Remova malwares e pop-up utilizando o Google Chrome

Além de ser intuitivo e seguro, o Google Chrome oferece soluções práticas para remoção de pop-ups e malwares.

22/10/2018 às 17:00

O navegador de internet é o canal de comunicação entre você, usuário, e as inúmeras possibilidades que existem na Web. É através dele que você acessa o seu portal favorito, seu perfil no Facebook e/ou assiste o último vídeo do seu canal favorito do YouTube. Desse modo, pensar em segurança na internet é o mesmo que pensar em formas seguras de navegação.

À vista disso, é importante que o navegador que você utiliza, além de ser intuitivo e seguro, ofereça soluções práticas para remoção de pop-ups e malwares. O Google Chrome, por exemplo, já faz isso. A solução não possui nome comercial, mas, em síntese, realiza uma varredura inteligente toda vez que o navegador é aberto.

No passo a passo a seguir, você confere como executar manualmente o antivírus nativo do Google Chrome, o navegador de internet mais utilizado no mundo.

  • Abra o Google Chrome, procure o menu e acesse as configurações do navegador;
Print do menu do Google Chrome

Acesse as “Configurações” do navegador Google Chrome.

  • Procure a palavra “Avançado” que encontra-se no rodapé da página;
Print das "Configurações" do Google Chrome

Selecione a opção “Avançado”.

  • Rode a página até encontrar a opção “Redefina e limpe” e depois em “Limpe o computador”;
Print do Google Chrome, navegador de internet mais utilizado no mundo

Clique em “Limpar o computador”.

  • Ao clicar em “Limpe o computador”, clique em “Buscar” para que o Google Chrome faça a verificação do sistema e identifique software mal intencionado, anúncios, malwares e pop-up que possam estar prejudicando sua navegação;
Print do Google Chrome

Clique em “Buscar” para o Google Chrome realizar a verificação.

  • Feito isso, aguarde alguns minutos até que o processo seja finalizado. Caso o removedor de vírus do Chrome localize algo malicioso, basta clicar em “Remover”.

Por fim, vale ressaltar que antivírus do Google Chrome já monitora o seu computador o tempo todo. Ou seja, ele está em constante funcionamento. Portanto, só será necessário executar a ferramenta se você realmente notar algo suspeito.

Evitar malwares no futuro

Além de realizar a verificação, é importante evitar malwares no futuro. Para tanto, siga as quatros dicas do Google que foram publicadas na página de suporte do Chrome.

  • Tenha cuidado com itens que parecem bons demais para ser verdade;
  • Se você não executou uma verificação de vírus recentemente, desconfie de alertas sobre vírus ou dispositivos infectados. Isso porque o site pode tentar assustá-lo para que faça o download de software indesejado;
  • Faça o download apenas de arquivos ou visite sites que você sabe serem seguros;
  • Se um pop-up sobre atualização ou download de um programa parece suspeito, não clique nele. Em vez disso, acesse o site oficial do programa para fazer o download.

Gostou de saber como utilizar o Google Chrome ao seu favor na missão de manter-se protegido enquanto navega na internet? Sendo assim, aprenda outras dicas no texto “Manual de boas práticas: como manter-se seguro na internet”.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
AntivírusGoogle
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email