Simulador de nota do Enem: aproveite e calcule já a sua!

A angústia de quem fez a prova pode acabar com o uso correto de um simulador de nota do Enem.

05/12/2018 às 17:00

Você, um amigo ou alguém de sua família fez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)? Então, está todo mundo angustiado porque o resultado só será divulgado em 18 de janeiro de 2019? Entretanto, é possível ter uma noção bastante precisa do resultado antes disso. Para isso, basta usa um simulador de nota do Enem.

Aliás, o Enem é composto por quatro provas: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos, e Matemática. E, além disso, há a redação. Para chegar à nota de cada candidato, toda disciplina tem peso 1 e também é considerada a redação, que impacta na nota final de várias maneiras.

Simulador nota Enem: veja quais plataformas podem te ajudar.

Enquanto o resultado não é divulgado oficialmente, use um simulador de nota do Enem.

No simulador de nota do Enem é possível considerar ou não a redação. No caso negativo, o simulador entende que o candidato não tirou zero na redação e o impacto é pequeno.

Para usar um simulador de nota do Enem, é necessário saber o número de acertos que fez em cada prova. Você já pegou o gabarito e conferiu os acertos? Ok. Mas, se ainda não fez isso, pode conferir todos os gabaritos nesta página do site Geekie Games, que mostra de forma simples e prática os gabaritos dos dois dias e das várias cores de provas.

Simulador nota Enem: veja quais plataformas podem te ajudar.

Gabarito para conferir todos os erros e acertos na prova do Enem.

O resultado da redação

Contudo, como estimar a nota na redação, que só será divulgada dois meses após os resultados, em março de 2019? Uma maneira simples, mas não muito precisa, é inserir a nota média que o candidato obteve em provas de teste no simulador de nota do Enem. Então, o melhor é fazer uma avaliação profunda de como o estudante foi em cada uma das cinco competências que formam a nota da redação.

Em síntese, o máximo possível na redação é 1.000 pontos, sendo 200 para cada competência. Enfim, em cada uma das competências o estudante pode fazer zero, 40, 80, 120, 160 ou 200 pontos. De modo que para se chegar à nota final na redação é feita a soma dos pontos de cada competência.

Em primeiro lugar é avaliado o domínio da regra culta da língua portuguesa. Em segundo lugar, a capacidade de ater-se ao tema da redação. Em terceiro lugar, a relação entre informações, fatos e opiniões como tema. Em quarto lugar, é considerada a competência sobre recursos coesivos e a articulação entre as partes do texto. Por fim, é avaliada a proposta de solução do texto. Os critérios completos estão nesta página.

Simulador de nota do Enem

Pronto para usar um simulador de nota do Enem? O Cafeína Nerd tem um modelo graficamente bem bonito e de quebra mostra as notas máximas e mínimas em cada uma das quatro provas. Entretanto, este simulador de nota do Enem não considera a redação.

Simulador nota Enem: veja quais plataformas podem te ajudar.

Simulador de nota do Enem do Cafeína Nerd tem uma interface bem bonita.

Já este outro simulador, do Enem Nota, leva em conta a redação. É importante lembrar que em cada prova devem ser marcados o número de acertos (de 0 a 45) e a nota da redação, que oscila entre zero e 1.000.

O simulador de nota do Enem do Geekie Games é simples e direto. Coloque suas notas (inclusive da redação) e clique no botão “Ver cursos que eu passaria”.

Tudo para o SISU

Com a finalidade de classificar o estudante existe o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), plataforma digital do Ministério da Educação para inscrição nas instituições públicas de ensino superior. Desse modo, a nota do Enem determina universidades e cursos em que o estudante poderá se inscrever.

Da mesma forma, a prova serve para alunos interessados em bolsa integral ou parcial em universidade particular pelo ProUni (Programa Universidade para Todos). E ainda, desde 2014, serve também para obtenção de financiamento pelo FIES (Fundo de Financiamento do Ensino Superior).

E uma vez que já se tem uma nota em um simulador, é possível simular também para qual universidade ou curso o estudante se classificaria.

Nesta página do Beduka é só informar sua nota do Enem, o curso pretendido e a cidade onde o estudante quer fazer o curso superior. Também é possível selecionar se é no regime de ampla concorrência ou se o aluno se enquadra em algum tipo de cota. É possível fazer quantas consultas desejar, para várias cidades e cursos.

Já esta página do Quero Bolsa tem um formulário simples. A partir da nota do Enem,  eles simulam onde o estudante conseguiria os benefícios do Sisu, do ProUni ou do FIES.

Simulador nota Enem: veja quais plataformas podem te ajudar.

Quero Bolsa: formulário simples para verificar possibilidade de bolsas ou curso gratuito.

Precisão de 90%

Contudo, é importante lembrar sempre que o simulador de nota do Enem tem uma precisão ao redor de 90%. Não é integral, portanto. Dessa forma, isso pode significar que, em uma pesquisa para universidade e curso desejado, haja resultado eventualmente diferente quando for divulgada a nota definitiva do estudante.

Entretanto, todo simulador de nota do Enem fornece resultados considerando a TRI (Teoria de Resposta ao Item), o sistema estatístico usado no Enem. A TRI existe há mais de 50 anos e é usada em outros exames importantes como o SAT, uma espécie de Enem norte-americano.

Em síntese, pela complexidade da TRI e incertezas quanto à redação é impossível que qualquer simulador de nota do Enem ofereça precisão absoluta. Quer saber mais sobre o TRI? Então, entre na página do Descomplica.

Simulador nota Enem: veja quais plataformas podem te ajudar.

Depois de usar um simulador de nota do Enem, confira possíveis médias para cursos com alta procura:

Simulador nota Enem e notas médias da Medicina

Sisu: 835 pontos; ProUni: 760 pontos; FIES: 730 pontos.

Simulador nota Enem e notas médias de Engenharia Civil

Sisu: 790 pontos; ProUni: 610 pontos; Engenharia Civil: 595 pontos.

Simulador nota Enem e notas médias de Odontologia

Sisu: 780 pontos; ProUni: 610 pontos; FIES: 645 pontos

Simulador nota Enem e notas médias de Arquitetura e Urbanismo

Sisu: 765 pontos; ProUni: 605 pontos; FIES: 615 pontos.

Simulador nota Enem e notas médias de Direito

Sisu: 765 pontos; ProUni: 600 pontos; FIES: 615 pontos.

Simulador nota Enem e notas médias de Engenharia de Produção

Sisu: 735 pontos; ProUni: 600 pontos; FIES: 585 pontos.

Simulador nota Enem e notas médias de Engenharia Elétrica

Sisu: 730 pontos; ProUni: 600 pontos; FIES: 575 pontos.

Você sabia que o Google Assistente pode te ajudar a estudar para o Enem 2019? Clique aqui e descubra como! 

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
EducaçãoTecnologia
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email