Tecnologia solidária: use a internet para doar agasalhos neste inverno

O frio chegou, e com ele as campanhas de doação de agasalhos. Quer ajudar sem precisar ter muito trabalho? A internet está aí para isso!

22/06/2018 às 17:00

Quando o calendário chega em junho, todos os anos, já sabemos que é hora de tirar os casacos e cobertores mais pesados do armário. A frente fria tão comum do inverno faz baixar a temperatura nos termômetros e torna essa época a mais gelada do ano.

Mas é possível tornar esses dias frios em momentos de aquecer o coração. Isso porque é nessa época que os nossos sentimentos de solidariedade afloram. Nos vemos diante de realidades diferentes da nossa, mostrando que nem todos tem condição de se agasalhar apropriadamente para o inverno.

Nesse momento, é hora de doar. Revisando seus cabides, é possível que você encontre artigos que já não usa mais e que pode passar adiante para os menos favorecidos.

Quando o tempo esfria, é hora de doar!

Faça um exercício de desprendimento. Você pode doar roupas, sapatos, cobertores e todo o tipo de suprimento necessário para que quem necessita possa atravessar com algum conforto os meses mais frios do ano.

E como fazer para doar todos esses itens? Com a tecnologia e a internet, ficou muito mais fácil! São muitas as campanhas de arrecadação em todo o país, promovidas por órgãos públicos, iniciativa privada e mobilizações organizadas por pessoas comuns. Além disso, há ainda algumas ações online.

A seguir, selecionamos algumas dessas iniciativas que facilitam a sua doação. Desse jeito, você faz uma boa ação, ajuda quem necessita, e sem precisar perder muito tempo com isso. Prático, fácil e bom para todos. Perfeito, não é?

O Exército da Salvação retira a sua doação em casa

Doe sem sair de casa com o Exército da Salvação.

Você já deu aquela “geral” no armário, separou tudo o que quer doar e agora não sabe para onde levar isso? Ou, ainda mais comum, não tem tempo para deixar isso em alguma instituição?

O Exército da Salvação ajuda nesse sentido. Dessa forma, você pode agendar um dia e horário para os funcionários da instituição irem até a sua casa buscar as doações. Basta entrar contato via telefone ou site, informando alguns dados básicos e os itens a serem doados.

Uma data de agendamento será oferecida de acordo com a região onde você está. A retirada de sua doação será programada e a equipe entrará em contato por telefone ou e-mail para agendar o melhor dia.

Por fim, após a doação ser retirada, um agradecimento será enviado a você por e-mail ou via carta física!

Depois de coletadas, as doações são encaminhadas para um Centro de Triagem, onde são separadas, classificadas e preparadas para a venda ou encaminhadas para reciclagem. Dessa forma, itens que apresentarem condições de uso são levados para os bazares beneficentes da instituição. Contudo, todo os itens são colocados à venda a um preço acessível.

O resultado financeiro líquido dos bazares é enviado para sede do Exército de Salvação no Brasil, que reinveste nos programas sociais da instituição em todo o país.

Ficou animado? Você pode agendar sua doação no site do Exército da Salvação.

Doe meias usadas ou sem par na Puket

Meias velhas não merecem o lixo!

Diga se já aconteceu com você: ao separar roupas para doação, algumas meias ficaram de fora e foram direto para o lixo, por serem muito velhas ou estarem sem par. Mas você sabia que é possível dar um destino solidário para elas?

A Puket traz todo ano uma ação durante o inverno onde incentiva e viabiliza que se doe meias velhas ou sem par.

Nas mãos da marca, esse material é reciclado e transformado em cobertores, que vão direto para os mais necessitados. Além disso, cada pessoa que recebe um dos cobertores produzidos pela Puket ganha também meias novas. Não é incrível?

Com mais de 160 lojas espalhadas em todo o país, e alguns parceiros, a marca recebe a doação normalmente em seus pontos de venda. Basta passar em uma loja e doar suas meias velhinhas!

Para saber mais do projeto, basta acessar o site. Lá você também encontra os locais de entrega mais próximos de você.

Doe para a Cruz Vermelha

Ajude a Cruz Vermelha a bater a meta!

Desde 2009 a seção paulistana da Cruz Vermelha promove arrecadações, sempre entre março e setembro. No último ano, a instituição bateu seu recorde em São Paulo, arrecadando 19.856,14 quilos de roupas. Pois isso representa quase o dobro da meta estipulada para o ano. Dessa forma, a ação beneficiou diretamente 42.934 pessoas necessitadas.

O desafio para 2018 é conseguir 13 toneladas de roupas e cobertores para aquecer 20 mil pessoas. Aliás, você pode ajudar para que isso aconteça!

A campanha foca em kits personalizados montados para os que receberão a doação. Assim, as famílias necessitadas são cadastradas, para que a organização saiba o tamanho de vestimenta e calçados de cada um. Com base nesses dados, as doações são recebidas e distribuídas em kits que entregam o que cada família precisa exatamente. Sem desperdício, e com muito cuidado e carinho!

Que tal fazer parte? No site oficial da campanha você encontra o endereço dos postos de entrega dos donativos.

Fala a verdade, esse frio anima a gente a fazer coisas boas, não é mesmo? Seja curtindo em casa com todo o conforto, seja ajudando a quem mais precisa. Se animou a doar? Aproveite o inverno para deixar a sua solidariedade aquecer vidas!

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email