Roadsec 2018: saiba como aproveitar o festival dos hackers

Veja como acompanhar a etapa de SP da Roadsec 2018, maior feira de hackers da América Latina! Te mostramos como fazer parte, online ou presencialmente!

09/11/2018 às 9:00

O Roadsec acontece no dia 10 de novembro em São Paulo – serão quase 24 horas de programação e festa. O evento é um roadshow itinerante que passa por diferentes cidades para falar sobre a cultura hacker – este ano já  esteve em dez locais diferentes. Maior da América Latina, o festival completou cinco anos, 40 edições no total e recebeu cerca de 30 mil visitantes.

Conheça o Roadsec 2018.

O Roadsec 2018 acontece no dia 10 de novembro em São Paulo.

Curiosos e amantes do tema se reúnem para um dia inteiro de palestras, workshops e muito conteúdo relacionado. São convidados de peso debatendo sobre ataques, teorias, defesa, carreira, pesquisa, empreendedorismo e guerra digital.

Há também oficinas interativas, como uma que ensina a montagem e o comando de um robô com Lego, por exemplo. Os participantes ainda são convidados a pilotar drones e a construir circuitos eletrônicos. Quer acompanhar o evento, de pertinho ou a distância? Mostramos aqui como fazer!

Hackaflag

O Roadsec abrigará também a grande final individual do Hackaflag, maior campeonato no estilo Capture Flag de invasão da América Latina. Há duas modalidades: individual e em grupo. Dessa forma, os participantes testam seus conhecimentos sobre invasão em um ambiente totalmente controlado.

Conheça o Roadsec 2018.

Acontecerá a etapa final do Hackaflag no Roadsec 2018.

Entre os temas, destaque para segurança em aplicações, web, redes, criptografia, engenharia reversa e perícia forense. É possível participar presencialmente ou online (há essas duas modalidades). As rodadas simulam ambientes reais e os competidores pontuam de acordo com o nível de dificuldade. Inclusive, os ganhadores levam uma viagem para Las Vegas, nos Estados Unidos, para disputar outras etapas.

Programação

O Roadsec 2018 terá 50 palestras no total sobre os principais temas que envolvem a cultura hacker. Aliás, também haverá show de Gabriel O Pensador, Marcelo D2, Dual Cor, Edgard e outros 20 DJs.

Grandes nomes da cena hacker farão workshops no local. Destaque para Georgia Weidman, autora do livro Testes de Invasão: Uma introdução prática ao hacking; Camila Achutti, fundadora do Mastertech; Vitor Alves, desenvolvedor de Blockchain na WeMind; e Rob Robert, security engineer e hacker principal na DBServer.

Aliás, alguns convidados falarão sobre a importância da segurança de informações nas redes sociais. Inclusive, fizemos um post que mostra como evitar que sites duvidosos invadam o seu WhatsApp. Clique aqui e confira!

Oficinas

Serão nove oficinas no total, com temas variados. Os participantes poderão aprender a pilotar drones, montar peças de Lego, saber técnicas de impressão em 3D e manusear uma caneta 3D. Além disso, haverá um workshop sobre criptografia, técnica capaz de transformar mensagens em códigos secretos.

Outro destaque será o encontro sobre Lock Picking, técnica que mostra como funciona um ataque hacker. Com essa base detalhada é possível entender melhor os processos  que envolvem essa ação para, então, elaborar uma defesa mais estruturada.

Conheça o Roadsec 2018.

O laboratório do evento está recheado de atrações e muito aprendizado.

Mais um destaque do evento é a oficina de Pixel Beads, na qual os participantes fazem desenhos em 8 Bits e podem levar para casa. Aliás, instrutores capacitados te ajudam a manusear o equipamento e todos os materiais necessários.

Inclusive, para participar não é necessário se inscrever nas oficinas. O ingresso dá direito a acesso ao laboratório, onde as formações acontecem. Veja a programação completa no site do evento.

Atividades Roadsec 2018

Além das oficinas, diversas atividades paralelas acontecem durante o dia. Os visitantes poderão aprender técnicas como montar um roteador caseiro, criar um contêiner docker malicioso, identificar vulnerabilidades nas aplicações e muito mais.

Conheça o Roadsec 2018.

Diferentes atividades também reunirão participantes e convidados de diferentes localidades.

Todas as atividades serão ministradas por especialistas em diferentes áreas e estarão disponíveis para os participantes do evento. Quando a ideia for dar uma pausa, basta ir ao food park. Haverá mais de 15 opções para todos os gostos e bolsos.

Como participar

Os ingressos variam de R$ 120 a R$ 240 e estarão disponíveis até o dia 9 de novembro pelo site do evento. Também será possível comprar presencialmente, mas é importante se programar com antecedência para evitar qualquer tipo de surpresa. Aliás, o evento acontece na Barra Funda, Zona Oeste da cidade de São Paulo.

Para quem não estará no local, a dica é acompanhar as redes sociais do evento, que são alimentadas frequentemente com os acontecimentos mais importantes. Além disso, há vídeos, transmissões ao vivo e galerias com todas as fotos. O Roadsec mantém contas no Facebook, Instagram e Twitter.

O evento é, sem dúvida, uma boa oportunidade para aprender mais sobre o tema e conhecer diferentes pessoas desse universo.

Mas enquanto o festival não chega, aproveite para ler uma matéria para te ajudar a mudar seus hábitos como um todo e assim garantir mais segurança na internet. E continue conosco para ter acesso a mais conteúdos como esse!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
SegurançaUtilidades
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email