Software da Qualcomm Technologies identifica dispositivo roubado

De acordo com a própria Qualcomm, a solução poderá ser utilizada em vários países para identificar dispositivos móveis falsificados, ilegais ou roubados.

03/01/2019 às 14:00

Não é segredo para ninguém que o Brasil reúne números expressivos em relação a furtos de dispositivos móveis. Prova disso são as informações publicadas pela Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel em 2017. Elas indicam mais de 1,5 milhão de aparelhos roubados em 12 meses no país.

No entanto, esse tipo de furto não é problema exclusivo de terras brasileiras. Ou de países que compõem a América Latina. De acordo com Mohammad Raheel Kamal, diretor sênior da Qualcomm, a a União Europeia também sofre com o mesmo problema.

“São movimentados cerca de 45,3 bilhões de euros em vendas de dispositivos falsos, segundo estudo emitido em 2017 pela União Europeia”, afirma Kamal. Isto é, a maior parte dos países da Europa Central também enfrentam um cenário caótico quando o assunto é dispositivo roubado.

Imagem do prédio da Qualcomm.

Empresa estadunidense foi fundada em 1985.

Portanto, para auxiliar nesse problema, a empresa estadunidense Qualcomm disponibilizou o código do Qualcomm DIRBS . Em síntese, DIRBS (Device Identification, Registration, and Blocking System) é um software que serve para identificar, registar e bloquear dispositivos irregulares conectados a redes de operadoras de telefonia.

Como o Qualcomm DIRBS pode ajudar?

Com a tecnologia Qualcomm DIRBS, agências reguladoras poderão classificar aparelhos móveis e gerar listas baseadas no código de Identificação Internacional de Equipamento Móvel – IMEIE com o código IMEI em mãos, uma espécie de CPF do aparelho, é possível descobrir de forma rápida se o aparelho é roubado ou original.

A propósito, a Anatel já possui um sistema parecido com o da Qualcomm. Para conferi-lo, clique aqui. Logo, não sabemos se a aderência no Brasil será significativa. No entanto, o DIRBS foi implementado com sucesso no Paquistão e outras estão previstas em vários mercados nos próximos meses.

“Estamos entusiasmados em compartilhar a plataforma DIRBS para ajudar a permitir que as agências reguladoras continuem a combater a proliferação de dispositivos falsificados, ilegais e roubados”, disse John Han, vice-presidente sênior da Qualcomm Incorporated, através do site da empresa.

Onde consigo fazer download do DIRBS?

O código do Qualcomm DIRBS já está disponível para download no Github.

Print do DIRBS no Github feito pela Qualcomm.

O código do DIRBS já está disponível para download no Github.

Em suma, com DIRBS no mercado, o setor de telefonia móvel terá mais um aliado na luta contra problemas relacionados à falsificação. 

E já que começamos falando sobre roubo de dispositivos móveis, nada mais justo do que finalizá-lo com a indicação de dois links importantíssimos: Perdeu ou teve o celular roubado? Saiba recuperar os dados do aparelhoRoubaram seu smartphone? Saiba como bloquear o chip da Vivo e o celular.

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email