Stalkear? PVT? Conheça as gírias do Instagram!

A rede social das fotinhas parece ter a sua própria linguagem. Descubra o significado das gírias e siglas mais usadas no Instagram!

28/09/2018 às 17:00

Quantas vezes você já não se deparou com uma sigla no Instagram que parecia fazer sentido para todos, menos para você? É fato, a rede social das fotos e vídeos tem seu próprio idioma. “Stalkear”, “SDV” e “PVT”, entre outras, são expressões que vemos por lá e acabaram sendo incorporadas em nosso cotidiano.

Além disso, algumas palavras tomam novo significado na rede, o que torna tudo ainda mais complexo.

Entenda o que é stalkear e outras siglas do Instagram.

Stalkear faz parte da sua rotina ou você nem sabe o que é isso?

Desse modo, se faz necessário aprender mais sobre as gírias usadas no Instagram. Para tanto, é preciso uma boa dose de bom humor para ficar por dentro dos modismos da rede. E a gente ajuda você com isso!

A seguir, listamos algumas das expressões e siglas mais usadas no Instagram. Confira uma por uma e fique por dentro do “idioma nativo” da plataforma!

10. #TBT

Usada sempre às quintas-feiras, #TBT é a sigla para “ThrowBack Thursday”. Em português, seria algo como “quinta-feira do retorno” ou “quinta-feira da volta ao passado”.

Desse modo, se usa #TBT quando se quer postar aquela fotinha bem antiga de um momento marcante. Assim, você pode ser um pouco nostálgico em suas publicações e mostrar para seus seguidores seu passado recente e outras curiosidades.

9. #SDV

Procurando por novos seguidores? A tag #SDV pode ajudar!

Ao contrário da tag #TBT, essa é brasileira mesmo e serve como sigla para “Segue De Volta” ou “Sigo De Volta”. O significado é tão simples quanto parece. Você usa para indicar que vai seguir de volta todos os usuários que passarem a seguir você com aquela publicação.

Ou seja, é uma hashtag usada para quem quer bombar o número de seguidores. Se for o seu caso, pode usar sem medo em seus posts!

8. Crush

Falar de amor, paixão e paquera sempre rende. O assunto é divertido e, por conta disso, a gíria “crush” já ultrapassou a fronteira da internet e chegou na vida real. Todo mundo tem um crush!

Entenda o que é stalkear e outras siglas do Instagram.

O crush chegou, aja normalmente!

No entanto, você sabe o que a palavra significa de verdade? Se trata de um termo em inglês que significa algo como “paixão” e é usado para denominar o interesse amoroso da vez. Ou seja, se você admira muito alguém, ou está apaixonado por essa pessoa, pode chamar de “crush”!

Aliás, o crush não precisa necessariamente ser alguém próximo, viu? O termo é usado também para se referir aos ídolos e artistas que acompanhamos nas redes.

7. Link na bio

Se você já tentou colocar um link em uma legenda de foto no seu Instagram, deve ter notado que não deu muito certo. A plataforma não permite links clicáveis em seus posts, de maneira que fica complicado para o usuário ter acesso ao endereço indicado pela publicação.

Desse modo, uma saída é colocar seus links na biografia do perfil, já que essa sim permite links clicáveis. Assim, virou moda colocar no perfil o link que você quer divulgar e indicar na postagem que seu seguidor deve ir até lá para clicar e ir direto para o destino desejado. Com “biografia” sendo abreviado para “bio”, surgiu o “link na bio”.

Ou seja, quando uma postagem tem a indicação de “link na bio”, é para que o seguidor vá até o perfil, veja a biografia, clique no link e acesse o site sugerido.

Aproveite para saber como baixar vídeos na internet. A gente ensina tudo! Clique aqui e descubra.

Entenda o que é stalkear e outras siglas do Instagram.

Feed é tudo o que você vê assim que abre o seu Instagram.

6. Feed

Quando você abre o app do Instagram, o que aparece na sua tela é o feed. Ou seja, se trata da linha do tempo onde aparecem as fotos e vídeos publicados pelos perfis que você segue.

No entanto, vale lembrar que essa linha do tempo não é exatamente fiel. Já faz um bom tempo, o Instagram deixou de adotar uma ordem cronológica para o seu feed. O que comanda agora é um algoritmo, que prioriza as publicações consideradas mais relevantes para você.

