Pratique para não esquecer: apps de idiomas ajudam a estudar

Aposte em estratégias simples para fixar o aprendizado de línguas estrangeiras.

23/01/2018 às 22:22

Um time campeão não conquista o bi sem deixar de treinar. Um bom profissional não resiste ao mercado sem especializações. Tudo na vida requer prática e continuidade. O aprendizado de um idioma segue essa mesma lógica. Não adianta concluir um curso e deixar de falar, ouvir, ler, conversar na língua em questão. Para facilitar esse processo, diversas ferramentas de idiomas estão ao alcance das mãos, e o melhor é que elas não tem nenhum custo. Simples truques podem ser aplicados ao dia a dia, tornando-se poderosos aliados na missão de praticar para não esquecer.

Configure o idioma de seu smartphone

Uma dica muito eficaz é alterar o idioma do celular e do computador. Por exemplo, se você está aprendendo inglês, configure os aparelhos para treinar seus conhecimentos básicos a cada clique. O mesmo vale para os seus apps como Facebook e Instagram. Deixe o conforto do português de lado e faça da prática do idioma parte da sua rotina.

Assista a filmes legendados

As legendas podem se tornar grandes aliadas no processo de estudo. Procure assistir a suas séries preferidas com a legenda do idioma que você está estudando ou deseja treinar. Ficou fácil? Tire as legendas. Comece revendo seus filmes preferidos. Depois evolua para filmes com roteiros mais complexos.

Potencialize suas leituras

Crie o hábito de ler matérias no idioma que está estudando. Vale buscar por assuntos mais acessíveis ou pelos quais você tenha maior interesse e familiaridade. Afinal, tratando-se de internet, é possível ler sobre tudo. Sentiu firmeza? Busque por livros de autores nativos.

Participe de comunidades colaborativas

Outra ferramenta de idiomas que vem ganhando espaço atende por Tandem. Trata-se de comunidades para uma aprendizagem colaborativa entre estudantes de línguas diversas que utilizam Windows Live Messenger ou Skype. Dois participantes se encontram online em horários pré-combinados para se ajudarem no estudo de seus idiomas.

Aposte em aplicativos especializados

Por fim, mas nenhum pouco menos importante, estão os apps de idiomas. Nos mais variados e divertidos formatos, os aplicativos gratuitos – e com upgrades pagos – auxiliam a praticar idiomas do inglês ao indonésio.

Conheça os apps que estão entre os mais populares:

Duolingo

A ideia deste app, considerado o mais popular do segmento, é aprender de maneira divertida. Ao vencer as fases do jogo, novas etapas são desbloqueadas. Se você fala apenas português, pode aprender e treinar inglês e espanhol. Para outros idiomas como francês, alemão e italiano, o app requer conhecimento da língua inglesa como pré-requisito. O Duolingo ensina vocabulário e gramática avançados, além de pronunciação e compreensão do idioma. Tem ainda áreas de imersão, com a finalidade de ajudar a traduzir documentos e obter revisões de traduções feitas por você. Disponível em Android, Windows Phone e iOS.

Babbel

Se você está começando a aprender um novo idioma, este app vai te ajudar muito, por ter um passo a passo bem detalhado. Mas não se preocupe, o Babbel também reúne funcionalidades avançadas. Entre os destaques estão dicas de vocabulário e gramática, além de pronunciação e compreensão do idioma. Línguas mais populares como inglês, português, francês, alemão e italiano fazem parte do acervo, assim como algumas menos recorrentes como turco e indonésio. Disponível em Android, Windows Phone e iOS.

Busuu

Um total de 12 línguas, desde as mais procuradas como inglês e espanhol até russo e alemão, podem ser treinadas com uma ajudinha do Busuu. Através de elementos cotidianos, você pode praticar fazendo exercícios e corrigindo lições de outros usuários para ganhar pontos e trocar por recompensas. O app ainda permite interação direta com falantes nativos. Disponível em Android e iOS.

Kantoo

Aprenda inglês para negócios, turismo ou simplesmente pelo prazer de entender um novo idioma. Com o Kantoo Completo, você pode estudar o idioma, do básico ao avançado, focado em seu objetivo. E o melhor: é acessível de qualquer lugar através do seu celular Vivo. As lições são enviadas por SMS, portal de voz e plataforma web e mobile.

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email