O passo a passo para potencializar a sua rede Wi-Fi

Saiba como deixar sua internet sempre pronta para garantir o alcance e velocidade que você necessita

26/05/2020 às 9:00

Em época de pandemia, a conectividade é fundamental para o trabalho, estudos e entretenimento. Afinal, tudo é feito a distância. Com todos da família em casa, muitas vezes, a internet pode parecer lenta. Você quer ou precisa ampliar o sinal da sua rede Wi-Fi? No entanto, não sabe o que fazer para melhorar? Então, acompanhe nossas dicas e veja seu Wi-Fi alcançar o potencial máximo.

Posicione o roteador

Primeiramente, verifique a posição do modem/roteador. O local onde o aparelho é colocado é fundamental para a eficiência do sinal de sua rede Wi-Fi.

Avalie bem o local e garanta que seja longe de espelhos, telefones sem fio e micro-ondas, uma vez que esses equipamentos interferem e prejudicam a funcionalidade do Wi-Fi.

Imagem de um sinal de uma rede wi-fi e várias pessoas usando aparelhos eletrônicos.
Posição do modem/roteador é fundamental para a eficiência do sinal de sua rede Wi-Fi.

Mude a senha da rede Wi-Fi

Também é importante mudar sua senha, pelo menos, a cada seis meses. Desse modo, evita-se que eventuais invasores utilizem sua rede Wi-Fi.

Além disso, crie uma senha forte, contendo números, letras e caracteres especiais. Nestes casos, não se recomenda o uso de datas especiais, como aniversário próprio ou de familiares e amigos. E sempre garanta a memorização de sua senha.

Para mudar a senha vá até o navegador, digite o endereço IP do modem/roteador. Geralmente, os padrões para IP são 192.168.15.1 ou 192.168.25.1.

Acesse o formulário que se abrirá, coloque o nome de usuário e a senha, impressa na parte de baixo do modem/roteador. Depois vá em “Configurações”.

Print do passo a passo para mudar a senha da rede wi-fi.
Acesse seu modem/roteador e vá em Configurações.

Selecione sua rede: 2,4 ou 5 GHz.

Print do passo a passo para mudar a senha da sua rede wi-fi.
Escolha sua frequência.

Na sequência, escreva uma nova senha e salve as alterações.

Print do passo a passo para mudar senha do wi-fi.
Altere sua senha e salve a mudança.

Entretanto, se o seu modem/roteador apresentar um caminho diferente, busque uma alternativa nesta lista de marcas, modelos e manuais de modens.

2,4 GHz ou 5 GHz?

A sigla GHz (GigaHertz) representa as frequências de operação do sinal de rádio transmitido pelo modem/roteador. Desse modo, se você é cliente Vivo Fibra, pode escolher entre as frequências de 2,4 ou 5 GHz.

Todavia, é importante saber que as frequências de rádio têm uma característica básica.

A frequência de 5 GHz possui mais intensidade a curta distância, mas não vai muito longe. Por outro lado, a frequência de 2,4 GHz carrega menos dados de cada vez, no entanto, alcança distâncias maiores.

Você deve, em princípio, escolher sua frequência, considerando a velocidade desejada e a distância do modem/roteador até seu laptop ou dispositivo para jogos e streaming de vídeo.

Confira a criptografia

Para garantir a segurança das redes Wi-Fi, são utilizados muitos algoritmos, compostos por sequências de números que representam protocolos variados.

Atualmente, as sequências mais utilizadas são WEP, WPA e WAP. Esses protocolos não só evitam invasores, como também realizam a criptografia de seus dados privados por meio de ondas de rádio.

Aliás, para levar o sinal de sua rede Wi-Fi para lugares bem distantes do roteador, já fizemos artigos mostrando dois caminhos: o primeiro, sobre powerlines e repetidores de sinal, e o segundo, sobre a tecnologia Mesh.

Ranking dos protocolos

Mas qual usar? Confira a lista dos protocolos. Eles estão ordenados do melhores para os considerados como de menor qualidade:

  • WPA2 + AES
  • WPA + AES
  • WPA + TKIP/AES
  • WPA + TKIP
  • WEP (rede aberta, sem qualquer segurança).

Novamente digite o IP do modem em seu navegador (um dos padrões ou o específico de seu modelo), entre com o usuário e a senha que tem na parte de baixo do modem. Depois selecione “Configurações” e “Rede Wi-Fi”. Então, no “Modo de Segurança”, deixe marcado WPA/WPA2 e desabilite o WPS. Em seguida, salve suas alterações.

Print de como mudar o protocolo de segurança do wi-fi.
No modem/roteador, vá em Configurações -> Frequências -> Modo de Segurança, selecione WPA/WPA2 e desabilite o WPS.

Altere o canal de rede Wi-Fi

Todavia, o seu Wi-Fi talvez ainda não fique excelente. E isso pode ser porque seu canal do Wi-Fi está sendo utilizado por outros modens/roteadores da região.

Aliás, os melhores canais para utilizar a rede Wi-Fi são o 1, o 6 e o 11. Dessa maneira, para trocar de canal, acesse o IP de seu modem/roteador, entre com usuário e senha, vá em Configurações -> Avançados -> Canal, escolha seu novo canal e salve a mudança.

Print de como mudar o canal do wi-fi.
Selecione um canal diferente do que está usando e salve a mudança.

E pronto, com esses ajustes, você mantém sua rede Wi-Fi na sua melhor configuração. Ela estará apta para lhe dar a velocidade que precisa na sua casa.

Quer ter um suporte especializado na sua casa? A Vivo pode te ajudar

Conheça os planos Vivo Guru
Veja mais sobre
internetUtilidades
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email