Problemas no computador: veja o que dá para resolver sozinho

Estamos todos sujeitos a problemas no computador. Conheça os principais, saiba o que fazer e quando usar a assistência técnica.

10/02/2020 às 9:00

Computadores envelhecem. Desta forma, sejam modelos de mesa ou laptops, alguns componentes chegam ao final da vida útil e isso resulta em defeitos no desempenho das máquinas. Portanto, é bom estar preparado para eventuais problemas no computador. A boa notícia é que existem os que são solucionados em casa mesmo. Mostraremos a seguir quais são esses problemas. Então, vamos lá?

Tela azul mostra problemas no computador

Problemas no computador podem ser mostrados na tela azul
Há problemas no computador que você mesmo pode resolver.

Há evidência de problemas no computador quando a tela azul é mostrada frequentemente. Ela indica falha geral e é bem comum em versões anteriores à do atual Windows 10. Se seu aparelho é antigo e exibe a tela azul, verifique o código de erro mostrado na tela. Problemas no disco, na memória RAM, de placa gráfica ou de instalação de programas estão, em geral, na raiz do problema das telas azuis.

Possivelmente a solução está na troca de algum componente. Então, neste tipo de caso é melhor chamar um especialista ou levar o computador a uma assistência técnica de confiança.

Será que é a placa de vídeo?

Mas não é só a tela azul que merece olhar especial. Existem muitos outros problemas mostrados na tela. São linhas que surgem e desaparecem, cores diferentes das reais, imagens com baixa resolução, pontos coloridos espalhados, verdes e vermelhos em tons desbotados. E, ainda, tela piscando.

Nesses casos o problema pode ser bem simples em um PC, como um cabo mal conectado. Verifique, primeiramente, todas as conexões do monitor e eventualmente substitua os cabos.

Problemas no computador: cores estranhas na tela de uma laptop.
Cores estranhas na tela de um laptop: caso para assistência técnica.

Mas nada disso pode ser feito em um laptop. Aliás, em qualquer dos aparelhos, o problema ainda pode estar na própria placa de vídeo, o que requer o diagnóstico de um especialista.

Fique atento à inicialização

Problemas no computador bem comuns estão relacionados à inicialização. Isso acontece porque algo, ou todo o sistema, não consegue ser carregado apropriadamente pelo computador.

Assim, mensagens como “Dispositivo de inicialização não encontrado” revelam quase sempre um problema sério: disco rígido (o HD) com problemas ou instalação corrompida. Formatar o disco rígido pelo próprio Windows pode resolver a questão, entretanto a troca do disco pode ser necessária.

Portanto, procure um técnico de confiança para um diagnóstico preciso. Se for o caso de troca de disco, quase sempre parte dos dados e programas que estão no disco velho pode ser transferida para o novo.

Caso de computador que desliga sozinho

Por outro lado, prepare-se para outro tipo de problemas no computador se ele começar a desligar sozinho, aleatoriamente. As causas estão primordialmente relacionadas à temperatura, que aumenta acima do limite aceitável.

Em computadores de mesa, é, portanto, útil fazer uma boa limpeza interna, removendo poeira acumulada, em princípio nas pás do ventilador da CPU. Do mesmo modo pode ser necessário trocar a pasta térmica que ajuda a resfriar a CPU. E isso só dá para ser feito por um profissional.

Em computadores mais antigos, com a vida útil se aproximando do fim, os desligamentos podem ainda estar relacionados a falhas na placa mãe. Um especialista pode fazer tal diagnóstico, orçar o custo de uma placa mãe nova e ainda efetuar a substituição.

Zunidos e estalos estranhos

Para se antecipar a defeitos, fique alerta a ruídos feitos pelo seu HD. Aliás, se ele começar a emitir zunidos ou estalos está na hora de trocá-lo para não perder nada. Os HDs são sensíveis a impactos, e assim esses ruídos acontecem com mais frequência em notebooks.

Ah, importante para evitar pânico desnecessário: computadores bem modernos, com memória SSD (ou Flash) ao invés de HDs, não produzem esses ruídos.

Fique atento a problemas no computador.
Os HDs (à esquerda) podem produzir ruídos, já as memórias SSD (à direita) são silenciosas.

Outro barulho que pode surgir é um zunido constante. Esse indica que um dos muitos capacitores existentes no computador está prestes a falhar. E essa pequena falha pode, então, levar a placa a parar de funcionar. Providencie assim uma manutenção preventiva.

Ai, que lentidão!

Infelizmente, nesse caso de demora para tudo, não há saída. Com o tempo, todos os computadores vão ficando mais lentos, em virtude do uso de maior número de programas e, consequentemente, maior quantidade de dados a processar.

Você pode até melhorar um pouco o desempenho de um computador mais antigo (principalmente na inicialização) com um bom antivírus. Escolha, em um entre os que recomendamos neste artigo especial. Eles promovem limpeza de arquivos desnecessários e ainda organizam a inicialização.

Entretanto, se a lentidão for muito grande e o desempenho terrível, o computador possivelmente está chegando ao fim.

E quando o som desaparece?

Problemas no computador ocorrem também no áudio: ele pode ficar sem som. Se for um desktop, confira os cabos que vão até as caixas de som. Depois, cheque se as caixas estão ligadas e, em seguida, se o volume está ligado. Por fim, confira da mesma forma o volume do próprio computador.

Então, se nada disso resolver a questão, o problema deve ser no driver de áudio. Você mesmo pode resolver isso: abra o gerenciador de dispositivos do computador e na aba de controladores de som, vídeo e jogos. 

Problemas no computador: áudio.
No gerenciador de dispositivos, confira os controladores de som, vídeo e jogos.

Verifique se estão funcionando corretamente. Entretanto, se um não estiver, vá ao site do fabricante e siga as instruções para baixar e instalar o modelo certo para seu computador. Isso se aplica igualmente a notebooks, que não têm cabos conectados a caixas de som.

O computador não desliga!

Da mesma forma, você pode tentar desligar o computador e não conseguir. Isso acontece porque um programa impede o desligamento.

Como forçar o desligamento desse programa e assim desligar o computador sem problemas? É bem simples: mantenha o programa que não quer fechar na tela e pressione simultaneamente as teclas ALT e F4. Pronto, o programa será fechado instantaneamente.

Por outro lado, é importante manter seu computador sempre atualizado. Autorize todas as atualizações do Windows e dos programas instalados. Evitar problemas no computador passa, sobretudo, por mantê-lo sempre em dia.

Aliás, aproveite e curta outras leituras legais aqui no Vivo Guru Blog. Temos um artigo explicando o que é ataque spoofing, e igualmente outro sobre o computador superbarato Raspberry Pi. Além disso, ainda ensinamos a conectar impressoras à rede Wi-Fi.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
internetTecnologia
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email