ProXXIma 2018: o que aconteceu na tarde do segundo dia

Confira tudo o que rolou no segundo e último dia de evento

10/05/2018 às 15:56

A tarde começou agitada no segundo dia do ProXXIma. Com a palavra, os jovens, tanto os de fato, quanto aqueles que teimam em aceitar a chegada da idade. Na primeira opção, foi a vez de os representantes das startups em exposição no evento exibirem seu negócio para a banca de avaliadores. Já na segunda opção, Edwin Wong, do Buzzfeed, fez uma apresentação sobre os kidults – adultos que adotam comportamentos juvenis – e como podem ser uma fonte de inspiração para as marcas. Também conversamos com Ricardo Sanfelice, vice-presidente de Digital & Inovação na Vivo. Ele nos contou sobre a realidade da transformação digital hoje na empresa. Mas tem muito mais, tudo a seguir.

Jovens lideram transformação digital

Edwin Wong, vice-presidente de Pesquisa e Insights do Buzzfeed, falou no ProXXIma sobre a diferença entre ser adulto e jovem e como desde sempre procuramos ser adultos de sucesso mas ainda com os medos e traumas da infância. Ele brincou o tempo todo com o meme de ser adulto, onde tudo é muito chato e complicado. Mas, e o marketing: está pronto para crescer? Devemos entender a audiência a partir desses fatores e oferecer os produtos certos para ela.

Slide da apresentação de Edwin Wong no ProXXIma 2018 com o escrito "Adulting is Hard".
Apresentação de Edwin Wong, do Buzzfeed

Logo depois, algumas startups que expuseram no evento puderam fazer seus pitches para a plateia, apresentando seus negócios. Uma banca formada por nomes influentes do mundo digital selecionou a vencedora do grande prêmio. Conheça cada uma delas e seus propósitos.

Concurso ProXXIma Startup

GAYA

A startup faz gerenciamento de campanhas com inteligência artificial em 4 passos: primeiro construir a base de clientes, depois segmentar essa base de clientes, aí então criar campanhas e por fim selecionar o canal ideal para a campanha.

PEEP

88% das pessoas confiam na recomendação de amigos e dessa forma, 2x mais vendas são fechadas dessa maneira. A empresa ajuda a criar defensores de marca, através de redes sociais. A plataforma é SAAS, baseada em gamificação. Eles já têm mais de 30 clientes.

FEEDZ

A ferramenta de People Analytics ajuda na redução de turnover, com iniciativas de engajamento. Tudo porque a maioria das pessoas está insatisfeita com seus trabalhos. 170 empresas estão usando o serviço. O lema é: “se você não entende de pessoas, não entende de negócios”.

SAMPLIFY

Realiza marketing de experimentação através de sampling. Eles têm mais de 3mil parceiros e simplificaram a contratação de amostras através de uma plataforma onde os clientes e os parceiros têm acesso em tempo real. São mais mais de 20 projetos em andamento.

FLOWSENSE

A startup usa dados de geolocalização em toda a jornada do cliente. Esses dados são de BI e CRM. Geobehaviour, geofencing e geomarketing dinâmico são as bases do negócio. Atendem a grandes clientes como Bradesco e OBoticário.

O vencedor do cheque de R$15mil mais isenção de taxas no banco que tem a conta, foi a startup FEEDZ.

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O papel das startups na transformação digital

No debate no ProXXIma, representantes de startups que estão fazendo diferença no cenário digital falaram sobre as novidades e tendência do meio, hoje.

Pedro Englert, Venture Captalist e CEO/Partner, da StartSe

A Startse conecta as pessoas em diferentes lugares do mundo através de conteúdo. Pedro elucida que a startup é igual as empresas: ambas devem casar os conhecimentos, uma com expertise, e a outra com criatividade. Os projetos hoje, segundo ele, devem ser de curto prazo e não de longo prazo, porque as pessoas se movimentam muito entre diferentes vagas na carreira. Colocar o cliente no centro das atenções.

Rodolfo Santos, Diretor CEO, BMG UpTech e Diretor Financeiro, da Bossa Nova Investimentos S.A

A Bossa Nova Investimentos realiza pulverização de investimento para ajudar na jornada do empreendedor. Rodolfo reforça que as agências devem se tornar cada vez mais tecnológicas, e sempre colocar o cliente no centro das atenções. Hoje o marketing das empresas investe mais em avanços tecnológicos do que a própria área tecnológica.

Pedro Waengertner, Sócio-Fundador e CEO, da ACE

Pedro lembra que muito do potencial de inovação está dentro das empresas e não fora. O grande erro é pensar que todo mundo está fazendo isso, então a empresa também precisa fazer. Mas apenas as que têm espírito engajador vão para frente. Precisamos acreditar que as startups irão continuar fazendo a diferença.

Palestrantes no palco do ProXXIma debatendo sobre transformação digital
Painel o Papel das Startups na Transformação Digital

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Dados, IA e Bots

Para Mitikazu Lisboa, CEO da Hive Marketing Technology, as coisas mudaram e as plataformas de mídia tradicional não funcionam mais. Ou você é o disruptor ou você é o “disruptado”. Então devemos aproveitar as oportunidades para crescer exponencialmente.

