Quanto custa para criar um aplicativo?

Transformar uma ideia em um app é um momento fascinante para qualquer empreendedor. Confira quanto essa experiência vai lhe custar

09/12/2017 às 14:56

Você validou sua ideia, conversou com possíveis clientes, recebeu um feedback positivo de várias pessoas e é hora de mandar o projeto para desenvolvimento e torná-lo real. E, a não ser que você seja um desenvolvedor mobile, você vai precisar investir alguns reais nesta etapa.

Para ajudá-lo a entender quanto exatamente você terá que investir, confira algumas das perguntas que você deveria estar fazendo antes de chegar a um freelancer e, em seguida, entrar em 3 maneiras fáceis de reduzir custos no desenvolvimento do aplicativo.

De quais recursos o seu aplicativo precisa?

Para qualquer projeto de aplicativo móvel, existem recursos ilimitados que você pode escolher para construir e centenas de opções de como construir cada um. Portanto, a primeira coisa que você precisa considerar é exatamente quais recursos seu aplicativo precisará e quais são os mais importantes.

Criar uma lista prioritária de recursos como esta será o primeiro passo na definição de um orçamento e prazo para seu aplicativo. Isso também irá ajudá-lo a determinar o que pode ser feito agora versus posterior. Claro que essas prioridades sempre podem mudar, mas é uma maneira útil de pregar a maneira mais simples de criar seu aplicativo:

Aqui está um exemplo de uma idéia de aplicativo dividida em recursos por prioridade:

Ideia de aplicativo

Procuramos projetar e desenvolver um aplicativo do iPhone para ajudar as pessoas a colecionar e compartilhar imagens inspiradoras. Imaginamos isso como um espaço em branco para arrastar e soltar imagens da câmera do seu telefone e compartilhar essas imagens com alguém usando um link.

Deve ter elementos:

  • Uma tela para ajudar as pessoas a começar;
  • Uma maneira de adicionar imagens;
  • Uma maneira de ver uma coleção de imagens;
  • Compartilhe um link para uma coleção de imagens;
  • Uma maneira de editar uma coleção de imagens.

É bom ter elementos

  • Mostre imagens inspiradoras que criamos e classificamos em categorias para que as pessoas possam adicionar suas coleções;
  • Uma maneira de alguém criar uma conta para acompanhar coleções múltiplas.

Com esta lista, agora você pode decidir o que incluir e o que deixar de acordo com seu orçamento geral. Por exemplo, ao invés de criar cada recurso, você pode optar por criar as primeiras versões reais sem os recursos “agradáveis ​​de ter”. Dessa forma, você obtém seu aplicativo móvel nas mãos de mais usuários e será capaz de dizer se esses recursos “legais para ter” são realmente “precisam ter” (ou podem ser jogados na lixeira).

Em que estágio o seu negócio se encontra?

Você está criando um aplicativo para testar o mercado? Ou você está criando um aplicativo para assumir o mercado? Dependendo da sua resposta, isso terá um impacto substancial no custo para construir seu aplicativo.

Se você está apenas olhando para lançar uma versão reforçada do seu MVP (produto mínimo variável), isso custará consideravelmente menos do que se você almeja o primeiro lugar de downloads na App Store.

Que tecnologia você está utilizando?

É uma questão básica, mas a primeira que todos os desenvolvedores de aplicativos freelancer vão perguntar. E se você não tem uma idéia clara do que você está construindo (e como ele será construído), seu orçamento pode facilmente começar a se apertar.

Então, quão complexo é o aplicativo que você quer construir?

Você possui características tão tecnicamente complexas que levará um tempo sério para pesquisar, testar e desenvolver? Ou você está tentando aproveitar a tecnologia existente e comum de uma maneira nova e excitante? Seu aplicativo precisa de algoritmos complexos como a pesquisa do Google? Ou você pode construir usando um sistema simples de tags e palavras-chave? A resposta terá um enorme impacto no custo total.

3 formas de reduzir custos no desenvolvimento do seu aplicativo

1. Remova os recursos (para começar)

Você quer tudo, e nós entendemos isso. Mas sua conta bancária não pode. Aqui é onde essa lista de características prioritárias é útil. Se você perceber que mais de metade de seus recursos são realmente “legais de ter” e não altera a experiência principal, você pode decidir adicioná-los às versões posteriores e reduzir seus custos de desenvolvimento de aplicativos em mais de 50%.

2. Reduza a profundidade de cada recurso

Todas as características que você quer – seja um núcleo ou um “bom ter” – tem um certo nível de profundidade, o que significa que vai demorar mais ou menos a depender da forma como deseja agir.

Por exemplo, quando as pessoas iniciam sessão no seu aplicativo, você deseja que eles possam fazê-lo com um e-mail e senha, ou você quer que eles possam fazer login com o Facebook ou o Twitter? A diferença de custo e tempo de desenvolvimento para construir esse recurso variará de acordo com a opção com a qual você vai.

3. Mude seu nível de design

Nós somos grandes defensores do design simples e vimos repetidas vezes o quão simples sempre ganha. Mas fazer algo simples pode ser mais difícil do que parece. Embora não esteja necessariamente vinculado aos custos de desenvolvimento de seu aplicativo, o nível de design que você optará afetará seu custo total.

Agora, lembre-se de que o design não se refere apenas à aparência do seu aplicativo, mas como os recursos funcionam e como as diferentes seções do seu aplicativo funcionam juntas. Se você estiver construindo um aplicativo básico como um teste, isso provavelmente exigirá um menor nível de design em comparação com um aplicativo que você está procurando para ter um mercado pronto e ser apresentado em uma loja de aplicativos.

Por exemplo, um aplicativo para iPhone que usa muitos elementos de design da interface do usuário da Apple custará menos do que um aplicativo que tenha muitos elementos personalizados.

Imagem: Observer

Algumas decisões de design original podem ser descartadas.

Se você tiver um recurso de câmera em seu aplicativo e você deveria usar o design da câmera padrão da Apple em seu aplicativo, isso custaria menos do que um recurso personalizado da câmera. Se você tiver um recurso de câmera em seu aplicativo e você deveria usar o design da câmera padrão da Apple em seu aplicativo, isso custaria menos do que um recurso personalizado da câmera.

Algumas decisões de design original podem ser descartadas. Alguns talvez precisem ser explorados ainda mais. Isso leva tempo e, portanto, requer um orçamento adicional. Quando se trata de orçamentar os custos de desenvolvimento de seus aplicativos, há tantos fatores específicos em jogo que dizer que custará entre $ X e $ X é uma simplificação excessiva.

Em vez disso, gaste o tempo para encontrar o equilíbrio entre seus recursos principais, seus objetivos de negócios e seu orçamento. Basta lembrar, é sempre melhor criar um aplicativo que tenha um recurso que funcione perfeitamente contra a construção de um aplicativo com dez recursos que se quebram.


Fonte: Observer

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email