Administrar gastos não é tarefa fácil. Sobretudo se você está iniciando a vida adulta, buscando estreitar o amparo financeiro que vêm de sua família ou planejando se tornar um microempresário. Mas é um cenário completamente possível se você for persistente e contar com ajuda de quem tem mais experiência na área.
Antes de mais nada, lembre-se que ninguém nasce com noções de controle financeiro; você não é exceção. Aprender a organizar despesas, rendas, investimentos e economizar são partes de um processo chamado “Educação Financeira”, que ensina a fazer escolhas conscientes e administrar as consequências dessas escolhas. Isso através de informação, orientações claras e ferramentas – não necessariamente nesta ordem.
São essas medidas que ajudarão você a comprar ou “investir” de forma menos impulsiva e, por consequência, reduzir as chances de assinar dívidas homéricas ou de “viver para pagar boletos”. Visto isso, mantenha-se informado sobre como tornar suas decisões financeiras mais conscientes. Opte por conteúdos que forneçam orientações claras e aposte em recursos tecnológicos, como aplicativos, para auxiliá-lo no controle financeiro.
Você pode começar conferindo as dicas abaixo:
Assista uma palestra informativa sobre consumo
Em 2014, Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus, também conhecidos como Os Minimalistas, apresentaram uma reflexão sobre consumo consciente no TEDx. Trata-se de uma série de conferências sem fins lucrativos, destinada à disseminação de ideias.
A palestra fez parte da divulgação do livro Minimalism: Live a Meaningful Life, lançado em 2011, mas que continua super atual. A dupla propõe uma reflexão sobre consumo demasiado e apresenta uma nova forma de viver. Uma forma minimalista.
Assista ao vídeo e inspire-se!
Faça um curso sobre Finanças Pessoais
O SENAI disponibiliza um curso EAD gratuito sobre finanças pessoais. Segundo a organização, o objetivo é “tornar o estudante apto a identificar a importância do equilíbrio financeiro para obter mais qualidade de vida, tranquilidade e motivação”.
Para fazer sua inscrição, basta ter no mínimo 14 anos de idade, ensino fundamental completo e conhecimento em Windows e Internet. Mais informações podem ser conferidas na programação do curso.
Aposte em apps como Vivo Educa
Download para iOS | Android
Tamanho: 33M
Avaliação: 3.9 na Play Store e 4.2 na Apple Store
Se você prefere adquirir conhecimento de forma mais interativa, o Vivo Educa, plataforma da Vivo, é a opção certa. Através do app de aulas online, você adquire informação sobre inúmeras áreas, incluindo Finanças Pessoais, mesmo em lugares sem conexão com internet, pois o Vivo Educa funciona até off-line.

No Vivo Educa, as aulas são ministradas por especialistas.
As aulas são ministradas por especialistas que possuem o intuito de ensinar, não apenas a refletir sobre sua atual situação financeira, como a organizar seu orçamento, sair das dívidas e poupar.
O Vivo Educa também oferece vários materiais de apoio para complementar as aulas. Ou seja, você pode aprofundar seu conhecimento com apostilas e podcasts, além de exercícios para testar o aprendizado adquirido.
Conte com a ajuda de apps como o Minhas Economias
Download para Android | iOS
Tamanho: 11M
Avaliação: 4.6 na Play Store e 4.7 na Apple Store
Agora que você já está munido de informações de diferentes tipos, é hora de conhecer as ferramentas que, assim como o material teórico, são medidas utilizadas para aprimorar o controle financeiro. O Minhas Economias, é um ótimo exemplo de ferramenta, que inclusive já foi citado aqui no Vivo Tech, ele aparece no texto três apps brasucas que fazem muito sucesso nas lojas de aplicativos.

Minhas Economias é um dos gerenciadores financeiros mais completos do mercado. Imagem: Cissa Magazine.
No entanto, se você ainda não o conhece, saiba que o Minhas Economias é um dos gerenciadores financeiros mais completo do mercado. Não apenas pelo seu conteúdo, mas porque não é preciso estar conectado à internet para utilizá-lo.
Isto é, você pode registrar todas as suas transações off-line e, quando tiver acesso à internet, fazer a sincronização com a sua conta no site do Minhas Economias.
O único problema é que, por ser absolutamente completo, às vezes fica difícil compreendê-lo, principalmente se você está começando a pensar sobre o seu cenário financeiro. As nomenclaturas utilizadas claramente pertencem a área de finanças. E as inúmeras opções que, sim, ajudam a tomar decisões mais acertadas, assustam no início.
Portanto, antes de baixar o aplicativo, considere se esse é o momento. Às vezes, um app de anotações, para registro de gastos e aquisições, acaba sendo mais efetivo. E conforme você for tornando o controle financeiro um hábito, passa a agregar ferramentas especializadas, como o Minha Economia.
Independentemente de sua escolha, seguindo todas essas informações, você estará dando início a uma vida bem mais consciente. Pode apostar!