Simulador de golfe: um brinquedo para gente grande

Quando o clima é ruim ou não há campo por perto, um simulador de golfe é a solução perfeita para os fãs do esporte.

06/05/2019 às 14:00

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump é um grande fã do golfe. Assim, mesmo no exercício da presidência desde 20 de janeiro de 2017, ele já conseguiu jogar golfe ao ar livre em 139 dias. Entretanto, para os dias em que não consegue sair da Casa Branca, Trump achou uma nova maneira de se manter conectado com seu esporte preferido. Ele mandou instalar um simulador de golfe na ala residencial da sede da presidência.

Como é um bilionário, Trump certamente não teve problemas em pagar do próprio bolso os U$ 50 mil (algo em torno de R$ 200 mil) pelo simulador. E você, que também adora golfe, mas não tem nenhum campo por perto ou toda essa grana para comprar um simulador como o de Donald Trump? É bom saber que existem opções bem mais acessíveis.

Simulador de golfe permite que o esporte seja jogado até em casa.
Moda de jogar golfe com um simulador foi lançada pelo presidente Donald Trump.

Um jogo que é quase um simulador

Assim, nossa primeira dica nem é um simulador, mas sim um jogo para computador. Trata-se do WGT, ou World Golf Tour, que você acessa neste site. É grátis. Contudo, à medida que seu jogo for melhorando, você vai querer tacos e bolas melhores. E isso, por vezes, pode ter algum custo. Contudo, nada assustador.

Simulador de golfe: conheça as opções.
O jogo para computador WGT é quase um simulador.

Dessa maneira, o WGT é quase um simulador em forma de jogo. São vários campos, as imagens são em alta definição, o que proporciona grande realismo. Além disso, as tacadas seguem da melhor maneira possível as leis da física, simulando um verdadeiro jogo de golfe. O único problema aqui é que o taco é virtual, portanto o seu corpo não se movimenta. Mas vale a pena experimentar!

R-Motion: o simulador mais acessível

Porém, se você quiser um simulador de verdade, o modelo à venda no Brasil, pelo Mercado Livre, é o R-Motion. Ele tem uma versão mais simples para celular e uma mais completa para PC. Muito usado nos Estados Unidos nos meses de inverno, quando a neve impede o jogo ao ar livre, o R-Motion oferece experiências de golfe em 15 campos de alta categoria. Além disso, tem um modo para múltiplos jogadores.

É, portanto, bem completo, possibilitando troca de tacos, medindo a velocidade que a bola alcança em cada tacada, movimentos do corpo, distâncias realistas que a bola viaja, ângulos de lançamento. Este é o site da empresa que fabrica o simulador.

A grande vantagem do R-Motion é que ele tem custo acessível. Além disso, ao contrário do jogo da WGT, que é completamente virtual, o R-Motion é jogado com bolas e tacos de verdade. Em resumo, você dá suas tacadas em direção a uma rede que é fornecida juntamente com o software. E vê a bola voar. Quer ver como funciona? Então assista este vídeo feito pelo fabricante:

Trackman: o simulador sofisticado

Outro simulador de alta qualidade é o Trackman, que tem a proposta “jogue golfe em sua própria casa”. No entanto é um caro, com custo superior ao do R-Motion. Desse modo, ele oferece precisão altíssima, tanto que é utilizado por mais de 800 jogadores profissionais e treinadores de golfe nos EUA e Europa.

Simulador de golfe: conheça as opções.
A qualidade das imagens do simulador TrackMan é altíssima.

E mesmo que o Trackman não seja para o seu bolso, ainda vale muito a pena dar uma olhadinha no site. Ele oferece grande variedade de recursos e enorme lista de campos de golfe de primeira qualidade. Além disso, uma espécie de cabana para montar dentro de casa e que reproduz com precisão o cenário de um campo de golfe ao vivo.

Vision da Golfzon: o simulador top

Entretanto, segundo os especialistas, o melhor simulador de golfe do mundo é o Golfzon. A empresa, aliás, já vendeu mais de 30 mil simuladores, nos quais são jogadas cerca de 55 milhões de partidas a cada ano. São dois milhões de jogadores, que jogam uma média de 300 torneios diários. Golfe como se fosse de verdade, só que dentro de casa, sem sol, sem chuva, sem vento e sem insetos.

Comercializados com a marca Vision, esses simuladores são vendidos em quatro versões: Premium, Standard, Compacta e GDR Standard. Dessa forma, todas têm câmeras de alta velocidade para registrar a velocidade, a distância e a direção de todas as tacadas. Além disso, a cabana para ser instalada na casa do comprador.

Cada tacada é gravada e registrada com todos os dados, o que permite ao jogador analisar seus movimentos, sua postura e a qualidade de seu golfe para aprimorá-la. Certamente com todas essas funcionalidades, os produtos da Golfzon podem ser ainda mais caros do que o simulador que o presidente Trump instalou na Casa Branca.

Simulador de golfe: conheça as opções.
Duas das opções de simulador Golfzon Vision

Até clubes apelam para um simulador

Assim, muitas vezes esses simuladores mais sofisticados são comprados por clubes de golfe para uso dos sócios. Isso acontece até aqui no Brasil.

Embora tenha uma popularidade crescente no resto do mundo, o golfe ainda não é um esporte muito conhecido, nem praticado no Brasil. O número de campos é relativamente pequeno, mas você pode ver nesta lista se há algum perto de você.

Neste cenário, o jogo como o WGT ou os simuladores, tanto os mais simples quanto os mais sofisticados, podem ser opções excelentes para quem não tem um campo perto de casa. Então, escolha o seu e boas tacadas!

Aliás, aqui no Vivo Guru Blog sempre tem mais informação e diversão para você. Que tal configurar e montar o seu novo Porsche 911? Ou ainda aprender como usar a realidade virtual em games?

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
EntretenimentoTecnologia
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email