Descubra como usar a realidade virtual em games

A tecnologia que se popularizou no mundo digital te leva para dentro da história!

04/10/2018 às 9:00

Quando pensamos nos avanços da tecnologia e, consequentemente, em todas as novidades que isso trouxe para nossas vidas, é cada vez mais difícil não pensar na Realidade Virtual. Afinal, ela saiu dos filmes de ficção científica e se tornou uma das maiores tendências do mundo moderno. E quando o assunto é esse, uma das grandes apostas das empresas nesses campos são os games.

Com efeitos visuais e sonoros, a Realidade Virtual, conhecida como VR, permite que o usuário integre um ambiente simulado. Uma experiência para lá de única. No Whow! Festival da Inovação, evento que aconteceu em julho, em São Paulo, e discutiu inovação, criatividade, design e estratégia, ficou bastante claro que a Realidade Virtual é a tendência que mais cresce no mundo inteiro.

Como dito anteriormente, para funcionar, esse tipo de tecnologia precisa dos efeitos visuais, sonoros e, às vezes, até táteis. Portanto, para funcionar, é necessário que o usuário não seja atingido por estímulos externos. Desta forma, é comum que as pessoas associem a realidade virtual com aparelhos que cobrem os olhos e orelhas (conhecidos como headset).

Para uma imersão mais completa, geralmente, esses dispositivos também incluem fones de ouvido para proporcionar ao usuário uma experiência de imersão total dentro do game. E o mais legal, sem a necessidade de nenhum tipo de controle.

Realidade virtual para games.

Embarque no mundo da Realidade Virtual

Com a popularização da Realidade Virtual no mundo digital, mais de 500 games foram lançados. Os jogos VR podem ser encontrados em computadores, celulares e até mesmo em videogame comuns, como o PlayStation 4. Mas, para se divertir em casa, é necessário que o jogador tenha seus próprios óculos e videogame.

Para jogar e viver essa experiência existem mais de 30 óculos compatíveis com smartphones, computadores e consoles. Entretanto, a a tecnologia não é muito atrativa para o bolso do consumidor. Uma vez que um bom aparelho de Realidade Virtual custa cerca de R$ 1.800.

Entre os principais dispositivos de VR atualmente estão o PlayStation VR, Google Daydream View, Samsung Gear VR e Oculus Rift. A dica para aqueles que querem transformar o celular em uma verdadeira máquina de simulação virtual é investir em dispositivos como o Google Cardboard e Xiaomi VR. Eles têm preços mais acessíveis.

Realidade Virtual para games.

Antes de fazer esse investimento, você precisa conferir se o modelo escolhido é compatível com o seu computador ou smartphone. Além de verificar se o dispositivo vem com acessórios, como controles remotos e fones embutidos, para que a experiência seja completa.

Para popularizar ainda mais a Realidade Virtual, o PlayStation VR chegou com tudo! para jogar não é preciso ter um computador top de linha. Apenas um PlayStation 4, que é considerado o mais popular dos últimos tempos. Por isso, o visor é sucesso de vendas.

Os amantes de futebol, principalmente, da Copa do Mundo, vão ficar extremamente felizes em saber que essa nova tecnologia promete brilhar no Catar. Imagine só assistir aos jogos usando óculos especiais e se sentir dentro do estádio? Com certeza, uma experiência única e inesquecível! Clique aqui e saiba mais.

Realidade Virtual para games.

Comprar óculos de Realidade Virtual ainda é caro, mas especialistas acreditam que eles vão baratear.

Medidor de medo: jogos personalizados

Em alguns casos, a simulação é tão real que as pessoas passam mal. De olho nisso, o jogo Bring to Light inclui medidores cardíacos para monitorar o grau de medo do jogador. Desta forma, ele pode modificar o andamento da trama. Não à toa, o game é considerado um dos jogos mais inovadores do mercado.

O grande objetivo é que o jogo fique mais tenso se o jogador estiver muito confortável com a realidade que está “vivendo” na trama. Agora, se ele já estiver muito apavorado, o game vai ficar mais leve até que ele fique mais confiante de novo. E aí, você gostaria de ter uma experiência assim?

Realidade Virtual em games.

O jogo da empatia

Quem disse que não dá para aprender e ensinar coisas extremamente necessárias com os games? Clorama Dorvillas, uma designer de VR, criou um jogo com o objetivo de exercitar a empatia e diminuir o preconceito.

Com auxílio da tecnologia, o game Empathetech coloca mulheres brancas, literalmente, na pele de mulheres negras e vice e versa. Ao trocar para um avatar com cor de pele diferente, as pessoas percebem como funciona o preconceito. E de alguma forma, entendem que esse tipo de comportamento precisa ser superado.

Ao contabilizar os progressos e mudanças, o projeto ajuda o usuário a se sentir bem e não envergonhado pelos pequenos preconceitos que carregam dentro de si. Para Clorama, a VR é uma maneira de tornar o mundo um lugar cada vez melhor.

Realidade Virtual para games.

Empathetech coloca mulheres brancas na pele de mulheres negras e vice e versa.

Mundo digital: conheça as casas VR

Para experimentar essa tecnologia e se transportar para outra realidade, alguns dispositivos são necessários, como um software, óculos VR ou cardboard e, em alguns casos, um smartphone.

Se você não tem nada disso e, ainda assim, quer muito viver essa experiência, não fique triste, pois há casas que oferecem jogos com Realidade Virtual.

Em São Paulo, por exemplo, o espaço Voyager, no shopping JK Iguatemi, oferece experiências com jogos, filmes e simuladores. Já no VR Gamer, também em São Paulo, os usuários podem se divertir com mais de 200 jogos disponíveis.

Para quem ainda não teve a sensação de se divertir com equipamentos de Realidade Virtual, esses lugares, também conhecidos como casas VR são ótimas opções.

Entretanto, é importante alertar que quem não está acostumado pode sentir um pouco de tontura e enjoo no início. Mas, nada que uns minutinhos de descanso entre um game e outro não ajude para passar a sensação de desconforto.

Realidade Virtual em games.

Quem nunca jogou em Realidade Virtual, pode sentir um pouco de desconforto no início.

Agora que você já sabe tudo sobre realidade virtual e games, que tal ficar por dentro do mundo da realidade aumentada? Conheça Just a Line, novo aplicativo do Google que usa a tecnologia e inova ao permitir que você faça grafites digitais no ar com seus amigos!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
GamesTecnologiatendências
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email