Armazenamento em nuvem: identifique o sistema operacional do seu smartphone para escolher o melhor serviço

Google Drive, iCloud, MEGA ou Vivo Sync? É hora de liberar espaço no seu smartphone!

Existem várias marcas oferecendo serviços de armazenamento em nuvem. Algumas são nossas “velhas” conhecidas, outras, nem tanto. Cada uma possui um tipo de plano de assinatura diferente, bem como funcionalidades completamente específicas, capazes de tornar uma simples escolha em um verdadeiro martírio. Mas, acalme-se. 

Considerando o fato de que você está migrando do backup tradicional para o armazenamento de dados na Internet, aqui estão três serviços criados pelas marcas Google e Apple, que atualmente assinam os dois sistemas operacionais de celulares mais populares no Brasil, Android e iOS.

Dessa maneira, basta identificar sua “família”, isto é, o sistema operacional a qual você pertence para, então, aprofundar seus conhecimentos no serviço em nuvem.

Google Drive para aparelho Android

Foto dos ícones do Google Drive, ilustrando texto sobre opções de armazenamento em nuvem
Google Drive se diferencia por também ser um gerenciador colaborativo de arquivos

No Drive, você começa com 15 GB de armazenamento gratuito e pode utilizá-lo com vídeos, fotos, desenhos, PDFs ou com aquele livro que você está escrevendo há cinco anos. Você também consegue convidar rapidamente outras pessoas para visualizar, fazer download e, o mais importante, editar qualquer arquivo. E é justamente essa funcionalidade que o torna tão eficiente.

Por quê? Pois é através dela que o Drive passa de uma plataforma de backup para um gerenciador colaborativo de arquivos. Através dele, você acessa seus documentos armazenados usando qualquer smartphone, tablet ou computador, em qualquer lugar, e os compartilha com quem desejar.

Mas isso é papo para outro momento. Por ora, saiba que, em um primeiro momento, navegar pelo Google Drive será complicado. As opções são inúmeras, as funcionalidades não são muito conhecidas e essas duas conclusões fazem o coração acelerar. No entanto, com o tempo você acostuma.

O Google Drive também vale para quem tem conta no Gmail. Se você não lembra dos dados de cadastro de sua conta junto ao Google, acesse a página de suporte para descobrir.

iCloud para iPhone

Print da tela de login do iCloud, serviço de armazenamento em nuvem para iOS
iCloud é a opção de armazenamento em nuvem ideal para dispositivos da Apple

No início, você terá apenas GB de capacidade gratuita. Pouco, é verdade. Mas o sistema de armazenamento em nuvem da Apple é muito eficiente. Além de sincronizar seus dispositivos e guardar arquivos na nuvem, a plataforma é capaz de rastrear produtos perdidos. E, assim como o Google, oferece edição colaborativa entre usuários do Number, Pages e Keynote – programas populares da Apple.

Para quem já é cliente há tempo, a interface não é complicada. Inclusive, é bastante amigável em comparação aos outros serviços da empresa liderada por Tim Cook.

Agora, se você não possui um produto da Apple, primeiro que, sim, você pode criar uma conta gratuita pelo navegador. Em segundo lugar, prepare-se: inicialmente as funcionalidades parecerão truncadas. 

MEGA sem vínculo com Google ou Apple

Download para iOS ou Android

Foto da tela do Mega, serviço de armazenamento em nuvem compatível com todos os sistemas operacionais
Cuidado para usar o Mega, você não pode esquecer a senha

Conhecido como sucessor do Megaupload, o MEGA é uma opção de armazenamento em nuvem generosa para quem possui Windows Phone, por exemplo, ou deseja conhecer as opções que vão além das principais marcas do mercado de tecnologia.

Criado em 2013 com o objetivo pretensioso de ser o único armazenamento em nuvem de alto desempenho e segurança, o provedor possui uma interface amigável, opções objetivas e funcionalidade simples. Perfeito caso seu desejo seja fazer cópias de segurança de arquivos; não tão perfeito se quiser compartilhá-los com outros e trabalhar de forma simultânea.

Isto é, ao contrário do iCloud e do Google Drive, você consegue compartilhar arquivos como documentos do Word ou Libre Office, mas não consegue editá-los através da plataforma. O mesmo acontece com apresentações em PPT, excel etc. De qualquer forma, MEGA é um serviço seguro, inteligente e descomplicado para você fazer backup dos seus documentos.

Além do que já foi mencionado acima, no MEGA, você inicia de forma poderosa: com 50 GB de espaço. Ficou com vontade de testar? Antes, você precisa saber do seguinte detalhe:

MEGA pode ser uma péssima opção para quem tem memória fraca

Como um dos pilares do MEGA é a segurança dos dados dos usuários, por conta de seu processo de encriptação, o provedor não pode aceder à sua senha ou redefini-la. Por esse motivo, você tem a obrigação de memorizá-la. Caso contrário, perderá o acesso aos seus arquivos armazenados.

Dica bônus

Se você é cliente Vivo Móvel, vale investir no Vivo Sync.

Download para iOS e Android

Imagem do vários dispositivos mostrando na tela o logo do Vivo Sync, serviço de armazenamento em nuvem exclusivo para cliente da operadora
O Vivo Sync é um serviço de armazenamento em nuvem exclusivo para clientes da operadora que funciona em qualquer dispositivo

O Vivo Sync é um aplicativo exclusivo para assinantes de serviços Vivo que custa apenas R$ 5,99 por mês. Com essa quantia, você vai ter 32 GB de espaço para armazenar fotos, vídeos, músicas, agenda e contatos, liberando espaço de memória do seu smartphone. Tudo isso para assegurar que seus arquivos permaneçam intactos, independente do que aconteça.

Acesse agora o site da Vivo e confira opções de planos para ter acesso a essa e outras vantagens da operadora