Sky Map não é mais o mesmo: conheça outros apps para ver o céu

Sky Map perde qualidade e deixa de ser o melhor aplicativo para observação do céu. Conheça outros aplicativos do gênero que vêm ganhando espaço.

15/02/2019 às 17:00

De um tempo para cá, o Sky Map, um dos melhores aplicativos Android para observar o céu, perdeu qualidade. Por consequência, vem contabilizando críticas sobre sua performance, principalmente na seção “review” da Play Store. Por esse motivo, separamos outros quatro aplicativos para você olhar o céu. Mas antes vamos averiguar o que pode ter acontecido com o Sky Map.

Em maio de 2009, o Google publicou um vídeo no YouTube falando sobre sua mais nova experimentação: o Sky Map, um aplicativo de astronomia. Nele, Kevin Serafini, na época engenheiro de software da equipe Sky Map, demonstra o que pode ser feito com o lançamento e o define como “um aplicativo oficial do Google projetado para facilitar o aprendizado dos usuários sobre o céu”. 

No entanto, em janeiro de 2012, o Google fez uma nova publicação avisando que havia compartilhado o Sky Map com a Carnegie Mellon University, a fim de disponibilizar a tecnologia para projetos estudantis. Além disso, o gigante de buscas tornou aberto o código do app para que outros entusiastas de astronomia pudessem ter acesso.

Sky Map deixou de ser do Google

Até aí tudo bem. O problema é que o Sky Map, depois de alguns anos, começou a reunir bugs bem específicos. Um dos mais comentados é em relação ao GPS. Isto é, pelo que os usuários relatam, o aplicativo não encontra automaticamente a localização do celular, mesmo com o GPS ligado. Logo, os gráficos não funcionam.

Neil deGrasse Tyson, o astrofísico que faz sucesso nas redes.

Na comunidade do Google sobre o aplicativo, John Taylor justifica o erro da seguinte maneira: “o Sky Map usa APIs antigas para a orientação”. Já no Fórum de Suporte do Google Maps, Vítor Everton,  Expert em Produtos, respondeu o seguinte quando perguntado sobre o app: “Não tenho como passar uma informação concreta dessa aplicação, já que não existe um suporte adequado para dúvidas e também reportagens de erros, bugs e etc. Esse aplicativo não é mais do Google”.

Enfim, pelo que parece, o Sky Map anda jogado às traças. Quando problemas surgem, ninguém se responsabiliza. Portanto, confira três aplicativos que você pode utilizar enquanto o Sky Map enfrenta essa crise de identidade.

StarWalk 2

StarWalk 2 para Android | Star Walk 2 para iOS
Idioma: português
Tamanho: varia de acordo com o dispositivo.

Desenvolvido por Vito Technology, StarWalk é tão interessante que já está na sua segunda versão e ganhou o selo de “Escolha do Editor” na Play Store. Suas notas também são expressivas: 4,7 na loja da Apple e 4,3 na loja do Google.

Não é para menos — além de possuir versão em português, o aplicativo oferece muitas informações, ótimos gráficos e até uma música de fundo relaxante, mas que pode ser desativada. O ponto negativo reside sobre a quantidade de anúncios que são muitos.

Print do aplicativo Star Walk 2, alternativa ao app Sky Map.

Desenvolvido por Vito Technology, Star Walk é tão interessante que já está na sua segunda versão e ganhou o selo de “Escolha do Editor” na Play Store.

SkySafari

SkySafari para Android | SkySafari para iOS
Idioma: inglês
Tamanho Android: 20 MB
Tamanho iOS: 358.4 MB

SkySafari pode não possuir o selo de “Escolha do Editor”, mas está com notas maiores do que o StarWalk 2: 4.6 na Play Store e 4.7 na Apple. Oferecido por Simulation Curriculum Corp, perde por não oferecer uma versão em português. No entanto, check para:

  • Configuração vasta;
  • Música relaxante;
  • Sem anúncios.
Print do aplicativo SkySafari, alternativa ao app Sky Map.

Sky Safari pode não possuir o selo de “Escolha do Editor”, mas está com notas maiores do que StarWalk 2: 4.6 na Play Store e 4.7 na Apple.

Carta Celeste

Carta Celeste para Android | Carta Celeste VR para iOS
Idioma: inglês
Tamanho: varia de acordo com o dispositivo.

Carta Celeste é um aplicativo para Android e iOS oferecido por Escapist Games Limited. Os gráficos são ótimos, a navegação é simples e não há anúncio. Assim como os dois primeiros da lista, possui música, mas ela não é pré-configurada.

Print do aplicativo Carta Celeste, alternativa ao app Sky Map.

Carta Celeste é um aplicativo para Android e iOS oferecido por Escapist Games Limited.

Se você não gostou de nenhuma das indicações e prefere dar mais uma chance para o Sky Map, temos uma dica que pode resolver o problema em relação ao GPS. Confira abaixo:

Sky Map não funciona?

Às vezes, o aplicativo não funciona, pois é preciso ativar a localização de alta precisão do Google, além da localização do celular. Para tanto, siga o passo a passo abaixo:

  1. Vá até as configurações do seu celular Android.
  2. Procure pelo Google.
  3. Encontre a opção “Localização”.
  4. Clique em “Método de localização”.
  5. Selecione “Alta precisão”.
Tente resolver o programa de localização do app, alternativa ao app Sky Map.

Passo a passo de resolução de problema.

Não há certeza de que o passo a passo acima resolverá o seu problema. Mas tentativas são válidas, não é mesmo? Ainda mais quando não há um espaço para a solução de problemas de usabilidade.

Caso o problema persistir, esfrie a cabeça antes de tentar novamente. Enquanto isso, aproveite para ler “Aprenda a fazer seu mapa astral online de graça“.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
aplicativosEntretenimento
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email