Seguro para celular vale a pena? Como contratar, qual o valor?

Existem opções no mercado para todos os bolsos. Tire as suas dúvidas e escolha o melhor para você.

16/03/2018 às 15:53

O furto de celular está entre os crimes que mais crescem no Brasil. Em 2017, só na cidade de São Paulo, houve registro de aumento de 40% da ocorrência. No Rio de Janeiro, o número é ainda maior: 63%. Diante dos dados, fica difícil não considerar a contratação de um seguro para celular.

Inclusive, a procura pelo tema é expressiva. Especialmente quem tem aparelhos mais sofisticados como Moto G, iPhone 7, Samsung J7 e Asus Zenfone, recorre ao buscador da Google.   

Mas seguro para celular vale a pena?

Cobertura 24 horas

A palavra final sempre será sua, mas vale destacar algumas informações. Os seguros para celular oferecem cobertura 24 horas por dia para situações como roubo, furto qualificado e quebras acidentais. Há planos que incluem até a quebra acidental da tela.

Seu dinheiro de volta

Em caso de acionamento do seguro, o chamado sinistro, você recebe um aparelho novo ou o valor correspondente. Então, dependendo do preço do smartphone que você tem, acaba valendo a pena, sim!

Sorteios e prêmios

Muitos seguros ainda fazem sorteios mensais e oferecem prêmios em dinheiro aos contratantes. Caso você seja contemplado, além de ter cobertura 24 horas e sinistro, por exemplo, ainda pode contar com a sorte.

Atenção!

Mas fique ligado: os seguros não cobrem furtos simples e esquecimentos. Leia com atenção a sua apólice para verificar o que está contemplado ou não.

Como contratar?

Antes de mais nada, você precisa saber que é necessário apresentar o aparelho e a nota fiscal no momento de contratar um seguro para celular. Visto isso, você tem algumas opções.

No momento da compra

Você pode solicitar por um seguro para celular no momento que decide qual aparelho comprar. Nas lojas físicas, normalmente, o vendedor até oferece o serviço, mas caso ele esqueça, peça para adquirir o aparelho com seguro. Já quando a compra é online, existem opções para incluir no carrinho. Na iPlace, por exemplo, a opção de seguro aparece logo abaixo do preço do produto selecionado.

Através de operadoras

As operadoras de telefonia também vendem seguro para celular. Funciona como nas demais lojas: ao escolher o modelo, você já pode pedir por uma cobertura. Os atendentes, normalmente, oferecem o seguro, sobretudo, quando você opta por smartphones mais caros. Outra vantagem: a parcela do seguro ainda pode ser inclusa na fatura do seu plano de celular.

Em seguradoras

Seguro de vida, de carro, de imóvel. Você já ouviu falar de todos esses e, provavelmente, tem um deles. Pois então, da mesma forma, pode contratar seguro para celular. Basta se dirigir a uma seguradora e adquirir a cobertura mais adequada à sua necessidade. Vale procurar por uma, principalmente, se você tem outros seguros nessa empresa, pois podem haver vantagens para quem já é cliente.

Quanto custa um seguro para celular?

O valor a ser pago varia de acordo com o modelo do smartphone e o tipo de cobertura contratada. Alguns fatores ainda podem influenciar no preço, como a região onde você mora.

Vale lembrar que, além da mensalidade, tem a franquia. Trata-se de um valor, definido em contrato, que deve ser pago em caso de sinistro. Nesta situação, você precisa comprovar que o celular foi furtado ou roubado, por Boletim de Ocorrência. E depois de uma análise dos documentos, dentro do prazo especificado pela seguradora, você recebe um parecer sobre o sinistro, podendo reaver o dinheiro do aparelho ou um smartphone novo.  

Como escolher?

Após decidir que você realmente quer ou precisa fazer um seguro para o seu aparelho, é importante analisar as opções de serviços disponíveis no mercado. Pesquise preços, franquias, quais serviços estão inclusos e se há carências para a utilização. Tire todas as suas dúvidas e leia o contrato com atenção para não ser pego de surpresa no momento em que precisar (tomara que não precise nunca).

Gostou das dicas? Então continue navegando aqui no Vivo Tech e confira também conteúdos relacionados à segurança da sua internet. Ah, aproveita e compartilha tudo com os amigos.

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email