Saiba tudo sobre a Google I/O 2018, a conferência anual da Google

Evento super aguardado pelos amantes de tecnologia em geral, a Google I/O 2018 vem aí. Quais novidades e lançamentos podemos esperar para a edição desse ano?

02/05/2018 às 9:17

Imagine um evento da Google que aconteça todos os anos e seja definidor dos rumos da tecnologia mundial. Onde você pode ser apresentado a tudo o que há de novo em realidade virtual, equipamentos voltados para telefonia e novos itens de desejo do mundo tech. Assim é a Google I/O, a conferência realizada anualmente desde 2008 pela Google. Se trata de um evento voltado para desenvolvedores, mas observado com olhos atentos por todos os que amam ter a tecnologia presente em seu dia a dia. É onde a toda poderosa Google anuncia suas novidades para programadores já irem pensando em novos produtos. Além disso, na Google I/O a marca aproveita para revelar seus próprios produtos e serviços que logo estarão disponíveis no mercado.

Sempre um acontecimento aguardado com muita expectativa, a edição deste ano do evento já tem data marcada: será entre 8 e 10 de maio de 2018, na Califórnia. O mercado, é claro, já está alimentando muitas expectativas para o evento e os rumores sobre os lançamentos não param de pipocar por aí.

Com temas divididos entre “Plataformas”,”Crescer e Ganhar”, “Construindo em Mobile” e “Além do Mobile”, o evento vai buscar mostrar desde seus primeiros minutos como traduzir em entrega para o consumidor final toda a tecnologia que a Google dispõe.

Mas o que podemos esperar de fato deste evento? Apontamos a seguir alguns dos itens que se espera que sejam revelados na Google I/O 2018. Vamos lá?

Óculos de Realidade virtual

Três variações de cores do Google Daydream View
No evento de 2017 foi lançada a nova versão do Daydream View Fonte: Divulgação

Quem acompanhou a I/O do ano passado deve lembrar do Daydream View, a nova versão de seu headset de realidade virtual. Para este ano, o que se espera é que a empresa lance uma nova versão ainda mais aprimorada dessa tecnologia – ou, ao menos, novas experiências ou jogos que sejam compatíveis com ele. Acessórios e periféricos novos para os “óculos virtuais” já são quase garantidos.

Google Home

Imagem com as três variações do aparelho Google Home
Não há rumores de uma nova versão do Google Home. Fonte: Divulgação

Pensado para diferentes públicos, o grupo de speakers inteligentes Google Home já possui três itens: o Home tradicional, o Mini e o Max. Todos contam com o Google Assistente e auxiliam o usuário em suas tarefas cotidianas, bem ao estilo de uma secretária virtual moderninha para a casa ou trabalho. Além de trazer um potente alto-falante, útil para que se ouça música ou podcasts, importante destacar.

Os rumores são de que a Google vai manter como está o Google Home pelo menos no que diz respeito a quantidade de itens. Ou seja, não espere um speaker de número quatro para 2018. Melhorias no software, estas sim, são bem prováveis de serem anunciadas. Por se tratar de um produto novo, é mais provável que a Google invista em atualização do que já tem. O que já é bem bacana, vamos combinar.

Android P

Fonte: Divulgação
Rumores de que o Android P será chamado de “Pineapple”. Fonte: Divulgação

Ainda nem usou o Android O e já está ansioso pelo Android P? A gente entende. É fato que novos sistemas costumam ter baixa aderência em seu primeiro ano, mas o tão incensado Android Oreo acabou indo além da curva. O “biscoito” teve números ruins e performou abaixo do esperado, tendo uma presença bastante tímida nos aparelhos desde seu lançamento.

Veja nesse infográfico produzido pela Google a distribuição de uso dos sistemas Android. O Marshmallow ainda é o mais usado, com 28,6%, seguido pelo Nougat, com 26,3% na soma. Na lanterninha dos resultados está o mais recente Google Oreo, com somados 0,7% de uso.

Uso do Android pelo mundo. Fonte: Google developers
Uso do Android pelo mundo. Fonte: Google developers

Por conta disso, a expectativa por uma nova versão do sistema operacional é grande. A Google escolheu não esperar e já deve liberar seu sucessor, o Android P, para testes em versão beta nesta I/O 2018. A empresa é famosa por relacionar o nome de seus sistemas a sobremesas, então, por ora, já fique sabendo que o “P” do Android P provavelmente pode significar “Pineapple”, ou “abacaxi” em português.

Mais do que isso, não foi divulgado. É claro, existem as especulações. Os principais rumores dão conta de que uma das maiores inovações esperadas para o “Abacaxi” é que com ele a Google começará a trabalhar em uma forma de combater a lentidão das atualizações.

Como dito, a versão beta do sistema será liberada para os desenvolvedores na I/O 2018 e já temos alguns tutoriais no blog oficial do Google. Agora é esperar a Google I/O 2018 para descobrir quais mais serão as novas funcionalidades que o Abacaxi do Android trará.

Google Assistente

Google Assistente
Novidades no Google Assistente vem aí. Fonte: Divulgação

Em constante aprimoramento, o assistente pessoal da Google é considerado o melhor em sua categoria, superando rivais de peso e personalidade como a Siri da Apple, a Alexa da Amazon e a Cortana da Microsoft. Esse sucesso todo faz com que o equipamento seja a menina dos olhos da Google atualmente. Para a Google I/O 2018, o que se espera é que sejam anunciados novos recursos e atualizações na inteligência virtual do produto. O que esperar, então? Um Google Assistente ainda mais funcional e eficaz.

Como participar do Google I/O 2018?

Auditório da conferência I/O 2017 lotado de pessoas
Assim foi a Google I/O 2017! – Fonte: Divulgação

Ir para a Califórnia em maio não está exatamente nos seus planos? Sem problemas. Você pode ver tudo pela internet, pois o evento será transmitido ao vivo, oficialmente pela Google. Os vídeos do evento devem ser disponibilizados no site do Google I/O 2018 e também no YouTube oficial da Google, para você não perder nada.

Se você estiver no pique, é possível também fazer “festas de extensão” do evento, ou seja, um evento na sua cidade para transmitir e acompanhar o que acontece na convenção oficial lá na Califórnia. Caso não se anime para tanto, na mesma página você pode procurar se já existe alguém organizando tal feito em alguma cidade perto de você e se inscrever para fazer parte.

São tantos lançamentos que dá vontade de ficar por dentro de tudo, concorda? Com seus novos produtos, fundamentados em inteligência artificial e com funcionalidades que falam direto com nossas necessidades cotidianas, o Google I/O 2018 tem tudo para ser o evento do ano mais uma vez.

Não deixe de acompanhar aqui no site o nosso conteúdo especial sobre Android, com tudo o que há de novo e que você precisa saber sobre esse sistema operacional tão presente em nossas vidas. E pode esperar, vem muita coisa boa por aí!

Gostou da notícia?

Telefônica
Vivo. Patrocinadora Oficial da Seleção dos Brasileiros
Viva Tudo
172.30.0.62