5 redes sociais que disponibilizam serviço de videoconferência

Este texto é para te ajudar a reunir os amigos que moram em outro país, sem sair de casa. Ou da sua rede social favorita.

23/07/2018 às 9:00

A vida fica mais descomplicada quando a sua rede social favorita possui tudo que você precisa, incluindo uma ferramenta para videoconferência. Em outras palavras, um recurso que oferece a você a possibilidade de realizar uma chamada de vídeo com uma ou mais pessoas ao mesmo tempo. Esse é o caso do Messenger, Snapchat, Telegram, WhatsApp e, futuramente, do Instagram.

Abaixo, você confere como o recurso funciona em cada uma delas e, de quebra, aprende a realizar a videoconferência. Vamos em frente?

Messenger

Download para Android | iOS
Tamanho: 236 MB

O primeiro lugar da lista de redes sociais que disponibilizam serviço de videoconferência fica com o Messenger. Além de permitir chamadas de vídeo com até seis pessoas ao mesmo tempo, o aplicativo do Facebook oferece algumas funções bastante divertidas que, juntas, o tornam o aplicativo mais completo “do rolê”.

A principal delas é a opção de participar da conversa em grupo como um avatar que reproduz os movimentos que você faz frente à câmera. A imagem abaixo vai ajudar você a entender melhor do que estamos falando:

Três prints do recurso de videoconferência do Messenger

Para videoconferência, o Messenger é o aplicativo mais completo do mercado.

Ou seja, em vez da sua imagem, você participa da videoconferência como um gato sofisticadíssimo que adora café, como uma simulação gráfica futurista ou com filtros que simulam, de forma ilustrativa, acessórios (óculos, chapéu etc). A transmissão torna-se mais lenta neste recurso, mas isso não o torna menos original e divertido.

No entanto, se você precisa do aplicativo para realizar uma reunião de trabalho, o melhor é seguir com o modo clássico de chamada de vídeo. O desempenho geralmente é satisfatório, sobretudo se a internet for rápida. O áudio também funciona bem.

Para adicionar pessoas à videoconferência, basta clicar no sinal de adição, popularmente conhecido como “+”, localizado na tela de chamada e, voilà, a lista de contatos aparece para você selecionar quem mais merece participar do papo.  

Passo a passo para fazer uma videoconferência pelo Messenger

  1. Abra o Messenger;
  2. Selecione um contato;
  3. Assim que a janela de conversação abrir, localize a câmera no topo direito e selecione-a;
  4. Enquanto a chamada por vídeo estiver sendo realizada, escolha utilizar a sua imagem ou algum dos avatares na estrela, acima do microfone.

Se o seu celular não possui espaço suficiente para receber o Messenger, há uma versão light chamada “Messenger Lite”. Abaixo, você confere detalhes sobre a diferença entre o Lite e o tradicional.

Messenger Lite

Download para Android
Tamanho: 18 MB

Lançado em 2017, o Messenger Lite segue a linha do Facebook Lite e de outros aplicativos que, além da versão tradicional, possuem uma mais leve para quem tem em mãos um dispositivo móvel que não é tão potente.

O app é bem básico, focando no que interessa: conversa. Não há espaço (literalmente) para bots ou joguinhos no Messenger Lite. O chat, no entanto, traz ótimo aproveitamento de suas funções. Com ele, você pode enviar texto, fotos, mensagens de voz e stickers e, sobretudo, realizar chamadas de voz e vídeo.

Além disso, o Messenger Lite consome menos dados que o Messenger tradicional, e funciona tranquilamente até mesmo em redes 2G. Quanto à compatibilidade, só está disponível para Android por enquanto e só roda em aparelhos com sistema operacional em versão 2.3 Gingerbread ou superior.

Snapchat

Download para Android | iOS
Tamanho: 177 MB

A segunda rede social da lista é o polêmico Snapchat, aquele que possui funcionalidades parecidas com as do Instagram Stories. Melhor, aquele que serviu de inspiração para o Instagram Stories.

Assim como o Messenger, é possível conversar por vídeo com mais de um contato por vez (até 16 contatos). A novidade chegou em abril  de 2018 e pode ser acessada ao tocar no ícone de câmera de vídeo. Não entendeu? Calma, adiante você encontrará um passo a passo.

