Aprenda a mandar mensagem de socorro do seu smartphone

Seu celular pode ser uma importante ferramenta em momentos de apuros. Descubra como ativar mensagens de socorro automáticas por ele.

08/11/2018 às 9:00

Por estar sempre à mão, o smartphone pode ser uma ótima ferramenta para nos ajudar em momentos de perigo. Com ele, é possível acionar a polícia, ou algum contato mais próximo, para pedir ajuda em situações inesperadas. Ou seja, usar como SOS de celular!

No entanto, em alguns momentos mais críticos, mesmo usar o celular para telefonar por socorro pode ser perigoso. Em determinadas situações, qualquer gesto mais brusco pode ter efeitos danosos. Como em casos de sequestros ou violência armada, por exemplo.

Nesse sentido, as grandes desenvolvedoras de celulares já vem buscando ferramentas que possam vir em socorro de seus usuários, sem com isso colocar suas vidas em risco.

SOS celulares: seu smartphone pode ajudar a tirar você de apuros!

Seu celular pode ajudar a tirar você de apuros!

É o caso da Samsung, que vem investindo em um recurso rápido e útil para situações de emergências. Os aparelhos da Samsung, a partir do Galaxy S8, contam com uma função que envia um pedido de ajuda com o uso de apenas um botão.

Além disso, os iPhones, com sistema operacional iOS 11 em diante, também dispõem de sistema parecido. Chamado de “SOS de emergência”, o recurso permite que o usuário disque para um número de emergência sem precisar interagir com a tela do celular.

E as opções não param por aí. Para estar seguro em momentos de perigo, é possível ainda baixar aplicativos que atuam como um botão de pânico em situações de emergência.

Ficou curioso em saber como esses recursos podem ser usados por você? Continue a leitura e descubra como seu celular pode ajudar você a ter uma segurança extra em momentos de tensão.

Como ativar a mensagem de socorro no Samsung

Para os usuários de Android, a grande novidade vem por conta do lançamento do Galaxy S8. O smartphone da Samsung traz uma funcionalidade de emergência, de simples ativação e funcionamento.

SOS celulares: seu smartphone pode ajudar a tirar você de apuros!

A ajuda no Samsung vem de um jeito prático: pressionando três vezes o botão lateral.

Para configurar a ferramenta, o caminho é rápido:

  • Acesse o app “Definições”;
  • Vá para “Funções Avançadas”;
  • Acesse “Mensagens SOS”;
  • Ative a função e, em seguida, indique quatro contatos preferencias que possam fornecer ajuda em momentos de perigo.

SOS: seu smartphone pode ajudar a tirar você de apuros!

Para modelos anteriores, a partir do S6, também é possível configurar a função, no entanto o procedimento é um pouco mais complexo:

Para ativar a função “Enviar mensagens SOS”, faça o seguinte:

  • Vá em “Definições”;
  • Em “Pessoal”, toque em “Privacidade e segurança”;
  • Selecione “Segurança Enviar mensagens SOS”;
  • Mova o botão da esquerda para a direita para ativar a função (deve ficar verde);
  • Leia o Acordo de Licença de utilizador final, e confirme tocando em “Concordo”;
  • Adicione um ou mais contatos de confiança, selecionando “Adicionar”. É possível adicionar até quatro contatos;
  • Depois de selecionar os contatos, toque em “Concluir”.

Após essa configuração, quando você se sentir em situação de perigo, basta pressionar a tecla ligar/desligar três vezes. Desse modo, serão enviadas mensagens com a sua localização aos contatos que você indicou.

Vale lembrar que, dependendo da sua operadora e da região em que você estiver, também é possível anexar gravações de áudio e fotografias na mensagem.

Aplicativos que atuam como botão de SOS

Se o seu Android não dispõe de aplicativo nativo para envio de mensagem de socorro, como é o caso dos Samsung, não se desespere. Ainda assim é possível ter a ferramenta em seu aparelho.

O segredo no caso é se valer de aplicativos que funcionam como botão de pânico. Eles costumam ser tão eficientes, discretos e práticos quanto os regulares.

Entre os mais usados estão o Red Panic Button, app que permite ao usuário configurar um “botão de pânico” em seu celular. Com ele, é possível enviar SMS, e-mail, sua localização por meio do Google Maps e até mesmo publicar pedindo socorro em redes sociais como Facebook ou Twitter.

SOS celulares: seu smartphone pode ajudar a tirar você de apuros!

O app Red Panic Buton é uma opção para momentos de emergência.

Por fim, uma boa dica é o aplicativo Emergência. A ferramenta lista números de emergência e indica qual é o seu endereço. Desse modo, fica mais prático pedir ajuda em caso de alguma fatalidade.

Você sabia que o Uber agora conta com botão de pânico? Clique aqui para saber como funciona.

Como ativar a mensagem de SOS no iOS

A partir da versão iOS 11 do seu sistema operacional, os celulares da Apple passaram a contar com um importante recurso para uso em casos de perigo. Se trata do SOS de Emergência, ferramenta que ajuda o usuário a fazer uma ligação para pedir socorro quando em perigo.

Para utiliza-lo pela primeira vez, é preciso proceder antes em uma rápida configuração. Indo em “Ajustes”, você seleciona “SOS de Emergência”. Depois, habilita “Ligação automática”. Ou seja, é essa função que dá permissão ao smartphone de ligar para a polícia.

SOS: seu smartphone pode ajudar a tirar você de apuros!

O botão de pânico do iOS é bastante fácil de configurar e usar.

Com esse procedimento, se você passar por alguma emergência, basta apertar rapidamente o botão de Power cinco vezes seguidas, e o iPhone faz a ligação para você. Além disso, também há a opção de registrar no app nativo “Saúde” outros contatos de confiança para serem notificados se o “SOS de Emergência” do seu iPhone for ativado.

Se o seu celular for um iPhone X, iPhone 8 ou iPhone 8 Plus, no entanto, a mensagem de socorro do iOS é acionada de modo diferente. Nesse caso, você precisa manter pressionado o botão liga/desliga e um dos botões de volume para iniciar o modo de emergência.

Para concluir…

Em uma emergência, nem sempre é possível pegar o celular para ligar para polícia ou acionar um amigo. Para sanar essa necessidade de segurança extra, algumas desenvolvedoras de smartphones estão incluindo um botão de emergência nativo em seus aparelhos.

Desse modo, você pode contar com um auxilio rápido e seguro, ao usar seu celular de maneira discreta para avisar as autoridades ou algum contato de que está passando por apuros. Além disso, é possível instalar aplicativos de terceiros que fazem o mesmo serviço.

Ou seja, se trata de uma maneira prática e rápida de pedir ajuda, sem se colocar ainda mais em risco. Continue aqui no Vivo Tech para mais novidades sobre o assunto!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
SegurançaUtilidades
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email