O navegador de internet é o canal de comunicação entre você, usuário, e as inúmeras possibilidades que existem na Web. É através dele que você acessa o seu portal favorito, seu perfil no Facebook e/ou assiste o último vídeo do seu canal favorito do YouTube. Desse modo, pensar em segurança na internet é o mesmo que pensar em formas seguras de navegação.
À vista disso, é importante que o navegador que você utiliza, além de ser intuitivo e seguro, ofereça soluções práticas para remoção de pop-ups e malwares. O Google Chrome, por exemplo, já faz isso. A solução não possui nome comercial, mas, em síntese, realiza uma varredura inteligente toda vez que o navegador é aberto.
No passo a passo a seguir, você confere como executar manualmente o antivírus nativo do Google Chrome, o navegador de internet mais utilizado no mundo.
- Abra o Google Chrome, procure o menu e acesse as configurações do navegador;

Acesse as “Configurações” do navegador Google Chrome.
- Procure a palavra “Avançado” que encontra-se no rodapé da página;

Selecione a opção “Avançado”.
- Rode a página até encontrar a opção “Redefina e limpe” e depois em “Limpe o computador”;

Clique em “Limpar o computador”.
- Ao clicar em “Limpe o computador”, clique em “Buscar” para que o Google Chrome faça a verificação do sistema e identifique software mal intencionado, anúncios, malwares e pop-up que possam estar prejudicando sua navegação;

Clique em “Buscar” para o Google Chrome realizar a verificação.
- Feito isso, aguarde alguns minutos até que o processo seja finalizado. Caso o removedor de vírus do Chrome localize algo malicioso, basta clicar em “Remover”.
Por fim, vale ressaltar que antivírus do Google Chrome já monitora o seu computador o tempo todo. Ou seja, ele está em constante funcionamento. Portanto, só será necessário executar a ferramenta se você realmente notar algo suspeito.
Evitar malwares no futuro
Além de realizar a verificação, é importante evitar malwares no futuro. Para tanto, siga as quatros dicas do Google que foram publicadas na página de suporte do Chrome.
- Tenha cuidado com itens que parecem bons demais para ser verdade;
- Se você não executou uma verificação de vírus recentemente, desconfie de alertas sobre vírus ou dispositivos infectados. Isso porque o site pode tentar assustá-lo para que faça o download de software indesejado;
- Faça o download apenas de arquivos ou visite sites que você sabe serem seguros;
- Se um pop-up sobre atualização ou download de um programa parece suspeito, não clique nele. Em vez disso, acesse o site oficial do programa para fazer o download.
Gostou de saber como utilizar o Google Chrome ao seu favor na missão de manter-se protegido enquanto navega na internet? Sendo assim, aprenda outras dicas no texto “Manual de boas práticas: como manter-se seguro na internet”.