Passo a passo para fazer uma videoconferência pelo Snapchat

  • Abra o aplicativo Snapchat;
  • Escolha uma conversa ou grupo para ligar;
  • Toque no ícone da câmera para alternar para realizar a chamada de vídeo;
  • No caso de grupo, é só esperar que os participantes da conversa adicionem membros de suas listas de contatos;
  • Toque no mesmo ícone para desligar a chamada de vídeo.
Prints do recurso de videoconferência do Snapchat

No Snapchat, é possível conversar por vídeo com mais de um contato por vez (até 16 contatos).

Agora que você já sabe como realizar videoconferência no Snapchat, hora de entender um pouco sobre o Telegram, a terceira rede social desta lista.

Telegram

Download para Android | iOS
Tamanho: 46 MB

Em terceiro, o Telegram, um app de conversação baseado em nuvem, com foco em segurança e velocidade. Lançado em agosto de 2013, ficou famoso quando o WhatsApp saiu do ar por determinação da Justiça Federal em 2016 e 2017. Entre várias funcionalidades, destaque para o assunto do texto, que é a possibilidade de realizar uma chamada de vídeo com apenas um contato.

É isso mesmo. De maneira oposta ao Messenger e Snapchat, no Telegram você ainda não consegue falar com duas ou mais pessoas ao mesmo tempo. Portanto, se o seu objetivo é reunir os amigos que estão distante, opte por qualquer um dos nomes acima. Caso contrário, aprenda como solicitar uma chamada de vídeo a seguir.

Prints do recurso de videoconferência do Telegram

De maneira oposta ao Messenger e Snapchat, no Telegram você ainda não consegue falar com duas ou mais pessoas ao mesmo tempo.

Passo a passo para fazer uma chamada de vídeo pelo Telegram

  • Abra o aplicativo Telegram;
  • Selecione um contato;
  • Assim que a área de conversação abrir, localize o menu no topo esquerdo da tela, ao lado do nome do contato;
  • Escolha a opção ligar;
  • Quando o Telegram iniciar a ligação, a imagem exibida será parecida com a imagem abaixo. Você escolhe se deseja habilitar a câmera.

WhatsApp

Download para Android | iOS
Tamanho: 72 MB

O WhatsApp permite há algum tempo que o usuário faça ligações de voz e vídeo, isso não é novidade. No entanto, a função de adicionar mais pessoas à chamada é nova.

Lançada recentemente para Android e iOS, a possibilidade de videoconferência foi uma das atualizações mais esperadas pelos usuários do aplicativo e trata-se de uma evolução quase natural. Isso porque o WhatsApp se originou como uma ferramenta para troca de mensagens, portanto, nada mais justo que evolua no decorrer dos anos.

imagem de um celular que mostra quatro pessoas conversando pela videochamada do WhatsApp, novo recurso do aplicativo

A possibilidade de videoconferência foi uma das atualizações mais esperadas pelos usuários do aplicativo e trata-se de uma evolução quase natural.

Passo a passo para fazer uma chamada de vídeo pelo WhatsApp

  1. Abra o aplicativo WhatsApp
  2. Selecione um dos contatos;
  3. Assim que a janela de conversação abrir, localize a câmera no topo direito;
  4. Selecione a opção e tenha uma ótima conversa!

Para descobrir qual a última rede social desta lista, confira abaixo.

Instagram

Download para Android | iOS
Tamanho: 111 MB

Por fim, o Instagram que, apesar de ser uma ferramenta de compartilhamento de imagens, também está na lista de redes sociais que oferecem serviço de videoconferência ou, melhor, desejam oferecer. A intenção também foi anunciada durante a F8, conferência do Facebook.

O jeito é aproveitar as outras mudanças divulgadas pelo Instagram. Somente no início deste ano (2018), por exemplo, foram adicionados pelo menos quatro novos recursos, entre eles o “Faça uma pergunta” e o IGTV, ainda pouco explorado pelo público, mas que promete competir com o Youtube.

Imagem de uma pessoa segurando o celular e com o Instagram aberto na tela.

Somente no início deste ano (2018) foram adicionados pelo menos quatro novos recursos no Instragram.

Precisa de algo mais profissional? Com recursos criados a partir de necessidades de trabalho? Então, confira cinco serviços de videoconferência, e as principais facilidades de cada um deles, capazes de facilitar o seu trabalho e o gerenciamento da sua equipe.

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email