Android e iOS: saiba como recuperar mensagens apagadas no WhatsApp

Aprenda a resgatar mensagens apagadas do WhatsApp por engano. Mostramos todos os passos para quem tem celulares Android ou iOS!

04/09/2018 às 14:00

É comum trocar muitas mensagens todos os dias pelo WhatsApp. Aliás, a rede é uma das mais usadas pelos brasileiros atualmente. Mas são tantas informações que, às vezes, alguma pode acabar se perdendo.

Inclusive, é comum apertar um botão sem querer e apagar uma conversa ou então ter algum problema no smartphone e perdê-la por inteiro. No entanto, a boa notícia é que dá para recuperar mensagens apagadas no WhatsApp, tanto em celulares Android quanto iOS.

E olha que o procedimento é simples em alguns casos. Isso porque a rede social sempre faz um backup das informações, seja em uma nuvem ou diretamente no aparelho.

Como recuperar mensagens apagadas no WhatsApp.

É possível recuperar mensagens apagadas do WhatsApp em celulares iOS ou Android.

Para te ajudar a reaver esses dados, mostramos, a seguir, as maneiras mais fáceis de conseguir ter de volta aquela mensagem perdida. Siga os passos e resolva o seu problema em questão de minutos! Aproveite também para conhecer uma nova função do WhatsApp, que agora dedura o encaminhamento de mensagens.

Android

O procedimento é simples se a ideia for resgatar uma mensagem apagada nas últimas 24 horas. Aliás, basta desinstalar o aplicativo e baixá-lo novamente. Ao abrir, o WhatsApp irá perguntar se você deseja resgatar o histórico. Toque em “ok” e você terá todas as mensagens trocadas no último dia.

Porém, o trabalho será maior caso a conversa tenha acontecido há mais tempo. Geralmente, o WhatsApp salva automaticamente as mensagens trocadas usando o Google Drive. Aliás, isso já costuma vir configurado no app.

No entanto, vale se certificar de que essa opção está ativa. Para isso, abra o aplicativo e toque nos três pontinhos localizados na aparte superior, à direita. Em seguida, aperte “Configurações”.

Como recuperar mensagens apagadas no WhatsApp.

É possível recuperar mensagens mais antigas.

Em configurações, toque em “Conversas” e, logo depois, em “Backup de conversas”, como mostra a sequência abaixo.

Como recuperar mensagens apagadas no WhatsApp.

Toque em “Backup da conversa”.

Logo abaixo de “Fazer backup do Google Drive”, você verá se o seu backup está ativo. Aliás, note que, neste caso, as mensagens são salvas na nuvem diariamente. Inclusive, é possível modificar a frequência. Porém, não mexa nas configurações agora. Isso poderá afetar a recuperação das mensagens.

Como recuperar mensagens apagadas no WhatsApp.

Aqui é possível ver se o backup está ativo.

Agora, para começar a recuperação, vá até o menu “Configurações” do seu celular. Em seguida, escolha “Aplicativos” e, dentro da aba, toque em “WhatsApp”.

Como recuperar mensagens apagadas no WhatsApp.

Para recuperar toque em Configurações.

Em seguida, toque em “Armazenamento”. Na próxima tela, escolha  “Limpar dados”. Porém, faça isso apenas se o backup já estiver ativo há, pelo menos, uma semana. Se você ativou neste exato momento, as mensagens recuperadas serão apenas as que você recebeu nesse curto período.

Como recuperar mensagens apagadas no WhatsApp.

Para recuperar mensagens, é preciso limpar dados.

Depois de limpar os dados, abra o WhatsApp novamente. O aplicativo irá pedir o seu número novamente, como se estivesse abrindo do zero. Espere alguns instantes enquanto o backup é feito. Quando a operação for concluída, aparecerá uma mensagem na tela avisando que o backup foi encontrado. Para finalizar, toque em “Restaurar”. Assim, terá acesso às mensagens antigas.

iOS

Antes de começar, apenas certifique-se de que o backup está ativo no seu celular. Abra o app, vá em ajustes (na engrenagem no canto inferior, às direita). Depois, toque em “Conversas” e, logo em seguida, “Backup de conversas”.

Como recuperar mensagens apagadas no WhatsApp.

Antes de iniciar a recuperação, veja se o seu backup está ativo.

Na próxima tela, você conseguirá ver se o backup está ativo e qual foi a última data que o sistema o fez. A setinha vermelha mostra essa informação. Já a amarela aponta se o seu backup está ativo. Se as mensagens que você quer recuperar são anteriores ao dia sinalizado com a seta vermelha, vá para o passo seguinte.

Como recuperar mensagens apagadas no WhatsApp.

Para recuperar mensagens, é preciso limpar dados.

Em seguida, desinstale o aplicativo. Como? Coloque o dedo sobre o ícone do app e segure um pouquinho. Todos os ícones vão começar a tremer e ganharão um “X” no canto superior esquerdo. Aperte o “X” do WhatsApp, que será desinstalado.

Como recuperar mensagens apagadas no WhatsApp.

Exclua o WhatsApp.

Vá até a App Store e faça o download novamente. Dessa forma, será necessário inserir seus dados novamente quando entrar. Logo em seguida, o WhatsApp irá detectar que há um backup disponível no iCloud e irá mandar uma notificação.

Por fim, aguarde enquanto as mensagens antigas são recuperadas. Você receberá mais uma notificação. Confirme o procedimento e tenha acesso às conversas.

Mensagens do WhatsApp: de um celular para outro

Se você trocar de celular, também dá para passar suas mensagens para o novo (desde que você use o mesmo chip). Em aparelhos com sistema Android, basta fazer um backup seguindo o caminho: abra o Whatsapp > Configurações > Conversas > Backup de conversas. Em seguida, toque no botão “Fazer backup”, como sinalizamos abaixo.

Como recuperar mensagens apagadas no WhatsApp.

Ao baixar o WhatsApp no novo aparelho, o aplicativo perguntará se você quer restaurar as conversas de um backup. Toque em “Restaurar” e pronto! Assim, terá suas mensagens disponíveis no novo aparelho.

Para iOS, o procedimento é exatamente o mesmo. Dessa forma, faça o backup seguindo o caminho: abra o WhatsApp > Ajustes > Conversas >  Backup de conversas > Efetuar backup agora (sinalizado com uma seta na imagem abaixo).

Como recuperar mensagens apagadas no WhatsApp.

Assim, insira o mesmo chip no celular novo. Quando abrir o WhatsApp no aparelho e digitar  seus dados, irá aparecer uma imagem questionando se você deseja restaurar o backup. Toque em “Ok” e confirme o procedimento!

Aliás, aproveite também para ler uma reportagem sobre as medidas que deve tomar se o seu WhatsApp for clonado. Saiba tudo também sobre o WhatsApp Status, os stories do app de mensagens. E siga conosco por aqui!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
Redes SociaisUtilidades
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email