Saiba como seguir perfis e postar vídeos no IGTV, a TV do Instagram

Aprenda a usar o IGTV com o nosso manual prático! Apresentamos aqui dicas que vão desde a criação do canal até a exclusão de vídeos!

04/07/2018 às 15:49

O Instagram apresentou uma novidade que movimentou a internet: a IGTV! A plataforma permite a criação de canais de conteúdo em vídeo, com diversas características bem diferentes do que já existe por aí. Mostramos aqui como usá-las no dia a dia!

1 – Imagem vertical

Os vídeos são todos verticais, pois devem ser assistidos no celular ou tablet. Então, são adaptados ao formato desses dispositivos mobile. Eles seguem o padrão dos Stories. Aliás,  saiba como ocultar publicações e incluir adesivos nas histórias do Instagram.

2 – Exibição imediata

Assim que você se conecta ao IGTV um vídeo aparece rodando. O conteúdo é escolhido de acordo com o seu perfil e com as pessoas que segue.

3 – Agilidade na busca

Você não navega a partir da digitação de termos de busca no IGTV. Basta clicar sobre uma categoria de vídeos (Para Você, Seguindo ou Populares) e sobre uma imagem do próprio vídeo. Pronto, ele começa a rodar.

4 – Pesquisa sobre autores

A lente de pesquisa no IGTV conduz até as pessoas, empresas ou organizações que postaram os vídeos. Não é possível, portanto, buscar temas ou conteúdos. O motivo? O IGTV quer dar relevância aos autores.

Como postar os vídeos

É descomplicado mesmo postar seus vídeos no IGTV! Veja como fazer em seis passos:

1 – Abra o IGTV;

2 – Clique na engrenagem de Configurações, no canto inferior direito do vídeo que está sendo transmitido;

3 – Clique em Criar canal;

 

4 – Em seguida, duas vezes seguidas em Avançar;

5 – Pronto, a partir de agora a engrenagem será substituída pelo ícone de seu canal;

6 – Para baixar um vídeo é só clicar nesse mesmo ícone e, em seguida, Carregar vídeo.

Como seguir e deixar de seguir as pessoas

Toque sobre o vídeo para os botões aparecerem. Você verá o nome da pessoa no canto superior esquerdo. Depois, toque nele. À direita, terá o símbolo de “+”. É só apertar ali e começar a seguir. O contrário também é simples. Basta tocar sobre o ícone à direita do nome e confirmar tocando em “deixar de seguir”.

Aprenda a excluir vídeos

O IGTV não permite ocultar publicações, portanto se o arrependimento bater será preciso apagar o vídeo. primeiro, acesse o seu canal. Em seguida, será necessário tocar em seus vídeos para ampliar a visualização. Você conseguirá ver o menu do conteúdo. Clique nos três pontinhos. Aparecerá a função “excluir vídeo”. Mas pense bem antes, pois não dá para recuperar o conteúdo apagado.

A batalha que vem por aí

A gente sabe: o Instagram pertence ao Facebook, o YouTube pertence ao Google. E a intenção do Insta é combater o YouTube na guerra por anúncios. “A interface limpa do IGTV pode fazer dele um lugar bem poderoso para a colocação de anúncios.” A afirmação é do diretor geral do Instagram, Kevin Systrom, em entrevista ao site norte-americano The Verge.

Systrom diz ainda que o aplicativo foi desenhado para tornar mais fácil procurar e assistir filmes em dispositivos móveis. E salienta que outros apps de vídeo exigem navegação por listas de títulos, ao contrário do que acontece na televisão. O IGTV é similar à TV com seu sistema de conectar e assistir na hora. Do mesmo modo, trocar de vídeo no IGTV é equivalente a trocar de canal num televisor.

Vídeos no ara por 24 horas

O IGTV tem outros diferenciais. Os vídeos ficam no ar por somente 24 horas, no mesmo esquema dos Stories do Instagram. E, por enquanto, eles têm sua duração limitada a um máximo de 10 minutos. Mas a intenção é que, em breve, permita vídeos de qualquer tamanho. Há uma exceção. Usuários com grandes contas no Insta (como empresas e influenciadores) já podem desde agora publicar vídeos de até uma hora de duração.

Embora uma das intenções seja faturar com anúncios, o IGTV não terá publicidade nos primeiros meses. É uma estratégia para seduzir os clientes. O Instagram quer ser o principal canal de comunicação para seus usuários, e com o IGTV ele avança nesse sentido.

Segundo Kevin Systrom, a intenção é conjugar relações pessoais e interesses dos clientes da plataforma. “Você realmente não acha esta combinação única de duas coisas em qualquer outro lugar”, analisa.

Aliás, a expectativa do Instagram é que um grande número de criadores de vídeos passe a usar a plataforma. Nem que seja simultaneamente com a concorrência. 

Criadores brasileiros

No Brasil, já tem muita gente na plataforma, explorando os vídeos verticais. Alguns deles: o canal de TV Esporte Interativo, o time Corinthians, o programa Porta dos Fundos e o site Adoro Cinema.

O Porta dos Fundos já está no IGTV

O app está presente em todos os dispositivos com Instagram. Basta abrir o Insta e clicar no ícone de um televisor em cor alaranjada, no alto, à direita. Pronto, você entrou no IGTV. Mas é possível tê-lo isoladamente, fora do app-mãe. Quem achar esta opção interessante, é só baixar o IGTV para Android ou o IGTV para iOS.

 

Este artigo foi útil para você? Ficou com vontade de explorar o novo canal de TV com imagens verticais? Mas também temos ideias interessantes para você em Saiba transformar sua televisão normal em Smart TV.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
InstagramRedes Sociais
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email