Samsung Galaxy S9

A Bruna, uma das coordenadoras do Fórum da Vivo, testou o Galaxy S9 e escreveu uma review detalhada sobre o desempenho do novo modelo da Samsung.

03/05/2018 às 16:59

_Bruna, uma das coordenadoras do Fórum da Vivo, testou o Samsung Galaxy S9 por um dia. E por acreditar no compartilhamento de ideias e experiências, escreveu uma review super detalhada, com ficha técnica, imagens e vídeo, sobre o desempenho do novo modelo da Samsung. Se você pensando em investir no último lançamento da Samsung, não pode sequer pensar em não ler. Bruna, é com você:

“Para mim, o celular foi uma melhoria do S8, que já era muito, muito bom! Passei o dia inteiro testando ele, vendo até os mínimos detalhes e no final das contas me apaixonei tanto pelo aparelho que quase roubei e fui levar uma vida clandestina em uma ilha deserta: só eu e o S9.

Ajuste dele às mãos

Assim que eu peguei o S9 nas mãos eu já sabia que ia me adaptar. Em primeiro lugar porque atualmente estou usando um J7 Pro e minhas mãos não se adaptam de jeito nenhum ao tamanho dele, então quando percebi que o S9 era mais estreito e cabia sem muito esforço, fiquei muito feliz!

Então, eu segui para outro medo meu: a tela infinita. Uma vez fui testar o S8 e ele começou a abrir o menu lateral diversas vezes sem que eu quisesse. Talvez fosse coisa de gente que não sabe mexer em tecnologia, mas ainda assim eu não achei muito legal. Aí, para a minha surpresa, o S9 não abriu nenhuma vez o menu lateral sem eu solicitar, o que tornou o uso muito mais agradável para mim. Aqui está uma foto de como ficou na minha mão:

Área "aplicativos edge" do Samsung Galaxy S9

A traseira continua sendo de vidro, deixando o celular bem elegante. Infelizmente, também deixou a pessoa que tava testando super apreensiva de deixar cair no chão. Mas felizmente tudo correu bem. Para proteger é só comprar uma capinha de silicone que já ajuda bastante. Além disso o vidro é bem resistente, considerando que eu só conheço uma pessoa que conseguiu quebrar os das edições passadas. Detalhe: ele caiu de um ônibus em movimento, por isso trincou.

Tela

Já que mencionamos a tela, o próximo item da nossa lista é esse mesmo! Eu não tinha muita experiência com tela infinita, mas curti muito! Assistir vídeos nela é uma experiência totalmente diferente e para uma pessoa que fica assistindo séries no caminho do trabalho, isso é um ponto forte do aparelho.

Além disso, o Super AMOLED deixa a tela muito bonita de se ver! Por exemplo: o que é preto fica realmente preto. O vermelho tem destaque maior. O amarelo fica mais visível. Enfim, é difícil explicar porque cada um vê cor de um jeito, mas achei o contraste na tela uma coisa agradável e bonita de se ver. Também não cansou muito meu olho, considerando que fiquei com ele grudado durante horas nele. Assisti alguns vídeos em 4K nele e tirei uma foto do meu celular. Não sei se adianta muita coisa, mas queria que vocês tivessem uma ideia:

Imagem do Samsung Galaxy S9 em cima da mesa
“Achei o contraste na tela uma coisa agradável e bonita de se ver”, afirma Bruna.

Neste vídeo, a tela não foi totalmente preenchida. Imagino que isso seja por conta das proporções dele. Em compensação, baixei um jogo nele e a experiência foi fantástica! Primeiro que o jogo já tinha ótimos gráficos (Marvel Torneio de Campões, para quem estiver curioso), mas com a full screen e a qualidade da tela foi outra coisa. Recomendo para quem gosta de jogar.

Performance

Agora, já que citei o jogo, vamos falar de performance. Eu sei que é um celular novo e ele tem que ser rápido, mas mesmo assim eu adorei como as coisas rodam sem dificuldade alguma. No tempo que testei não teve nenhum erro, nada travando. E olha que abri uns 50 aplicativos seguidos, mas ele se comportou muito bem, sem nem ao menos esquentar.

Ao abrir jogos ele apresentou boa performance, sem apresentar lag ou qualquer outro bug. Fiz questão de baixar os mais pesados (que eu soubesse jogar, claro) e aqueles que já vi que tem alguns problemas para rodar em celulares (como o Sonic Forces: Speed Battle) e fluiu muito bem. Não tive problema nenhum.

