SSI LinkedIn: o que é e como melhorar?

Ferramenta gratuita é opção interessante para quem trabalha na área comercial ou em setores ligados às vendas.

13/12/2018 às 14:00

Depois de ser adquirido pela Microsoft por US$ 26,2 bilhões há dois anos, o LinkedIn cresceu aceleradamente. E isso não aconteceu apenas porque o número de usuários aumentou, pelo visual da rede social que, com o passar do tempo, ficou mais friendly e intuitivo ou pelo aplicativo que finalmente recebeu a atenção dos desenvolvedores.

A evolução da rede social criada por Reid Hoffman, Allen Blue, Konstantin Guericke, Eric Ly e Jean-Luc Vailant se justifica pelo esforço constante da marca em profissionalizar seus serviços. LinkedIn Learning, LinkedIn Pulse, LinkedIn Premium, bem como seu último lançamento, o SSI LinkedIn, são boas provas disso.

Falando em SSI LinkedIn, você já está por dentro do “novo” recurso lançado pela plataforma?

O que é SSI LinkedIn?

Antes de qualquer informação, SSI significa Social Selling Index. Em português, Índice de Vendas Sociais. Portanto, você pode se referir ao recurso como “SSI LinkedIn” ou “IVS LinkedIn”. A escolha é sua.

Dito isso, o SSI é um indicador oferecido pelo LinkedIn que mostra, através de quatro critérios ou pilares, como está sua atuação na plataforma. Em outras palavras, expressadas por Felipe Matheus, treinador Social Selling aprovado pelo LinkedIn, Social Selling Index (SSI) “é uma fórmula que mede a sua utilização do LinkedIn como uma ferramenta de social selling (venda social)”.

Portanto, SSI é extremamente valiosa para quem trabalha na área comercial ou em setores ligados às vendas. No entanto, também vale para quem deseja apenas aprofundar seus conhecimentos em LinkedIn para conseguir aquele emprego dos sonhos.

Como o SSI funciona?

Antes de entender como o recurso funciona, confira a “cara” do painel SSI, pois o visual ajudará na compreensão da funcionalidade. Spoiler: apesar do nome sugerir uma disposição de informações super complexa, o visual é bem amigável.

Print do SSI LinkedIn.

O SSI é um indicador oferecido pelo LinkedIn que mostra, através de quatro critérios ou pilares, como está sua atuação na plataforma.

Feito isso, vamos ao funcionamento do SSI. Cada perfil no LinkedIn pode atingir uma pontuação máxima de SSI que, neste caso, é 100 pontos. No entanto, para alcançá-la, é preciso atingir 25 em cada uma das quatro categorias criadas pela plataforma (que serão abordadas a seguir).

Como você pôde perceber na imagem acima, o SSI do perfil em questão é 29, uma média feita a partir do valor atingido em cada uma das categorias. E quanto maior o SSI, maior o número de leads e maiores possibilidades de negócios. Um SSI mais baixo sugere que você está deixando a desejar em algum ponto específico.

Categorias do SSI

Estabelecer sua marca profissional

Comece a se estabelecer como um líder de pensamento. Publique artigos relevantes que correspondem ao seu setor e aos tipos de profissionais que você deseja atrair. Esse conteúdo pode ter curadoria de fontes confiáveis ​​ou pode ser original. De qualquer forma, o objetivo é começar a se estabelecer como um líder de pensamento.

Como melhorar: publique conteúdo relevante que te posicione como um líder, aumente sua visibilidade com publicações e interaja com conteúdos e angarie recomendações para deixar seu perfil completinho.

Encontrar as pessoas certas

Você usa a Pesquisa Avançada para identificar clientes potenciais? Saiba quem você está procurando e as palavras-chave relacionadas a eles.

Como melhorar: utilize a incrível ferramenta de pesquisa do LinkedIn para encontrar contatos, acesse o perfil de potenciais clientes e entre em contato com pessoas que visitaram seu perfil.

Envolver-se com insights

Engajar-se é uma ótima maneira de encontrar pessoas semelhantes a você.

Como melhorar: Compartilhe conteúdo relevante, converse com seus contatos de 1° nível e participe de grupos.

Construir relacionamentos

O princípio da rede social digital é a relação. Logo, utilize o LinkedIn para construir relacionamentos que sejam interessantes para seu objetivo. 

Como melhorar: Conecte ou siga outros profissionais, principalmente tomadores de decisão, e nutra a relação continuamente para ser lembrado.

Todos os perfis possuem um SSI?

O recurso do LinkedIn é bastante democrático. Isto é, qualquer pessoa com uma conta na plataforma pode usar gratuitamente o Social Selling Index (SSI). Para saber o seu número, clique neste link: https://www.linkedin.com/sales/ssi.

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