Feliz Ano Novo: aprenda a fazer uma retrospectiva animada

Mostramos as melhores ferramentas para te ensinar a fazer uma retrospectiva animada do seu ano. Compartilhe com todos os seus melhores momentos!

18/12/2018 às 9:00

O final do ano é a época perfeita para relembrar o que passou e comemorar as conquistas vividas nos últimos 365 dias. Por isso, fazer uma retrospectiva animada é algo muito comum nesse período. A ideia é selecionar as imagens mais marcantes e, assim, criar um vídeo para compartilhar com amigos ou família.

Veja como fazer uma retrospectiva animada.

Ano Novo é tempo de retrospectiva! Vamos relembrar o que aconteceu nos últimos meses?

Já pensou em fazer algo do gênero? Te mostramos aqui quais são as melhores ferramentas e como usá-las para fazer a sua retrospectiva deste ano e dos próximos que estão por vir. Aproveite as dicas e Feliz Ano Novo!

Programas de edição de vídeo

A primeira possibilidade para fazer uma retrospectiva animada é escolher um software de edição de vídeo. Assim, você conseguirá incluir as fotos e os vídeos que desejar. É importante optar por um que seja intuitivo. Ou seja, que tenha comandos e funções simples de entender e manusear.

Veja como fazer uma retrospectiva animada.

É simples fazer uma retrospectiva animada! E há diversos programas gratuitos para facilitar.

Inclusive, há muitas opções de programas gratuitos e completos no mercado. Escolher um que você se identifica e se adequa facilmente é essencial para fazer o trabalho render. Listamos duas opções a seguir – ambas são de graça.

1-) Movie Maker

É o programa nativo da Microsoft. Inclusive, é um dos mais fáceis de mexer. O motivo é a sua interface simples. No entanto, não há muitos recursos extras disponíveis, como transições e efeitos. Porém, o programa cumpre bem o seu papel.

Para começar, vá até a opção “Adicionar vídeos e fotos”. Note que ao lado há a possibilidade de adicionar uma música. Você também pode clicar ali para incluir uma trilha sonora.

Veja como fazer uma retrospectiva animada.

Dá para incluir uma trilha sonora também.

Note que no mesmo menu também há a opção de inserir título, legendas e créditos. Então, saiba que o título é aquele que abrirá o seu vídeo. Pode ser algo como “Melhores momentos de 2018”.

Veja como fazer uma retrospectiva animada.

Você pode incluir título, legenda e créditos para finalizar o seu vídeo.

Use o mouse para reorganizar seus vídeos e fotos na ordem que desejar. No menu “Editar”, você pode especificar a duração de cada uma. O mesmo também pode ser feito com o texto. Basta clicar sobre os elementos e modificar a duração. Cerca de 1 segundo para as fotos é uma boa marca para não deixar a retrospectiva cansativa.

Veja como fazer uma retrospectiva animada.

Não esqueça de colocar o tempo de duração de cada imagem.

Quando terminar de incluir e organizar arquivos, vá até a opção “Salvar filme”, localizada à direita do vídeo e escolha o formato desejado. Lembre-se de marcar a opção: “Para monitor de alta definição”.

Veja como fazer uma retrospectiva animada.

Imagens obtidas a partir de um passo a passo feito no canal Professor Valdinei, no YouTube.

2-) Shotcut

O programa Shotcut é uma boa opção para quem tem poucos conhecimentos em edição de vídeo. Isso porque a interface da ferramenta é bastante intuitiva. Ou seja, os botões são representados por ícones que por si só dizem o que podem fazer.

O software também é gratuito e pode ser perfeitamente usado em uma retrospectiva animada. Para instalar, basta entrar no site do Shotcut e escolher a versão adequada para o seu computador. Depois de fazer o download, você verá a interface abaixo. Em seguida, no “Modo de vídeo”, escolha a opção “HD 1080p fps” e inclua o nome da sua retrospectiva animada.

Veja como fazer uma retrospectiva animada.

Escolha a opção “HD 1080p 25 fps” e coloque o título da sua retrospectiva.

Depois, clique no menu “Abrir arquivo” para inserir suas fotos e vídeos. Não precisa ser na ordem desejada, pois você pode mudar facilmente usando o mouse. Uma dica antes de começar: veja todo o material que possui para já ter uma ideia do que vai fazer. Isso facilita na hora de editar.

Depois de incluir os arquivos, você deverá arrastá-los na ordem desejada para a “timeline” do programa (localizada na parte inferior da tela, em azul). A partir disso, escolher a melhor parte de cada vídeo, por exemplo, usando o ícone de tesoura para cortar. Aliás, é possível escolher arquivos em áudio para deixar a montagem mais emotiva.

Veja como fazer uma retrospectiva animada.

Insira os arquivos desejados e comece a montar a retrospectiva animada.

Quando finalizar a montagem, clique em “Exportar”, sinalizado à direita com um retângulo vermelho. Escolha o formato desejado (aparecerá uma lista à esquerda da tela) e pronto!

Veja como fazer uma retrospectiva animada.

Note que há uma opção que já salva no formato necessário para o YouTube.

Cursos para aprender a criar uma retrospectiva animada

Se você não se sente à vontade para começar a editar, há diversas opções de cursos online que podem ter dar aquela mãozinha. A Udemy, por exemplo, é uma plataforma com diversas aulas a preços acessíveis. Inclusive, no final do ano costuma fazer promoções especiais para comemorar a época. Você tem acesso a cursos como:

Todas essas opções estão a um preço acessível. Portanto, visite o site para conhecer melhor. Como você vê abaixo, ao entrar na plataforma, procure o que deseja colocando a palavra-chave no campo de busca.

Veja como fazer uma retrospectiva animada.

Plataforma da Udemy. Vá até o campo de busca para encontrar os cursos desejados.

E aí, gostou das dicas? Que tal começar a fazer a sua retrospectiva animada agora mesmo? Aliás, há também cursos online gratuitos de fotografia. Assim, você faz cliques mais interessantes para incluir no seu slideshow ou vídeo. Então, veja aqui uma lista das opções disponíveis!

Outra dica: dá para melhorar as imagens usando o Photoshop. E nós fizemos numa reportagem sobre cursos de graça (confira todas as possibilidades). Agradecemos a companhia e continue conosco!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
LazerUtilidades
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email