Será que realmente comprar um iPhone X vale a pena?

Se você está considerando adquirir o iPhone X, mas ainda tem dúvidas, veja a seguir os principais prós e contras do mais recente lançamento da Apple

06/05/2018 às 15:46

Para comemorar os 10 anos de lançamento do primeiro iPhone, a Apple trouxe o iPhone X, o aparelho que a empresa desenvolveu para ser a sua grande carta de apresentação para o que imagina ser o futuro da tecnologia no que diz respeito à telefonia móvel. Como acontece sempre em seus lançamentos, a Apple divulgou o iPhone X como um produto diferente dos anteriores e o melhor já feito por eles até o momento. No entanto, com alguns meses de produto no mercado, as críticas já podem ser feitas com mais propriedade e podemos analisar com mais clareza: será que ele é mesmo tão bom assim e comprar um iPhone X vale a pena?

Pessoa segurando um iPhone X.

O iPhone X foi um marco na telefonia móvel: design inconfundível e novas funcionalidades, como o Face ID. Mas, mesmo assim uma análise mais detalhada é capaz de dizer se comprar um iPhone X vale a pena. Imagem: Divulgação

Para quem está realmente pensando em adquirir, a questão de que se o iPhone X vale a pena vem com ainda mais força. A seguir, listaremos alguns prós e contras do produto, inclusive comparando com o modelo anterior da Apple, o iPhone 8.

Especificações

Quanto a ficha técnica do iPhone X, ele usa um processador Neural de seis núcleos, dos quais quatro são destinados à eficiência e os outros dois trabalham pela performance. A âncora desse sistema é o chip A11 Bionic, criado pela própria Apple. Para além disso, o iPhone X traz:

  • 3 GB de RAM;
  • Apple GPU (três núcleos);
  • Coprocessador de movimento M11;
  • Bluetooth 5.0;
  • NFC.

Comparando por dentro, o iPhone X tem quase as mesmas especificações do iPhone 8 Plus. O que dá o diferencial, e muito mesmo, são os detalhes exteriores e a usabilidade, que trazem um conceito totalmente novo para a marca com o produto.

Funcionalidades externas

Mantendo os componentes das versões anteriores, a moldura continua sendo em aço inoxidável, mas com a inovação de listras mais finas para as antenas e um botão lateral maior. Este botão serve para bloquear ou desbloquear o aparelho ou acionar a Siri. E se você apertar o botão de volume (+) ao mesmo tempo, desliga o celular. Para screenshot, basta apertar rapidamente esses mesmos botões.

Com o iPhone X, a ideia da Apple foi criar um iPhone que fosse apenas tela, por isso já havia sacrificado a função de “deslize para desbloquear” em vista de mudar algumas coisinhas na interface. Não ter o botão de “início” no aparelho parece ser um grande choque, mas a ideia é que o uso do iPhone X apenas com gestos seja bem mais produtivo e prático. Basta apenas que o usuário se acostume.

A ausência de entrada para fones de ouvido foi outra polêmica, defendida pela Apple como o preço de se viver no futuro. Será?

Usabilidade

Se acostumar com o novo jeito é primordial nesse cenário. O iPhone X propõe uma experiência muito mais rica ao usuário ao propor uma tela ampla e quase ausência de botões, sem dúvida um grande salto de inovação comparado às versões anteriores.

No novo iPhone, para sair de um aplicativo, por exemplo, você precisa deslizar para baixo ou para cima. Para visualizar todos os aplicativos abertos, basta deslizar para um dos cantos inferiores, para o meio e então soltar, fazendo com que apareça uma lista.

Uma das grandes vantagens do iPhone X é que ele troca de aplicativos de um modo muito mais suave. Se você estiver falando com alguém em um aplicativo e precisar checar alguma informação em outro, basta deslizar o dedo na parte inferior da tela que os aplicativos se sobrepõem. Tudo isso com uma animação elegante, que agiliza bem o trabalho do aparelho.

Beleza

4 aparelhos iPhone X enfileirados

O design é um grande diferencial do iPhone X. Imagem: Divulgação

Em uma primeira olhada, é fato que podemos considerar o iPhone X muito bonito. Não por acaso, sendo um aparelho lançado em uma data comemorativa, a Apple caprichou para que a versão do produto que simbolizasse sua primeira década no mercado trouxesse todos os conceitos que ela sempre propagou.