Para ele, dados são o novo petróleo. Isso é muito recente: 90% dos dados de todo o mundo foram gerados nos últimos dois anos. O problema é o que as empresas devem fazer com isso. A lição é pensar quais dados temos, quais usamos e quais perdemos.

Mitikazu Lisboa no palco do ProXXIma palestrando
Mitikazu Lisboa: dados são o novo petróleo

Tornar-se data driven é uma questão de sobrevivência. Ele comparou no ProXXIma a sabedoria de um taxista e do Waze: em quem você confia mais? O Waze é guiado por dados e o ser humano guiado por opiniões.

O futuro é chegar em uma loja e escolher conforme algoritmos o que mais fizer sentido para o cliente e não o que a publicidade quer. Na prática, a empresa deve ter a visão dos usuários unificada. Nessa base, segmentar as campanhas de forma preditiva converte muito mais.

Slide sobre réguas de relacionamento automatizadas por chatbot
Cada vez mais o relacionamento com o consumidor deve ser personalizado

Telecom, mas pode chamar de publisher mesmo

Tim Mahlman, President of Publisher Platforms, OATH – EUA.

O futuro de tudo se tornou conteúdo + distribuição + data. Isso tem a ver com empresas de todos os tipos, e não apenas de produção de conteúdo. O jeito que consumíamos mídia mudou: agora temos múltiplos canais. Grandes companhias de entretenimento adquiriram nos últimos anos empresas de conteúdo. Todas querem entrar no content game.

Quando temos um celular, confiamos na operadora e em tudo que ela proporciona. Os celulares são verificados, existe mais insights com o tráfego de dados, o conteúdo mobile permite novas experiências, e formas de anúncio exclusivas para mobile são criadas.

A empresa OATH possui muitos parceiros importantes.

Slide com números a respeito do consumo do Facebook, YouTube e TV
Dados são o ponto mais importante da empresa

Industry Trends:

location targeting: acionar o consumidor em qualquer lugar, onde ele estiver

– inteligência artificial: pesquisar o que o consumidor quer

– conteúdo interativo: trazer o consumidor para a realidade da marca

– 5G: uma nova geração de conexão

Gráfico comparando a velocidade de download de um filme de acordo com a tecnologia celular
Comparativo entre a velocidade de cada uma das tecnologias

Consumer Insights:

– existe uma batalha pela atenção do consumidor

– 60% das pessoas usam o cel como segunda tela ao assistirem TV

– consumidores amam marcas que respeitam sua privacidade

A publicidade está mudando:

– o modelo “influencer” está crescendo cada vez mais

– experiências de “advertorial” ou brand content

Painel com Tim Mahlman, Ricardo Sanfelice, Pyr Marcondes no palco do ProXXIma
Painel comTim Mahlman, Ricardo Sanfelice, Pyr Marcondes

Ricardo Sanfelice, Vice Presidente de Digital & Inovação, Vivo.

Em sua participação no ProXXIma, Sanfelice falou que as marcas devem ser mais do que conectivas, e sim unir conteúdo a clientes e dados. A Vivo faz isso há 5 anos e tem diferentes produtos. Em diferentes mídias e de diferentes fornecedores. Com a aquisição do Terra, a Vivo oferece ainda mais soluções de conteúdo para clientes e marcas, e está focada em ser a melhor entrega de conteúdo.

O 5G é o futuro da comunicação e a Vivo tem os primeiros deployments comerciais há 5 anos. Para esse avanço, a barreira do atraso não existe mais, mas sim a da regulamentação. Mesmo assim, segundo ele, não estamos longe do que acontece fora. Carros autônomos já são conduzidos por 5G. Esse comando é fundamental para a Internet das Coisas, e será uma realidade possível em breve. Os brasileiros estão bem adiantados no assunto.

Sanfelice reforça que devemos ver a Netflix como amiga do conteúdo e não inimiga. As coisas mudam muito rápido e há quatro anos atrás poderíamos encarar isso de forma negativa. A Vivo colabora com produtores over the top e permite a melhor conexão para as pessoas assistirem a todo esse conteúdo com qualidade.

São várias estratégias para conquistar essa audiência qualificada. O 4G ajudou a desamarrar o gargalo de conteúdo que temos no Brasil através de um deployment massivo. Subscription é um dos modelos de monetização. Antigamente pagar por vídeos on demand era algo longe da realidade da maioria das pessoas, e hoje muitos fazem isso com regularidade.

Por fim, o vice-presidente de Digital & Inovação na Vivo comentou no ProXXIma sobre a chegada da Microsoft no mundo do conteúdo. Para ele, isso prova o quanto todos querem participar do game e que quanto mais provedores oferecerem isso, melhor. Finalizou dizendo que esse movimento é natural e esperado, e os players estão se movimentando rapidamente para esse mercado.

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