WhatsApp com problemas? Conheça soluções fáceis

Se você tem um WhatsApp com problemas, confira os caminhos para solucionar as situações mais frequentes e importantes.

04/05/2020 às 9:00

O WhastApp é, com certeza, o aplicativo de mensagens mais utilizado em todo o mundo. Além disso, sua importância cresce nestes tempos de Covid-19. Ele se torna ferramenta fundamental para a comunicação com pessoas valiosas para você, das quais agora o afastamento é indispensável. E se você tem o WhatsApp com problemas, o que fazer? Vamos conferir os principais tipos de problemas e apresentar soluções bem práticas e simples. Vem com a gente!

WhastApp com problemas:

1-) “Não é possível conectar-se”

Quando falamos em WhatsApp com problemas, essa mensagem de erro certamente é o mais frequente. E, na verdade ela não está relacionada com o próprio aplicativo. O caso sempre é de conexão ruim ou inexistente.

Verifique se sua rede está funcionando (a melhor maneira de fazer isso é tentando abrir o navegador). Então, conecte-se a uma rede de Wi-Fi ou do próprio celula e o WhatsApp vai funcionar. 

Muitas vezes, WhatsApp com problemas tem a ver com conexão ruim
Causas de WhatsApp com problemas quase sempre são as mesmas: conexão, memória e comportamento.

2-) “Aguardando esta mensagem. Isso pode demorar um pouco”

Você vai receber essa mensagem de WhatsApp com problemas quando o contato com quem você quer se comunicar estiver completamente desconectado da internet. Nesses casos, o WhatsApp não consegue criptografar sua mensagem.

Então, qual é a solução? Passe um SMS para seu contato e solicite que ele se conecte na internet e no WhatsApp.

3-) Você não consegue enviar ou receber mensagens

As causas para esse problema podem ser duas: se você não consegue qualquer tipo de comunicação com todos seus contatos, a questão é conexão com a internet. Reconecte-se que tudo vai voltar ao normal.

Entretanto, se você não consegue se comunicar com contatos específicos, a causa é outra. Em outras palavras, aquele contato bloqueou você ou mesmo você o bloqueou e já esqueceu.

4-) Banimento, um dos problemas com WhatsApp

O WhatsApp pode banir qualquer usuário por um período específico de tempo, desde que considere que a pessoa violou as normas de políticas de conduta da plataforma. Esse banimento, aliás, pode até ser definitivo.

Imagem de mensagem de banimento do WhasApp.
Mensagem de banimento temporário do WhatsApp.

Aconteceu com você, não consegue fazer nada no WhatsApp? Basta aguardar o final do seu período de banimento e tudo voltará ao normal. Entretanto, se depois de três dias você continuar banido, é melhor fazer uma conta nova com outro número de telefone. 

5-) “Infelizmente, o WhatsApp parou”

Essa é uma mensagem de erro comum, que pode aparecer em qualquer celular com Android e que, enfim, não se restringe especificamente ao WhatsApp, mas a muitos aplicativos.

No caso da plataforma de mensagens, a solução é limpar a memória do app. Para fazer isso, basta abrir as “Configurações” do celular, navegar até o item “Aplicativos”, encontrar o WhatsApp e clicar sobre ele. Então, toque no item “Armazenamento” e em “Limpar Dados”. Certamente o app vai voltar a funcionar.

O caminho exato dentro das “Configurações” depende da versão do Android e da marca e modelo de cada celular. Aliás, seu WhatsApp pode estar instalado em um cartão de memória, e esse estar cheio. Nesse caso, acesse o cartão por meio das “Configurações” e mova para o smartphone o WhatsApp.

Já que estamos falando de memória do celular, uma dica importante: não deixe a memória de seu celular muito cheia. Periodicamente, faça uma limpeza no seu aparelho. Clique aqui e aprenda a limpar a lixeira do celular Android ou iOS.

6-) Data errada

O WhatsApp simplesmente não funciona se a data e a hora do seu celular não estiverem corretas. É bem raro acontecer, mas o celular pode desconfigurar a data. Se você receber a mensagem “A data de seu telefone está incorreta”, abra as “Configurações”, navegue até “Sistema”, clique sobre “Hora e Data”, e faça a correção manualmente.

Imagem de data e hora errada no WhatsApp.
Data erra no telefone? Tem solução!

7-) Arquivos inexistentes

Esse não chega a ser um problema com Whatsapp, mas é sobre gerenciamento de memória. Você recebeu um arquivo de mídia (foto ou vídeo) de um contato e depois de algum tempo ele foi afinal excluído, junto com vários outros, para aumentar a memória disponível no celular.

Mas agora você quer ver novamente esse arquivo, porém só consegue uma imagem borrada e um aviso de que ele não está disponível em seu dispositivo. A única solução possível é solicitar ao seu contato que envie novamente o vídeo ou foto.

😎 Difícil de enviar, difícil de receber

Você quer enviar a seus amigos um vídeo grande, de 15 minutos ou mais? É bem provável que não consiga porque o WhatsApp possui um limite para o tamanho dos arquivos que trafegam em sua rede. Somente vídeos curtos são permitidos.

Contudo, se você não consegue receber e baixar arquivos de mídia, o problema, como em quase todos os outros casos, está na memória disponível no aparelho. Em suma, faça limpeza da memória, elimine arquivos desnecessários, vídeos e fotos antigas.

Imagem sobre um alerta para limpara memória do celular.
Limpar a memória cache é a maneira prática de manter o telefone funcionando bem.

Aliás, o Android tem ferramentas para isso. Vá em “Configurações”, depois em “Armazenamento”, e siga as instruções para obter mais espaço.

Dessa maneira, você já está apto a resolver WhatsApp com problemas. E as causas, todavia, são sempre as mesmas: conexão, memória e comportamento. Siga as normas de conduta da plataforma, garanta uma conexão rápida e segura e mantenha seu celular com memória disponível.  Essa é, afinal, a garantia contra problemas com o WhatsApp e quaisquer outros aplicativos.

E se nada disso for a causa do seu problema, toque nos 3 pontinhos que ficam no lado direito do alto da tela, depois em “Configurações” e, por fim, em “Ajuda”. Lá será possível mandar uma mensagem de texto descrevendo seu problema e aguardar o suporte técnico do próprio WhatsApp. 

Aliás, você sabia que é possível enviar mensagens no WhatsApp sem digitar? Da mesma forma, você sabia que existe um sistema automático de envio de mensagens na plataforma? E ainda que é possível usar adesivos personalizados no WhatsApp? Tem tudo isso aqui, no Vivo Guru Blog.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
Redes SociaisUtilidades
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email