3 plataformas de revisão bibliográfica para trabalhos acadêmicos

Formate suas referências automaticamente com a ajuda de um desses três sites de revisão bibliográfica para trabalhos acadêmicos.

20/07/2018 às 9:00

O Vivo Tech reuniu três plataformas online e gratuitas, que ajudarão você na revisão bibliográfica para trabalhos acadêmicos, tais como artigos e monografia de cursos de licenciatura ou pós-graduação.

Todas foram criadas para atender a um público crescente que precisa escrever textos acadêmicos, mas vê nas regras de formatação um empecilho ao seu trabalho.

Mendeley, um gerenciador científico completo

Download para Windows, Mac OS ou Linux

Mendeley é a ferramenta mais completa da lista. Assinado pela editora Elsevier, a plataforma, além de várias funcionalidades, faz a revisão bibliográfica para trabalhos acadêmicos. Em síntese, ela ajuda professores, pesquisadores e estudantes a gerenciar, compartilhar e descobrir conteúdo sobre a pesquisa que estão desenvolvendo.

Para utilizá-la, basta cadastrar-se com e-mail e decidir se você prefere tê-la no computador ou utilizá-la online. Para entender melhor como a plataforma funciona, assista ao vídeo abaixo (áudio em inglês):

O único contraponto da ferramenta é o fato de ela não ser na língua portuguesa. Logo, quem optar por ela deve possuir conhecimentos básicos no idioma.

Aplicativo Mendeley

Download para Android | iOS
Tamanho: 44 MB

Desenvolvido pela Elsevier Inc, o aplicativo da Mendeley é fiel à proposta inicial da marca: facilitar a vida do estudante/pesquisador a ponto de ele(a)(e) focar exclusivamente no conteúdo da pesquisa.

Isso porque o app, assim como a versão desktop, é funcional e simples, o visual é clássico, digamos assim. Além disso, tudo que você adiciona ou anota do seu celular ou tablet é sincronizado com o desktop em alguns segundos.

Print do aplicativo Mendeley, plataforma para ajudar você na revisão bibliográfica para trabalhos acadêmicos

Assim como a versão desktop, é funcional e simples, o visual é clássico, digamos assim.

No entanto, se você prefere uma ferramenta mais simplória, em português, que não exija download ou cadastro, siga com o texto e confira as próximas três dicas.

Menthor

*Conforme as normas da ABNT

Enquanto Mendeley é o crânio da família, o Menthor é o filho descolado, em constante evolução e que sabe mexer em quase todos os dispositivos tecnológicos existentes no mercado. Isto é, o Menthor não é tão completo, mas dá conta do recado. Além de ser fácil de mexer, intuitivo e apresentar um design clean (limpo, não é poluído).

Associações à parte, Menthor é um editor de revisão bibliográfica para trabalhos acadêmicos em três formatos (livro, Web e artigo), totalmente gratuito e online. Desenvolvido pela Menthor.co, startup de Curitiba (PR), está em constante evolução e, por esse motivo, recebe atualizações de tempos e tempos.

Para utilizar a ferramenta de revisão bibliográfica, você deverá criar uma conta por e-mail. Se preferir, pode realizar uma interação com o Facebook ou Gmail. Feito isso, você será direcionado para a área de formatação, onde irá inserir os dados que possui, e conforme for completando a referência nos campos, um preview (prévia) irá se atualizar em tempo real.

Confira a imagem abaixo para compreender melhor o processo:

Print do Monthor, plataforma para ajudar você na revisão bibliográfica para trabalhos acadêmicos

Menthor é um editor de revisão bibliográfica para trabalhos acadêmicos em três formatos (livro, Web e artigo).

Assim que todos os campos estiverem preenchidos, salve as informações clicando no botão azul “Salvar”. O tempo de preenchimento varia de acordo com o formato escolhido. Assim que as referências forem enviadas, você será direcionado(a)(e) para um arquivo que se assemelha ao Google Drive, em específico, ao Documentos.

Print do Monthor, plataforma para ajudar você na revisão bibliográfica para trabalhos acadêmicos

O Menthor não é tão completo, mas dá conta do recado. Além de ser fácil de mexer, é intuitivo e apresenta um design clean (limpo, não é poluído).

A partir daí, você escolhe se deseja fazer o download do arquivo ou simplesmente copiar/colar a informação que foi configurada pelo Menthor. Curtiu? Ainda não? Então, conheça o More, uma ferramenta que também é gratuita.

More

*Conforme as normas da ABNT

Assim como a plataforma Menthor, o More é uma ferramenta que produz automaticamente citações no texto e referências no formato ABNT. A diferença entre as duas está no fato de que, enquanto o More disponibiliza 15 tipos de documentos acadêmicos, o Menthor considera três: livro, Web e artigo.

Para utilizá-lo, você não precisa se cadastrar ou  oferecer algum tipo de informação pessoal, como e-mail ou número de telefone. Basta selecionar a opção “Criar referência” do menu, selecionar o formato do trabalho, preencher os campos e, então, clicar em “Gerar referências e citações”.

A imagem abaixo mostra o tipo de informações que você deve ter em mãos para utilizar a ferramenta. Lembre-se de que os campos indicados com * são campos de preenchimento obrigatório.

Print do More, plataforma para ajudar você na revisão bibliográfica para trabalhos acadêmicos

Para utilizar o More, você não precisa se cadastrar ou  oferecer algum tipo de informação pessoal, como e-mail ou número de telefone.

Como mencionado acima, você pode utilizar o Mentor sem deixar rastros. De forma anônima, como o próprio site sugere. No entanto, se você precisa gravar suas referências para acessá-las ao longo da sua trajetória acadêmica, crie uma conta. O processo ocupará dois minutos do seu tempo e é gratuito.

A título de informação, o Mentor foi desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). E, apesar do visual “início dos anos 90 na Web”, o More é eficiente. Não é a plataforma mais intuitiva da lista, isso é verdade. Mas, cumpre o objetivo de forma pragmática.

Dica de blog para ajudar na revisão bibliográfica para trabalhos acadêmicos

Se você chegou até aqui preocupado com a formatação do seu trabalho acadêmico, o Vivo Tech possui uma última sugestão:

Blog Fast Format

Antes de qualquer informação, é importante esclarecer que, assim como o Mendeley, o Fast Format é um software pago para editoração de trabalhos acadêmicos, e que possui um blog sobre o universo da revisão bibliográfica. Esse blog é tão interessante que a última dica é justamente essa: o blog do software Fast Format.

Print do blog Fast Format, página da Web para ajudar você na revisão bibliográfica para trabalhos acadêmicos

O Fast Format é um software pago para editoração de trabalhos acadêmicos.

Por lá, você encontrará as temidas normas ABNT,  dicas para criar a lista de Referências e, o melhor, dicas de escrita. Portanto, se você é autônomo(a)(e) e prefere seguir instruções, esta dica bônus é para você!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
EducaçãoUtilidades
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email