Nesses dez anos de iPhone, a tela foi o item que mais ganhou importância para o usuário. Por isso, ela vem com muito destaque no iPhone X. Amplificada ao máximo para dominar a frente do aparelho, seus cantos arredondados lembram outro produto da Apple que é figurinha fácil nas listas de desejo: o Apple Watch.

O design do iPhone X também tem a vantagem de ter sido pensado para, com seus 5,8”, se encaixar perfeitamente ao uso com apenas umas das mãos. Com corpo em vidro, passa sensação de firmeza com seus 174 gramas de peso e 7,7 mm de espessura – ainda assim sendo menor do que a versão “Plus” do iPhone. Como uma garantia de praxe, a certificação IP67 garante uso sem avaria mesmo se o iPhone X se entrar em contato “moderado” com a água.

E com a nova câmera, o iPhone X vale a pena? 

Pessoa segurando um iPhone X.

A câmera é apontada com uma das melhores do mercado. Imagem: Divulgação

Claro, a gente não podia deixar de falar da câmera do novo iPhone X. Houveram melhorias? É superior aos modelos anteriores?

Pelo lado do formato, a câmera saltada do iPhone X pode incomodar um pouco, mas seu poder de fogo das lentes duplas compensa. Isso porque se, na configuração básica, o iPhone X traz exatamente a mesma qualidade das fotos feitas com o iPhone 8/8 Plus com o sensor tradicional, seu diferencial se dá por trazer não só uma lente, mas duas.

Com elas, o poder aumenta e são 12 MP para as duas, com f/1.8 em uma e f/2.4 em outra. Uma atualização de peso, sem dúvida. No 8 Plus a lente é f/2.8, o que aprimora as fotos em cenários amplos.

Uma das grandes vantagens das duas lentes do iPhone X é que, com elas, você consegue fotos macro de qualidade muito superior. Pode aproximar bem o celular do seu foco, sem medo. O modo HDR também vem melhorado.

De um modo geral, as câmeras do iPhone X atendem bem e conseguem fazer excelentes fotos, principalmente com a câmera traseira no modo retrato, definitivamente uma das melhores do mercado.

Bateria

Todas essas funcionalidades de pouco valem se o aparelho não tiver uma bateria potente para aguentar o tranco de um uso constante durante o dia, que é o normal para um usuário comum.

A Apple garante uma carga com 13h30 de durabilidade para o iPhone X, o que é um tempo considerável. Já a taxa de recarga deixa um pouco a desejar: são necessários em média quase três horas para recarregar o aparelho por completo.

Desempenho

Em questão de hardware, o iPhone X é incomparável. Seu processador é veloz e o aparelho está mais do que bem atendido em memória RAM. O armazenamento começa com 64GB, um ótimo ponto de partida, ainda mais levando em consideração seus 256GB de memória interna.

No entanto, o sistema nativo do modelo não entrega tanto. Nas prévias do lançamento, uma série de bugs foi constatada, entre eles o constante travamento do teclado.

Falhas corriqueiras que não prejudicam no todo e que, segundo a Apple, já estão em fase de correção para as próximas atualizações do sistema.

Mas afinal, comprar o iPhone X vale a pena?

Mão segurando um iPhone X.

E aí, comprar o iPhone X vale a pena?

Seja pelo preço, seja pelas inovações que o tiram do lugar comum, adquirir um iPhone X é um grande investimento e, como tal, precisa ser analisado com muita atenção.

Não há como negar que, independentemente de como venha, o iPhone X já chega como um objeto de desejo quase compulsório, que todos querem só de olhar. Faz parte da Apple criar essa mística para seus produtos e, com este lançamento, não seria diferente.

As grandes mudanças que a Apple trouxe no aniversário de dez anos do lançamento de seu primeiro iPhone fazem da versão X uma peça única. As melhorias vieram, algumas novidades que exigem adaptação, mas o resultado é um produto elegante, potente, com câmeras de alta qualidade e uma excelente tela.

Entre prós e contras do novo modelo, cabe pesar o que mais tem valor para você, para saber se o iPhone X vale a pena na hora de comprar. O modelo é, sem dúvida, incrível, e mesmo com as ocasionais imperfeições, ainda está à frente de muitos do mercado.

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email