilidade de gerar um arquivo com dados sobre a utilização do calçado. A análise dessas informações voltaria em forma de treinamentos personalizados, enviados pelo Nike ao aplicativo, por exemplo.

Adapt BB é um dos primeiros tênis inteligentes que em breve estarão disponíveis no mercado.

A ideia é expandir a tecnologia para outras modalidades.

A verdade é que com dados sobre a utilização do produto — algo até então impossível na indústria de calçados — a empresa poderá entender melhor as demandas do público e criar novos produtos a partir delas. Conforme Michael Donaghu, executivo da Nike, atualmente a compra de um tênis é o fim de uma jornada. Porém, com a tecnologia FitAdapt, será apenas o começo.

Você adora gadgets e gosta de ficar conectado? Então não pode deixar de ler a matéria que fizemos contando como escolher o melhor smartband para você.

Se quer automatizar a sua casa, mas quer gastar pouco, então precisa ler a reportagem que fizemos sobre o assunto. Confira aqui!

Veja mais sobre
TecnologiaUtilidades
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email