Bixby

É aqui que eu achei que a Samsung pecou um pouco. A assistente virtual Bixby está disponível no celular, mas ainda não fala português. Inclusive, se vocês souberem o motivo disso, por favor me avisem! Ainda assim fui lá e ativei ela, por pura curiosidade. Depois de seguir alguns passos percebi que ela é bem útil.

Inclusive, ela consegue ler placas e traduzir para o idioma que está (de novo: por que não português, Samsung?). Para aqueles que estão viajando deve ser um recurso muito útil, considerando que não é todo mundo que tem coragem de perguntar as informações na rua.
No mais, achei útil. Porém, continuaria com a assistente da Google, afinal, ela fala minha língua.

Câmera

Tem tanta coisa para falar sobre isso que eu nem sei por onde começar! Tudo que eles prometeram nas propagandas é verdade e para os amantes de fotos chega a ser emocionante! Como eu só consegui testar dentro da Vivo, não consegui imagens emocionantes pra vocês. Mas olha só uma comparação com o J7 Pro, que até então eu considerava que tinha uma câmera boa:

Comparação entre o Samsung J7 Pro e o Galaxy S9
Comparação das câmeras do Samsung J7 Pro e do Samsung Galaxy S9.

A lente da câmera traseira é de dupla abertura, que de acordo com a Samsung se adapta como se fosse um olho humano mesmo. Ou seja, em ambientes de muita luz ela não estoura e no escuro ela consegue encontrar luz para tornar as fotos visíveis. Não consegui testar no escuro porque por aqui ainda estava sol e a luz de escritório não permite… Mas dei um pulinho no estacionamento – que é o mais escurinho daqui – para ver como funciona. Comparem com o J7 Pro:

Comparação entre o Samsung J7 Pro e o Galaxy S9
Comparação das câmeras do Samsung J7 Pro e do Samsung Galaxy S9.

A foto foi tirada com pressa porque estava vindo um carro, mas foram tiradas exatamente no mesmo momento. O J7 Pro não focou, enquanto o S9 já tirou a foto com perfeição e nem estourou as luzes que tinham lá.

Outra coisa que para mim fez toda a diferença foi o fato da foto ter a proporção do celular. Chega de foto quadrada que ficam aquelas bordas em volta, que me irritavam profundamente.

O smartphone também tem vários truques legais, como o slow motion. O aparelho grava um vídeo e começa normal, até ter movimento na área e desacelera completamente. Ao terminar o vídeo também é possível editar colocando música no fundo ou até mesmo cortá-lo. Criei um videozinho para demonstração também:

E finalizando os recursos da câmera, eu vos apresento os emojis! Me diverti demais com isso, porque ele capta seus movimentos e faz igualzinho a sua expressão. Além disso, ele cria diversas opções para você usar nas suas conversas. Olha só o meu:

Clique na imagem para uma versão maior Nome: imagem3.jpg Visualizações: 66 Tamanho: 40,7 KB ID: 4801

Conclusão

Honestamente, eu gostei muito do aparelho e com certeza se tivesse dinheiro, compraria um pra mim. O maior ponto positivo pra mim foi a câmera, que faz mais coisas que a Canon que eu tenho em casa sem doer minha mão de ficar segurando. A única crítica negativa que eu tenho foi ter lançado a Bixby em inglês apenas. Ela poderia ser muito mais aproveitada se estivesse na nossa língua nativa.

Ficha técnica galaxy s9:

• Tela: 5,8 polegadas;
• Display principal: 2960 x 1440 (Quad HD+);
• Qualidade de vídeo: 4K;
• Câmera traseira: 12MP;
• Câmera frontal: 8MP;
• Painel: Super AMOLED;
• Sistema operacional: Android 8 Oreo;
• Peso: 163g;
• Bateria: 3000 mAh;
• RAM: 4 GB;
• Processador: 4×2.7 GHz Kryo 385 + 4×1.7 GHz Kryo 385;
• Memória interna: 128GB (mas estão disponíveis também versões de 64GB ou 256GB)”.

Se interessou pelo Samsung S9? Confira o modelo na Loja Online da Vivo.


Fonte: Fórum da Vivo

Gostou da notícia?

Telefônica
Vivo. Patrocinadora Oficial da Seleção dos Brasileiros
Viva Tudo
172.30.0.53