Recursos que podem auxiliar você no controle financeiro

Confira dois apps e algumas dicas para organizar seu orçamento, fugir das dívidas e poupar grana no fim do mês.

25/04/2018 às 10:17

Administrar gastos não é tarefa fácil. Sobretudo se você está iniciando a vida adulta, buscando estreitar o amparo financeiro que vêm de sua família ou planejando se tornar um microempresário. Mas é um cenário completamente possível se você for persistente e contar com ajuda de quem tem mais experiência na área.

Antes de mais nada, lembre-se que ninguém nasce com noções de controle financeiro; você não é exceção. Aprender a organizar despesas, rendas, investimentos e economizar são partes de um processo chamado “Educação Financeira”, que ensina a fazer escolhas conscientes e administrar as consequências dessas escolhas. Isso através de informação, orientações claras e ferramentas – não necessariamente nesta ordem.

São essas medidas que ajudarão você a comprar ou “investir” de forma menos impulsiva e, por consequência, reduzir as chances de assinar dívidas homéricas ou de “viver para pagar boletos”. Visto isso, mantenha-se informado sobre como tornar suas decisões financeiras mais conscientes. Opte por conteúdos que forneçam orientações claras e aposte em recursos tecnológicos, como aplicativos, para auxiliá-lo no controle financeiro.

Você pode começar conferindo as dicas abaixo:

Assista uma palestra informativa sobre consumo

Em 2014, Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus, também conhecidos como Os Minimalistas, apresentaram uma reflexão sobre consumo consciente no TEDx. Trata-se de uma série de conferências sem fins lucrativos, destinada à disseminação de ideias.

A palestra fez parte da divulgação do livro Minimalism: Live a Meaningful Life, lançado em 2011, mas que continua super atual.  A dupla propõe uma reflexão sobre consumo demasiado e apresenta uma nova forma de viver. Uma forma minimalista. 

Assista ao vídeo e inspire-se!

Faça um curso sobre Finanças Pessoais

O SENAI disponibiliza um curso EAD gratuito sobre finanças pessoais. Segundo a organização, o objetivo é “tornar o estudante apto a identificar a importância do equilíbrio financeiro para obter mais qualidade de vida, tranquilidade e motivação”.

Para fazer sua inscrição, basta ter no mínimo 14 anos de idade, ensino fundamental completo e conhecimento em Windows e Internet. Mais informações podem ser conferidas na programação do curso.

Aposte em apps como Vivo Educa

Download para iOS | Android
Tamanho: 33M
Avaliação: 3.9 na Play Store e 4.2 na Apple Store

Se você prefere adquirir conhecimento de forma mais interativa, o Vivo Educa, plataforma da Vivo, é a opção certa. Através do app de aulas online, você adquire informação sobre inúmeras áreas, incluindo Finanças Pessoais, mesmo em lugares sem conexão com internet, pois o Vivo Educa funciona até off-line.

Print screen do aplicativo Vivo Educa.

No Vivo Educa, as aulas são ministradas por especialistas.

As aulas são ministradas por especialistas que possuem o intuito de ensinar, não apenas a refletir sobre sua atual situação financeira, como a organizar seu orçamento, sair das dívidas e poupar.

O Vivo Educa também oferece vários materiais de apoio para complementar as aulas. Ou seja, você pode aprofundar seu conhecimento com apostilas e podcasts, além de exercícios para testar o aprendizado adquirido. 

Conte com a ajuda de apps como o Minhas Economias

Download para Android | iOS
Tamanho: 11M
Avaliação: 4.6 na Play Store e 4.7 na Apple Store

Agora que você já está munido de informações de diferentes tipos, é hora de conhecer as ferramentas que, assim como o material teórico, são medidas utilizadas para aprimorar o controle financeiro. O Minhas Economias, é um ótimo exemplo de ferramenta, que inclusive já foi citado aqui no Vivo Tech, ele aparece no texto três apps brasucas que fazem muito sucesso nas lojas de aplicativos.

Print da tela do iPhone mostrando o aplicativo Minhas Economias

Minhas Economias é um dos gerenciadores financeiros mais completos do mercado. Imagem: Cissa Magazine.

No entanto, se você ainda não o conhece, saiba que o Minhas Economias é um dos gerenciadores financeiros mais completo do mercado. Não apenas pelo seu conteúdo, mas porque não é preciso estar conectado à internet para utilizá-lo.

Isto é, você pode registrar todas as suas transações off-line e, quando tiver acesso à internet, fazer a sincronização com a sua conta no site do Minhas Economias.

O único problema é que, por ser absolutamente completo, às vezes fica difícil compreendê-lo, principalmente se você está começando a pensar sobre o seu cenário financeiro. As nomenclaturas utilizadas claramente pertencem a área de finanças. E as inúmeras opções que, sim, ajudam a tomar decisões mais acertadas, assustam no início.

Portanto, antes de baixar o aplicativo, considere se esse é o momento. Às vezes, um app de anotações, para registro de gastos e aquisições, acaba sendo mais efetivo. E conforme você for tornando o controle financeiro um hábito, passa a agregar ferramentas especializadas, como o Minha Economia.

Independentemente de sua escolha, seguindo todas essas informações, você estará dando início a uma vida bem mais consciente. Pode apostar!

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email