Segurança da informação: saiba proteger seus dados na internet

Aprenda a proteger os seus dados na internet com ferramentas específicas e atitudes impotantes no dia a dia! Te mostramos como fazer e onde baixar!

21/11/2018 às 14:00

Nunca a segurança da informação foi tão importante. Você ouviu falar na história do vazamento de dados no Facebook? A rede social anunciou recentemente que houve uma brecha em seu sistema e, com isso, as informações pessoais de 50 milhões de usuários vazaram internet afora. O problema foi identificado pela própria plataforma.

Descubra o que é segurança da informação.

Tomar atitudes simples e corriqueiras ajudam, a proteger seus dados na internet.

Mas aí vem a dúvida: existem formas de se proteger de incidentes como esse? A resposta é sim. Diferentes aplicativos e ferramentas ajudam a garantir segurança da informação dos seus dados. Afinal, muitas vezes é necessário incluir informações importantes para completar algumas transações e atividades, como documentos, número de cartões de crédito, comprovantes e por aí vai.

De olho na sua tranquilidade, fizemos um checklist de 6 quesitos fundamentais para garantir a segurança da informação dos seus dados na web. Veja quais são e despreocupe-se!

Medidas para melhorar a segurança da informação

6. Atualize!

Não esqueça de atualizar sempre os softwares do computador e do celular, sobretudo os programas antivírus. Eles são os responsáveis por barrar qualquer tipo de ameaça ao sistema. Por isso, é importante mantê-los em dia.

Descubra o que é segurança da informação.

Mantenha sempre os aplicativos e programas antivírus atualizados para evitar invasões.

Inclusive, há muitas opções gratuitas para usar no dia a dia. Fique de olho, pois os malwares pode danificar os seus dispositivos e ainda comprometer seus dados pessoais.

5. Aposte em apps e extensões

Outra forma de segurança da informação são os diferentes aplicativos e extensões que ajudam a proteger os dados na internet. O HackNotice é uma das opções mais usadas atualmente. Com versões para Android, iOS e também para desktop, a ferramenta monitora os sites no qual você tem o seu e-mail cadastrado.

Descubra o que é segurança da informação.

O HackNotice é uma ótima opção para detectar invasões em sites nos quais você inscreveu seu e-mail.

Funciona assim: basta criar uma lista de páginas nas quais você deixou o seu e-mail para um cadastro. A plataforma avisa, então, se algum desses sites foi vítima de um ataque ou algo do gênero. Esse tipo de notificação é importante, pois nos permite tomar atitudes mais rápidas, como trocar a senha ou apagar a conta, por exemplo.

Além disso, a extensão para o Google Chrome avisa se o site que você está navegando já passou por algum problema do gênero no último trimestre. Gostou da ideia? No entanto, é preciso fazer um cadastro prévio para poder usar a ferramenta (disponível no site do HackNotice).

4. Use a criptografia

A criptografia é uma das maneiras mais eficazes de garantir a segurança da informação dos seus dados na web. Trata-se de uma codificação do conteúdo que está em seus dispositivos. Ou seja, só que tem a chave do seu ID, por exemplo, pode descodificar os arquivos e acessá-los tranquilamente.

Descubra o que é segurança da informação.

Criptografar os dados é importante para evitar invasões de hackers.

Os iPhones há tempos vêm com sistema de criptografia automático. Só que tem o PIN (código de segurança do celular) poderá visualizar as informações que estão no aparelho. O recurso foi introduzido há menos tempo nos celulares Android – apenas os mais recentes têm a habilitação automática.

Aliás, criptografia também é um dos cuidados principais do WhatsApp, por exemplo. Todas as mensagens trocadas pelo aplicativo são protegidas. Ou seja, só que tem o código de acesso (o seu PIN) poderá ver a lista. Veja aqui como funciona.

3. Cuidado com o Wi-Fi

Evite inserir dados importantes e informações confidenciais quando estiver conectado em uma rede pública de Wi-Fi. Acessar o site do seu banco, por exemplo, não é uma ideia. Deixe para fazer isso quando estiver em casa.

Descubra o que é segurança da informação.

Acessar uma rede pública de Wi-Fi pode ser perigoso se você não tomar as medidas adequadas!

O motivo é simples: em uma rede aberta, os dispositivos se comunicam com o serviço de internet. E caso não haja segurança nessa troca de dados, é simples para algum hacker invadir o seu aparelho e roubar as suas informações.

2. Troque senhas

Evite colocar a mesma senha em todos os apps e redes sociais. Aposte em combinações seguras e fortes. Geralmente, sites como Skype e Dropbox, por exemplo, mostram se a opção escolhida é adequada ou se precisa de melhorias para deixá-la melhor.

Descubra o que é segurança da informação.

Não coloque a mesma senha em todos as plataformas que você usa.

Além de alterar as senhas, também é importante mudar aquelas perguntas de segurança. Isso dificulta a chegada até as suas informações mais confidenciais. Ou seja, isso ajuda na segurança da informação.

1. Valide duas vezes

Sistemas de validação dupla garantem maior segurança aos seus dados. Funciona assim: dois passos são necessários para completar uma operação feita pela internet.

Você pode cadastrar o e-mail ou o número de celular para receber códigos de segurança e, assim, usá-los parta finalizar alguma tarefa. Tal medida ajuda a diminuir, com eficácia, a ação de hackers e contribui com a segurança da informação dos seus dados.

Descubra o que é segurança da informação.

A validação dupla é uma das alternativas mais seguras para transações pela internet.

E aí, o que você faz no dia a dia para garantir a proteção dos seus dados? Os passos acima são simples e evitam dores de cabeça. Aliás, isso também vale para as redes sociais. Isso porque muitas delas têm sido invadidas – o WhatsApp é uma delas, por exemplo.

Por isso, aproveite para ler uma reportagem sobre como prevenir e o que fazer caso o seu WhatsApp seja hackeado. E continue conosco aqui no Vivo Tech!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
SegurançaUtilidades
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email