LG Q6 e Q6+

Se você está pensando em investir em um celular com bom desempenho de bateria, considere o Q6 ou o Q6+, os novos intermediários da marca LG.

Se você está pensando em investir em um celular com bom desempenho de bateria e que caiba no orçamento mensal, considere o Q6 ou o Q6+. Os novos intermediários da marca LG foram testados por Mori, coordenador do Fórum da Vivo que, após os testes, compartilhou sua experiência conosco. Confira abaixo:

“Sempre me pergunto se os celulares da LG são bons e se realmente valem à pena comprá-los. Esse teste de 7 dias me fez encontrar essas respostas e gostaria de compartilhar com vocês toda essa minha experiência.

Diferença entre LG Q6 e Q6+

A diferença entre os dois é a capacidade de memória RAM e a capacidade de armazenamento interno. O Q6+ tem 64Gb de armazenamento interno com 4GB de memória RAM contra 3GB e 32GB no Q6. Em todos os outros quesitos os dois aparelhos são idênticos. Eles vêm disponíveis aqui no Brasil nas cores preta, rose gold e o platinum.

Preços

Eu não falo de valores nas minhas reviews porque eles podem variar muito conforme o lugar e onde você compra, mas esse novo modelo está com valor médio que não alcança nem metade do top de linha da marca.

Design e Tela

A linha Q6 vem na pegada dos celulares atuais quando se fala no tamanho da tela de 5.5 polegadas (fullvision) com uma proporção e 18:9, aquela que eles chamam de proporção de cinema. Na minha opinião o grande destaque desse modelo é o belo aproveitamento de espaço na frente (poucas bordas em volta da tela), é compacto e tem bordas de alumínio, detalhe que dá um ar sofisticado. Tudo isso, combinado com o valor que estão praticando, devo dizer que o Q6+ me chamou bastante atenção pelo que ele entrega. A tela é um IPS LCD com resolução de 1080×2160 pixel, que nada mais um fullhd (18:9).

Tamanho da tela do LG Q6. Foto: divulgação

Algo que muita gente está reclamando e, depois de usar, concordei, foi o acabamento em plástico da parte traseira. Diferente do material usado nos celulares da Samsung, por exemplo, o Q6 vem com um material de acabamento brilhante que fica todo marcado com manchas de dedos e risca com muita facilidade.

Acredito que esse material tenha sido usado para imitar a aparência de vidro na traseira que muitos modelos têm utilizado. Só que em uma semana de uso, o aparelho ficou cheio de riscos. Ponto negativo para o Q6.

Mori segura o modelo Q6 da LG
Acabamento em plástico da parte traseira do LG Q6. Foto: Fórum da Vivo

Algo que fez muita falta, e que está presente em aparelhos de valor até mais abaixo, é o leitor de impressão digital. Tanto no Q6 quanto no Q6+ o leitor foi abduzido. A tecnologia de segurança usada é o reconhecimento de leitor facial, o que até então não teria problema se ele funcionasse de forma segura. Em condições de baixa luminosidade ele não funciona, ou quando mudei meu penteado ou coloquei um óculos o sensor também não funcionou ou demorou muito para destravar. Além disso ele também destrava com uma simples foto colocado em frente da câmera, o que é péssimo. Ponto negativo também para o Q6 nessa falha de segurança.

Desempenho

O Q6 vem com um chipset Qualcomm Snapdragon 435 MSM8940, Processador Quad-core 1.4 GHz Cortex –A53 + Quad-core 1.1 Cortex A-53. GPU Adreno 505. Como falei, o Q6+ vem com maior performance em memória RAM e armazenamento interno. Ambos com possibilidade de expansão por cartão de memória até 256GB.

Dualchip, ou seja, para você que usa duas operadoras este celular ainda está dentro das suas opções de escolha.

Bateria

Nestes 7 dias deixei sai com 100% da bateria as 7h da manhã de casa e usei ao máximo todos os aplicativos e funções do celular. No dia em que testei a bateria (2.900Mah) foram 30 minutos de Waze com brilho no máximo e voz ligada, Instagram por 3 horas (somando todas as vezes que abri o app), Facebook por 1 hora, Whatsapp por 2 horas (abrindo a cada 10 min pelo menos), Meu Vivo App por 20 minutos, Mario Run por 20 minutos, naveguei no Fórum Vivo por mais 1 hora, atualizei todo o meu Linkedin pelo aplicativo em mais ou menos 30 minutos, joguei 30 minutos de Street Fighter e por fim na volta para casa usei mais 40 minutos de Waze. Cheguei em casa por volta das 19h com a bateria no talo em 5%. Na minha opinião teve um desempenho muito bom para a categoria que ele se enquadra.

Processador

Também fiz o teste de performance do processador e ele dá uma travadinhas chatas, por exemplo no Instagram na rolagem da timeline. Além disso, em jogos o celular não suporta direito. Ele tem uma tela com resolução maior que fullhd e o chip gráfico não acompanha a performance. Sim, para você que busca um celular e faz questão de jogar eu não recomendo este aparelho. Agora se você não faz questão, então ele dá conta. É até estranho um aparelho com tanta memória RAM travar. Parece que foi uma montagem meio desequilibrada na escolha das especificações.

O celular em si é bem rápido e devido a interface fluída/leve.

O Q6 e o Q6+ vem com TV que pega muito bem com o uso de uma antena que é inserida na entrada do conector de fone de ouvido. Além disso o software permite gravar as imagens da TV para assistir em uma outra hora. Para quem gosta/pode assistir um canal de TV pelo celular esse recurso é excelente.

Câmera

Traseira com 13MP e frontal com 5MP. Desempenho médio. Abaixo da expectativa.

Foto tirada com a câmera traseira
Câmera traseira com 13MP do LG Q6
Foto tirada com a câmera dianteira
Câmera frontal com 5MP do LG Q6

Vale a pena?

Sempre digo, vai muito do que cada um está buscando. Como disse no começo quando o assunto é aparelho da LG eu fico com um pé atrás porque geralmente tem algo que me desagrada. Nesse aparelho são vários os pontos. O leitor de digital que não existe, o leitor facial que é falho, o material da capa traseira que é suja e risca com muita facilidade e o desempenho que me deixou um pouco frustrado.

Contudo, os aparelhos da LG costumam cair o preço de venda de 30 a 40% nos 5 primeiros meses após o lançamento, o que faz com que ele seja bem atrativo neste sentido.”

Assista ao vídeo para mais informações sobre o LG Q6 e Q6+:


Fonte: Fórum da Vivo


Veja mais sobre