Repost Instagram, a nova funcionalidade da rede social

Já é possível fazer repost Instagram de algumas Stories, mas novas mudanças podem acontecer no futuro.

09/10/2018 às 14:00

O Instagram muda aos poucos. Então, ele vai se adaptando aos pedidos e desejos dos usuários. Antes reposts (compartilhamentos) não eram permitidos porque o IG preferia preservar seu caráter mais intimista, na comparação com o Facebook. Contudo, os tempos mudam e agora o repost Instagram está aí. É uma rendição aos pedidos dos usuários que queriam opções de compartilhamento.

Entretanto, o Insta ainda não chegou ao ponto de permitir um repost Instagram de qualquer foto ou vídeo. Em resumo, os reposts no Instagram se aplicam apenas às Stories. Além disso, exclusivamente naquelas em que você foi mencionado e marcado. Disponível tanto para usuários com celulares Android, quanto iOS, veja abaixo como funciona a novidade!

24 horas para o repost Instagram

Toda vez que alguém “taggear” você numa Story, você vai receber uma notificação informando que poderá fazer o repost Instagram nas próximas 24 horas. E a pessoa que marcou você também será informada de que o repost está ativado. É tudo simples, intuitivo e muito fácil. Em suma, você decide se quer ou não fazer o repost da Story. Contudo, posts comuns ainda não permitem repost no Instagram.

Descubra como fazer repost Instagram.

No repost Instagram, você pode compartilhar as Stories em que foi marcado.

Aliás, as Stories compartilhadas exibem um visual diferente das postagens originais. Elas não ocupam a tela inteira e são exibidas como stickers. É bem legal: assim, você pode inserir novos elementos como textos, GIFs e enquetes. Elas também mostram com um link para o perfil que as criou inicialmente.

Por causa da privacidade dos usuários, o Instagram oferece a opção de compartilhar somente para as Stories de contas públicas. Essa funcionalidade chama-se, em inglês, “@mention Sharing”. Ela fica disponível para a pessoa marcada durante o tempo que a Story original ficar no ar.

Descubra como fazer repost Instagram.

O Instagram é um de nossos temas frequentes aqui no Vivo Tech. Por isso, não deixe de ler sobre como criar mosaicos no Insta, ou como baixar vídeos do Instagram  ou sobre como recuperar sua conta se ela for hackeada.

Mais mudanças vêm aí?

O Instagram sempre foi muito resistente à questão de compartilhamentos. A empresa temia que o caráter bem pessoal e intimista da rede se perdesse com essa possibilidade. Eventualmente, se os compartilhamentos fossem abertos para todos usuários e todas postagens, o IG poderia ser usada como plataforma para fake news. As fake news são notícias falsas e normalmente odiosas que, sem reposts, não se espalham.

Entretanto, todo esse esforço contra os reposts pode ser em vão, porque existem no mercado apps que fazem isso para você, independente dos desejos do Instagram. Quer conhecê-los? É só fazer download em seu celular Android ou iOS. São aplicativos fáceis de usar e fazem o que o Insta não quer: reposts, compartilhamentos de postagens comuns.

Descubra como fazer repost Instagram.

O app Repost é bem simples de usar e faz compartilhamentos no Insta.

Assim, uma questão tem ganhado força nas discussões internas na empresa. Se os reposts existem de qualquer forma, torná-los oficiais seria uma alternativa para dar nova vida ao feed principal de posts da rede social. Até porque o feed tem perdido espaço para as publicações efêmeras, de vida curta, das Stories.

Ferramenta nativa para compartilhar?

Essa hipótese foi levantada pelo site norte-americano The Verge, que publicou artigo afirmando que o Instagram está testando uma ferramenta nativa para compartilhamentos. Aliás, a empresa negou a notícia no dia seguinte, mas o site manteve sua versão. Por quê? O jornalista responsável viu duas capturas de tela mostrando posts compartilhados e entrevistou uma pessoa familiarizada com o projeto.

De acordo com The Verge, a novidade é tratada internamente na empresa como “seamless streaming”, algo como “fluxo sem obstáculos”.

Para isso, seria introduzida uma nova alternativa na lista de opções que se abre quando você toca nos três pontinhos ao lado de um post do Instagram. A opção teria o nome em inglês de “Share to feed” que em tradução livre seria algo como compartilhar no Instagram.

A ideia é que os posts compartilhados apareçam no feed de notícias sob o nome e foto do usuário que o compartilhou. No presente estágio de desenvolvimento do projeto, segundo o The Verge, seriam permitidos apenas dois compartilhamentos de cada post. Algo bem coerente, então, com os cuidados que o Insta tem sobre a disseminação descontrolada.

E em um eventual segundo compartilhamento, aparecem nomes e fotos de ambos os usuários que fizeram o repost Instagram.

Descubra como fazer repost Instagram.

Repost Instagram de Stories já é uma possibilidade.

Empresas seriam primeiras

Uma das duas capturas de tela de reposts que o The Verge conseguiu é de uma empresa oferecendo mercadoria para venda. Estranho? Não, o Instagram tem uma tradição de apresentar novas funcionalidades inicialmente para empresas.

E é possível que a novidade seja exclusiva para segmentos de negócio. É que o IG acredita que empresas usuárias oferecem menos possibilidade de postar notícias falsas e outros conteúdos indesejados na rede.

O The Verge salienta que o projeto ainda está em seus estágios iniciais de desenvolvimento. E que as imagens a que teve acesso pareciam pouco trabalhadas, longe da qualidade gráfica comum no Instagram. Não é possível ainda prever data de lançamento. Ou mesmo confirmar se o compartilhamento de todos os posts algum dia será possível no Instagram.

Compartilhamentos externos

Os cofundadores da rede, Kevin Systrom e Mike Krieger, resistiram a abrir o Insta para compartilhamentos durante vários anos. E passaram do 1 bilhão de usuários com essa política firme. Entretanto, o debate está aberto dentro da empresa.

Um dos aspectos: você pode compartilhar conteúdos do Instagram no Facebook, no WhatsApp, por e-mail, no Messenger, no Twitter, onde e como quiser. Basta clicar nos três pontinhos e escolher a alternativa. Então, por que não permitir o mesmo no próprio Instagram?

Descubra como fazer repost Instagram.

O Insta tem mais de 1 bilhão de usuários em todo o planeta.

A permissão de repostar Stories em que você foi marcado foi apenas um passo inicial dado pelo Instagram no sentido da liberalização dos compartilhamentos. Com esse limite – só Stories, só usuários marcados – o Instagram reduz a possibilidade de comprometer o caráter íntimo da rede. Porém, sem dúvida, a pequena mudança parece uma porta aberta no rumo de uma política menos restritiva ao repost.

Aliás, todos esses apps para compartilhar no Insta vão simplesmente desaparecer se a empresa mudar sua orientação. Já que está interessado nessas possibilidades, você quer aproveitar para conhecer um Instagram um pouco diferente? Então, leia e descubra o que é o GBInstagram.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
InstagramRedes Sociais
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email