Não sabe fazer mosaicos no seu feed do Instagram? Clique aqui e aprenda!

5. Timeline

No Instagram, “feed” e “timeline” significam basicamente a mesma coisa. Porém, desde que o Instagram mudou a forma da entrega das postagens, caiu em desuso usar “timeline” na plataforma.

Isso porque a expressão “timeline” significa literalmente “linha do tempo”. E como hoje o Instagram usa algoritmos e não ordem cronológica para mostrar publicações, como dito anteriormente, a expressão acaba por remeter ao um jeito antigo de funcionamento da rede.

4. PVD ou PVT

Nem tudo se diz publicamente, certo? Quando se quer conversar em particular com alguém na rede, é comum usar “manda no PVT” ou “vamos falar PVD”. Mas você sabe o que essas siglas significam?

Entenda o que é stalkear e outras siglas do Instagram.

Se chamou no PVT é segredo? Pode ser que sim!

Ambas querem dizer “privado”, apenas o idioma é diferente. “PVD” é a sigla para “privado”, já “PVT” vem do inglês e abrevia a palavra “private”.

Além de ser muito usada no Instagram, a sigla também é bastante popular em mensageiros de grupo, como WhatsApp ou Facebook Messenger.

Ainda não conhece a visão alternativa do Instagram? Então, clique aqui e descubra como funciona o GBInstagram!

3. Sextou

Uma gíria brasileira que cresceu mais do que esperado e acabou tomando proporções desastrosas. Essa é a “sextou”!

Entenda o que é stalkear e outras siglas do Instagram.

Cuidado na hora de sextar!

Para entender a expressão, não tem mistério. O que os brasileiros da rede fizeram foi transformar a palavra “sexta-feira” em verbo. Além de agregar a sensação de euforia e expectativa que o último dia útil da semana sempre traz consigo, claro.

Desse modo, usar “sextou” virou o jeito de dizer que você estava feliz com o final de semana chegando e pretende curtir muito!

No entanto, usuários fora do brasil acabaram descobrindo a tag. E a interpretação foi para lá de inesperada! Para os estrangeiros, “sextou” foi lido como “sex to u”, ou seja, “sexo para você”. Assim, a tag passou a ser usada para a postagem de conteúdos de sexo explícito, o que acionou o alerta da equipe do Instagram.

Afinal, a rede das fotos não incentiva e nem apoia a pornografia. Conteúdos assim são barrados pela ferramenta, que teve um trabalhão para limitar o uso da tag #sextou até que a situação se normalizasse. Complicado, hein?

2. Direct

A expressão “Direct” vem de “Instagram Direct”, que nada mais é do que o serviço de mensagens do próprio Instagram. Ou seja, quando alguém mandar para você algo como “vem de Direct”, é porque a pessoa quer conversar com você pelo chat da plataforma.

Já sabe como arquivar e desarquivar fotos no Instagram? Então, clique aqui e descubra o que fazer e como acessar esse material. 

1. Stalkear

Quando a gente quer saber mais sobre uma pessoa que acabou de conhecer, ou quer ver o que aquele amigo sumido anda fazendo, a gente faz o que? Stalkeia!

Entenda o que é stalkear e outras siglas do Instagram.

Quer saber da vida alheia? Stalkeie!

Mas você sabe o que significa “stalkear”? Na verdade, a expressão é um jeito abrasileirado de conjugar o verbo em inglês “to stalk”, que quer dizer perseguir.

No ambiente virtual, no entanto, a expressão é bem menos séria do que parece. Levado na brincadeira, stalkear alguém significa apenas matar a curiosidade sobre a pessoa. Para tanto, é comum “stalkear” alguém entrando no perfil da pessoa e ver todas as publicações dela. Além disso, é comum conferir comentários e até likes recebidos pelo perfil.

Ou seja, quando você quer dar aquela “bisbilhotada básica” na vida virtual de alguém, é só stalkear conferindo o que ela anda publicando nas redes ultimamente.

Concluindo…

O Instagram tem uma linguagem própria! Saber o que significam palavras como “feed”, “stalkear” e “direct” podem ajudar você a se relacionar melhor na rede.

Além disso, é importante estar atento às polêmicas do momento na rede de fotos. Como é o caso do verbete “sextou”. Quem diria que uma expressão tão simples causaria tanto burburinho. E continue com a gente para saber mais sobre Instagram!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
InstagramRedes Sociais
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email